Partilhar

Como limpar o cólon naturalmente

 
Por Leonardo Simon. 13 março 2019
Como limpar o cólon naturalmente

O cólon é a segunda e última parte do intestino, também chamado de intestino grosso, sendo que a primeira parte é o intestino delgado. Começa na válvula ileocecal e é formado por seis partes: o ceco, onde está localizado o apêndice vermiforme ou cecal; o cólon ascendente, que sobe até o fígado; o cólon transverso, que atravessa pelo o lado esquerdo até o baço; o cólon descendente, que vai até a pélvis; o cólon sigmoide, que vai até a região posterior, pela frente do osso sacro; e o reto, a porção final que termina no ânus.

Sua função básica é a absorção da água das fezes e a formação do bolo fecal com os dejetos da digestão. Devido a esta nobre função, em muitos casos pode se encontrar "sujo". É neste caso que devemos saber como limpar o cólon naturalmente a fim de nos livrarmos dos dejetos que não lhe permitem cumprir suas funções corretamente. Neste artigo do ONsalus, mostramos os melhores remédios para limpar o cólon naturalmente em casa.

Também lhe pode interessar: O que são radicais livres e antioxidantes?

Sintomas de cólon sujo

Nosso corpo normalmente fala e devemos aprender a ouvi-lo. Um cólon sujo produz um acúmulo de toxinas que causarão algumas manifestações como:

  • Acne aparecendo em idades fora da adolescência.
  • Fadiga sem ter realizado um aumento nas suas atividades físicas.
  • Ganho de peso sem ter feito mudanças na sua dieta.
  • Dores de cabeça leves, mas persistentes.
  • Pouca energia e sensação de sonolência sem motivo.
Como limpar o cólon naturalmente - Sintomas de cólon sujo

Limpeza de cólon: benefícios

Em suma, a limpeza do cólon sujo contribui para:

  • Melhorar sua capacidade de concentração e memorização.
  • Melhorar seus níveis de energia e sensação de bem-estar.
  • Melhorar o estado do seu sistema imunológico.
  • Perder peso.
  • Reduzir o risco de câncer de cólon.

Limpeza de cólon: métodos

Para fazer uma limpeza de cólon, existem dois métodos diferentes:

  1. Fazê-la através do uso de medicamentos (não recomendado).
  2. Fazê-la através de meios naturais.

Também existem outras formas ou vias para fazê-la:

  • Por irrigação, através da colocação de enemas (químicos ou naturais), que também não recomendamos.
  • Por ingestão, seguindo a via natural: a via oral.

Como limpar o cólon naturalmente

Entre os remédios para fazer uma limpeza de cólon natural eficiente em casa, encontramos as seguintes opções:

1. Suco de maçã

  • Você precisará de: 1 maçã e 1 copo de água.
  • Preparo: corte a maçã em pedaços, liquidifique junto do copo com água e beba este suco; 30 minutos depois, beba um copo de água. Faça isto durante 3 dias consecutivos.

As maçãs são uma rica fonte de uma fibra especial chamada pectina, que tem propriedades solúveis que ajudam a aumentar o volume das suas fezes e facilita o trânsito intestinal.

2. Limpar o cólon com limão

  • Você precisará de: 1/2 limão, 1-2 colheres de chá de mel, uma pitada de sal e 1 copo com água morna.
  • Preparo: esprema meio limão e adicione o suco em um copo de água morna; adicione o sal e o mel, misture bem e beba este suco. Faça isto durante 5 dias consecutivos, pela manhã, em jejum.

Os limões são ricos em vitamina C que melhora o metabolismo e ajuda na desintoxicação. Além disso, são antioxidantes naturais e protegem seu corpo dos danos dos radicais livres.

3. Iogurte

  • Você precisará de: um copo de iogurte natural.
  • Preparo: consuma um copo de iogurte natural, sem açúcar e sem frutas. Faça isto durante 5 dias consecutivos.

O iogurte é um probiótico natural que ajuda a restaurar a flora intestinal benéfica. Também é uma rica fonte de antioxidantes e ajuda na desintoxicação natural do seu corpo.

4. Suco de vegetais crus

  • Você precisará de: espinafre, beterraba, cenoura, tomate ou pepino.
  • Preparo: misture no liquidificador qualquer uma ou uma combinação destas verduras e tome este suco. Faça isto duas vezes ao dia durante 5 dias consecutivos.

Se optar pela limpeza natural do cólon, é importante evitar alimentos cozidos e processados por um breve período.

5. Sal marinho

  • Você precisará de: 1 colher de sopa de sal marinho não refinado e 1 copo com água morna.
  • Preparo: adicione a colher de sopa de sal marinho não refinado no copo com água morna e beba esta solução pela manhã, em jejum; então, massageie seu abdômen até a parte de baixo. Faça isto durante 5 dias consecutivos.

A ingestão de água salgada aumenta os movimientos intestinais e ajuda a expulsar várias toxinas, bactérias e fezes acumuladas do seu cólon.

6. Sementes de linhaça

  • Você precisará de: 1 colher de sopa de sementes de linhaça e 1 copo d'água morna.
  • Preparo: misture a colher de sopa de sementes de linhaça em um copo d'água morna; beba esta mistura 30 minutos antes do café da manhã e antes de dormir. Você pode adicionar um pouco de mel na mistura. Faça isto duas vezes ao dia durante 3 dias consecutivos.

As sementes de linhaça são uma fonte rica de ácidos graxos omega-3, fibras e antioxidantes. Produzem um efeito combinado de aumento volume das fezes e laxante.

7. Suco de áloe vera

  • Você precisará de: 200 mg de gel de áloe vera (babosa), 1-2 copo de água e 2 colheres de chá de suco de limão.
  • Preparo: adicione duas colheres de chá de suco de limão em um copo ou dois de água, mais os 200 mg de gel de áloe vera e misture bem no liquidificador. Deixe este suco gelar por 3 a 4 horas e depois beba-o em jejum. Faça isto duas vezes ao dia durante 3 dias consecutivos.

O áloe ajuda a aumentar os movimentos intestinais e, devido à presença de várias vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes, possui propriedades desintoxicantes e laxantes excepcionais, que podem ajudar a limpar o cólon naturalmente.

8. Óleo de coco

  • Você precisará de: 2 colheres de sopa de óleo de coco, suco de limão (opcional) e iogurte (opcional).
  • Preparo: consuma as duas colheres de sopa de óleo várias vezes ao dia até que tenha consumido 14 colheradas. Se o sabor do óleo de coco é "muito gorduroso", você pode adicionar um pouco de suco de limão ou iogurte.

O óleo de coco contém ácidos graxos de cadeia média (como o ácido láurico), que lhe conferem poderosas propriedades antioxidantes. Estes ácidos graxos ajudam a eliminar rapidamente substâncias tóxicas do corpo.

9. Chá verde

  • Você precisará de: 1 colher de chá de chá verde, 1 xícara de água quente e mel (opcional).
  • Preparo: coloque uma colher de chá verde em uma xícara de água quente durante pelo menos 10 minutos, deixe esfriar um pouco, adicione um pouco de mel e tome esta infusão. Você pode tomar chá verde 3 a 4 vezes ao dia.

O chá verde contém catequinas, um grupo de polifenóis que apresentam propriedades antioxidantes e ajudam a limpar o cólon.

Provavelmente você encontrará na Internet outras receitas naturais para fazer limpeza intestinal. Analise e use essas receitas para limpar o intestino com cuidado, já que algumas delas causam fortes diarreias e por isso não são recomendadas pelo ONsalus.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o cólon naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Naser, S., & Dean, C. (29 de octubre de 2018). 17 best ways to cleanse your colon naturally. Acessado a 25 de fevereiro de 2019, de StyleCraze: https://www.stylecraze.com/articles/home-remedies-for-colon-cleansing/
  • Ratini, M. (25 de octubre de 2017). Natural Colon Cleansing: Is It Necessary? Acessado em 25 de fevereiro de 2019, de WebMD: https://www.webmd.com/balance/guide/natural-colon-cleansing-is-it-necessary#1

Escrever comentário sobre Como limpar o cólon naturalmente

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar o cólon naturalmente
1 de 2
Como limpar o cólon naturalmente

Voltar ao topo da página