Gravidez

É Normal Ter Muitos Gases Durante a Gravidez?

 
Marta Vicente
Por Marta Vicente, Jornalista de saúde e bem-estar. 9 janeiro 2023
É Normal Ter Muitos Gases Durante a Gravidez?

Muitas mulheres grávidas têm a sensação de inchaço seguido de gases após comer, o que faz com que se perguntem se é normal ter muitos gases durante a gestação - e por que isso ocorre. A resposta para essa pergunta é que sim, é normal o aumento de gases na gravidez, principalmente devido a dois fatores: aumento dos níveis de progesterona no corpo e aumento do tamanho do útero, que exerce uma grande pressão sobre o estômago. Ambos os fatores afetam o processo digestivo e favorecem o aparecimento de gases, além de provocarem inchaço, peso e azia.

Neste artigo do ONsalus vamos responder detalhadamente à pergunta: "é normal ter muitos gases durante a gravidez?", indicando quando é necessário procurar um médico e quais medidas devem ser tomadas para aliviar esse problema.

Também lhe pode interessar: Umbigo coçando na gravidez é normal?

Índice

  1. Por que tenho tantos gases durante a gravidez?
  2. O que posso tomar para gases durante a gravidez?
  3. Como aliviar os gases na gravidez
  4. Remédios caseiros para gases na gravidez

Por que tenho tantos gases durante a gravidez?

São muitas as grávidas que relatam sentir um aumento de gases nessa etapa da vida, e isso pode ser normal devido a algumas mudanças que o corpo feminino sofre durante a gestação.

Os gases podem se formar de duas maneiras diferentes no sistema digestivo. Por um lado, quando ingerimos ar ao comer e, por outro, quando bactérias no intestino grosso (cólon) decompõem alimentos que foram bem digeridos pelas enzimas do estômago e do intestino delgado. Os gases produzidos ao engolir ar ao comer são geralmente liberados por arrotos, enquanto aqueles produzidos no intestino são expulsos do corpo pela flatulência. Vejamos a seguir quais são as causas do aumento de gases na gravidez para entender por que se dá essa condição incômoda:

  • Uma das razões que respondem à pergunta "é normal ter gases na gravidez?" são os elevados níveis de progesterona, um hormônio que permite o relaxamento do tecido muscular de todo o corpo, bem como do sistema digestivo. Esse relaxamento pode dificultar a digestão, deixando-a mais lenta e, consequentemente, provocando o aparecimento de gases na forma de arrotos ou flatulência, além de inchaço estomacal e peso.
  • Por outro lado, o problema dos gases pode se acentuar nos últimos meses de gestação, devido ao aumento do tamanho do útero, que preenche a cavidade abdominal e, portanto, retarda e dificulta o processo de digestão. A pressão no estômago pode fazer com que a mulher, logo após comer, se sinta mais inchada, tenha mais gases e até mesmo outros sintomas, como azia ou prisão de ventre.
É Normal Ter Muitos Gases Durante a Gravidez? - Por que tenho tantos gases durante a gravidez?

O que posso tomar para gases durante a gravidez?

Os gases durante a gravidez são uma condição bastante incômoda e desconfortável para a futura mãe, mas não afetam nem o bebê, nem sua saúde. A única coisa que poderia afetar o bebê é se a mãe, em consequência dos gases, modificasse sua alimentação e não comesse como deveria, ou não ingerisse os nutrientes necessários para o desenvolvimento correto do futuro neném. Portanto, para eliminar os gases durante a gravidez, deve-se estabelecer uma série de medidas alimentares adequadas e adotar hábitos de vida saudáveis, como mostraremos ao longo desse artigo.

Não é recomendável tomar medicamentos para gases que não tenham sido previamente receitados pelo médico, porque podem ter efeitos colaterais ou mesmo não serem seguros para gestantes. Caso o problema continue e o desconforto não diminua com as medidas que indicaremos a seguir, é importante consultar o médico para saber o tratamento que deve ser seguido em cada caso.

Como aliviar os gases na gravidez

Para melhorar o processo de digestão e aliviar os gases na gravidez, assim como os sintomas associados (inchaço, queimação, peso, etc.), recomenda-se colocar em prática as seguintes recomendações:

  • Evite fazer grandes refeições e comer em excesso, já que isso pode aumentar os gases e o inchaço. É melhor comer mais refeições por dia em porções menores;
  • Passe o tempo que for necessário comendo e mastigando os alimentos de forma lenta, sem engolir. Comer com rapidez aumenta o risco de engolir mais ar ao ingerir alimentos e, portanto, favorece o aparecimento de gases;
  • Evite incluir na dieta alimentos que causam gases. Nesse grupo estão frituras, couve-flor, brócolis, repolho, legumes, alimentos com muito açúcar, laticínios integrais, refrigerantes, entre outros;
  • Não segure a necessidade de evacuar, pois não se deve ficar muito tempo sem ir ao banheiro;
  • Beba bastante água durante o dia e não se exceda na ingestão de líquidos durante as refeições. Beba em pequenos goles e de preferência com canudo;
  • Não masque chiclete nem chupe balas duras;
  • Faça exercícios leves todos os dias, como uma caminhada de alguns minutos. Isso ajudará a melhorar a digestão;
  • Pratique yoga ou algum exercício que melhore a respiração e promova relaxamento. Com isso, é possível evitar engolir muito ar ao comer;
  • Não use roupas que pressionem excessivamente a região abdominal. É melhor usar roupas folgadas para evitar o acúmulo excessivo de gases;
  • Manter uma postura ereta ao comer também irá ajudar a evitar gases na gravidez;
  • Evite a prisão de ventre consumindo mais fibras, se for necessário, pois essa condição também favorece o surgimento de gases e inchaço. Para evitar outros problemas do gênero, leia nosso artigo sobre como prevenir as hemorroidas na gravidez;
  • Estabeleça um controle adequado de peso e evite o sobrepeso;
  • Não se deite logo após as refeições. É recomendável ficar de pé, caminhar ou sentar em uma cadeira por 15 a 20 minutos após ter comido;
  • Descanse mantendo as pernas levantadas. Pode-se colocar uma almofada ou travesseiro debaixo das pernas para que diminuir a pressão do feto na região abdominal e, assim, seja possível aliviar os gases.

Se mesmo após colocar em prática essas recomendações não se conseguir obter alívio, consulte o seu médico. Da mesma forma, procure um hospital com urgência se os gases na gravidez forem percebidos como contrações, ou seja, como uma dor aguda a cada 5 a 10 minutos, ou se as dores forem acompanhadas por outros sintomas, como sangue nas fezes, náuseas, vômitos ou diarreia.

É Normal Ter Muitos Gases Durante a Gravidez? - Como aliviar os gases na gravidez

Remédios caseiros para gases na gravidez

Uma vez esclarecida a questão sobre se é normal ter muitos gases durante a gravidez e o que deve ser feito para aliviá-los e evitá-los, iremos mostrar alguns dos melhores remédios caseiros e naturais que existem para essa condição. Entre os mais eficazes e seguros para mulheres grávidas estão:

  • Tomar chá de camomila ou hortelã após comer, ou quando sentir algum desconforto;
  • Colocar uma compressa morna na região abdominal para reduzir o incômodo;
  • Beber suco de mamão e abacaxi, pois ajudam a melhorar a digestão e evitar gases, inchaço e a sensação de estômago pesado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É Normal Ter Muitos Gases Durante a Gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
É Normal Ter Muitos Gases Durante a Gravidez?