Partilhar

Pontadas nas pernas: causas comuns

Pontadas nas pernas: causas comuns

As pernas se encarregam de nos ajudar a suportar o peso de nosso corpo e também a facilitar nossa locomoção de forma adequada, por isso, quando algo nos incomoda ou provoca desconforto nesta região, ir a um médico se torna fundamental. As pontadas nas pernas são um tipo de dor específica que pode se apresentar em apenas uma perna ou em ambas as penas, afetando uma região específica ou manifestando-se em diferentes pontos. Para se ter um diagnóstico correto é importante coletar a maior quantidade de sintomas possíveis, determinar se realizamos alguma mudança importante em nossa rotina ou alimentação e informar os especialistas sobre tudo aquilo que consideramos anormal.

Embora visitar um médico seja imprescindível para um bom diagnóstico, no ONsalus lhe explicamos as causas das pontadas nas pernas mais comuns para que você possa consultar o especialista indicado.

Também lhe pode interessar: Fósforo alto: causas e tratamento

Quando consultar um médico

Para obter um diagnóstico certeiro e adequado que permite saber exatamente a causa das pontadas nas pernas, é imprescindível ir a um médico. As possíveis causas desta condição são diversas e variadas, por isso não se pode chegar a uma conclusão sem que um médico reveja o histórico do paciente e faça os exames pertinentes.

Durante a consulta é importante informar o médico sobre:

  • Se você sofre de qualquer doença crônica como diabetes, artrite, artrose, problemas vasculares, enxaquecas, etc.
  • Desde quando sente a dor.
  • Em qual área específica se apresenta a pontada e se é em uma ou em ambas as pernas.
  • Se há algum momento do dia no qual a dor nas pernas piora ou melhora.
  • Se, além desta dor, apresentamos outros sintomas.
Pontadas nas pernas: causas comuns - Quando consultar um médico

Dores fortes nas pernas por varizes e aranhas vasculares

As varizes aparecem quando as veias de nossas pernas se dilatam, fazendo com que o sangue fique preso e impedindo que o mesmo circule de maneira adequada, o que gera uma série de sintomas desconfortáveis como:

  • Pontadas, dor e coceira na veia afetada.
  • Veias aparecem visivelmente inchadas.
  • Sensação de formigamento nas pernas.
  • Cansaço e sensação de pesadez na região.

A dor e as pontadas costumam se apresentar principalmente quando o paciente passa muito tempo sentado ou de pé, o que acaba afetando diretamente a sua circulação. As aranhas vasculares, similares às varizes, mas menores, superficiais e planas, também podem levar a estes tipos de desconforto.

Confira o artigo remédios caseiros para varizes nas pernas para encontrar mais informações sobre esta condição.

Pontadas nas pernas: causas comuns - Dores fortes nas pernas por varizes e aranhas vasculares

Dor intensa nas pernas por problemas vasculares

Os transtornos vasculares periféricos surgem quando o sangue não circula do coração para as extremidades, o que gera diversos sintomas que são importantes de serem tratados o quanto antes. Esta condição costuma se apresentar quando os vasos sanguíneos se tornam mais estreitos, normalmente devido à presença elevada de colesterol ou à tensão arterial elevada.

Alguns dos sintomas deste transtorno são:

  • Cãibras ou pontadas em áreas como as coxas, a panturrilha ou o quadril, especialmente depois de caminhar ou se exercitar.
  • Sensação de ardência nos dedos das mãos e/ou pés.
  • Problemas de cicatrização nas pernas.
  • Presença de outros possíveis sinais como fraqueza nas pernas, mudanças de cor ou pele fria.

A realização de diversos estudos como uma ecografia com doppler, um hemograma ou um coagulograma, junto de outras avaliações, ajudarão a determinar a presença desta condição.

Pontadas nas pernas: causas comuns - Dor intensa nas pernas por problemas vasculares

Dores musculares nas pernas por lesões

As causas das pontadas nas pernas não têm necessariamente de estar relacionadas com problemas circulatórios, uma vez que este incômodo também pode ser devido a diferentes lesões musculares, como por exemplo:

  • Sobrecargas em um determinado músculo.
  • Ruptura muscular ou um alongamento excessivo que gera desconforto.
  • Inflamação do tendão de Aquiles, condição conhecida como tendinite.

Estes incômodos podem aparecer em pessoas que realizam atividades físicas com frequência, mas também naqueles que não fazem exercícios, mas fizeram um determinado esforço físico, como por exemplo, carregar muito peso ou fazer um alongamento muscular sem aquecimento, o que pode gerar uma lesão.

Pontadas nas pernas: causas comuns - Dores musculares nas pernas por lesões

Muitas dores nas pernas por neuropatia periférica ou lesões nos nervos

Esta condição surge quando um nervo ou grupo de nervos deixa de funcionar adequadamente, o que pode gerar sintomas diversos e variados dependendo de qual for o nervo afetado. No caso das extremidades podem aparecer:

  • Formigamento nos dedos;
  • Dor profunda;
  • Perda da sensibilidade nas pernas;
  • Fraqueza muscular.

Esta condição é muito comum em pessoas com diabetes ou resistência à insulina, embora também possa se apresentar em pacientes com insuficiência renal, problemas hepáticos, hipotiroidismo, naqueles que sofrem de carência de vitaminas e em pessoas com problemas circulatórios nas pernas.

Pontadas nas pernas: causas comuns - Muitas dores nas pernas por neuropatia periférica ou lesões nos nervos

Dores constantes nas pernas por inflamações nas articulações

Outra das causas das pontadas nas pernas que não pode ser deixada de lado consiste em inflamações nas articulações, geralmente produzidas por doenças como a artrite, cujos incômodos neste caso poderiam se concentrar em áreas como os joelhos ou os tornozelos, ou a gota cujos sintomas se concentrariam principalmente no dedão do pé.

Confira o artigo artrite reumatoide: sintomas, causas e tratamento lhe explicamos mais sobre essa condição.

Pontadas nas pernas: causas comuns - Dores constantes nas pernas por inflamações nas articulações

Outras possíveis causas das dores nas pernas

  • Compressão de um nervo
  • Nervo Ciático
  • Fadiga muscular ocasionada por manter o músculo em uma mesma posição durante um longo período de tempo. Costuma ocorrer, por exemplo, quando nos sentamos em cima de nossas pernas.
  • Inflamação óssea.
  • Tumores benignos ou malignos nos ossos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas nas pernas: causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário sobre Pontadas nas pernas: causas comuns

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Carolina Caldeira
estou com dor na perna esquerda, pode ser infarto?

Pontadas nas pernas: causas comuns
1 de 7
Pontadas nas pernas: causas comuns

Voltar ao topo da página