Partilhar

Sangramento com coágulos na gravidez é normal?

 
Por Redação ONSalus. 13 novembro 2020
Sangramento com coágulos na gravidez é normal?

A gravidez é algo muito bonito, mas pode assustas em alguns aspectos, sobretudo se você é mãe de primeira viagem. Cada gravidez é totalmente diferente, inclusive duas gravidezes da mesma mãe. Contudo, existem aspectos gerais para todas e, embora nos digam para não nos preocuparmos, há certas coisas que preocupam. O sangramento é um sintoma de atenção em qualquer mulher grávida. Se você está eliminando coágulos de sangue, a melhor coisa a se fazer é consultar um médico o quanto antes, posto que não é algo normal e pode trazer riscos à gravidez. Neste artigo do ONsalus explicamos se sangramento com coágulos na gravidez é normal, por que isso acontece e como pode ser tratado.

Também lhe pode interessar: Corrimento marrom na gravidez é normal?

Sangramento com coágulos na gravidez é normal?

Não. Os coágulos de sangue não são comuns na gravidez, por isso que você deve se preocupar se ocorrerem. Contudo, algumas mães acabando tendo isso. Ao longo da gravidez, podem existir várias causas de sangramento, algumas mais graves que outras, mas os coágulos sanguíneos são diferentes de um sangramento vaginal comum e você precisa conhecê-los.

Uma das causas que pode provocar os coágulos de sangue é a trombose venosa profunda (TVP). Trata-se de uma doença na qual há a formação de um coágulo em uma veia profunda e normalmente afeta veias grandes, como as do interior dos músculos e das pernas, embora possa ocorrer em outras.

Normalmente, quando há uma ferida, são formados coágulos no sangue para parar a hemorragia, mas pode acontecer destes coágulos bloquearem os vasos sanguíneos e gerarem tromboses, fazendo com que o sangue passe de líquido para sólido, e o acúmulo de sangue sólido é o que chamamos de coágulo.

Na gravidez, o sangue coagula mais facilmente durante a gestação e assim se prepara para o momento do nascimento, a qual significará uma perda de sangue. Além disso, conforme o bebê vai crescendo dentro do útero, o fluxo de sangue, sobretudo nas pernas, se torna mais lento. Isto se deve ao fato de que os vasos sanguíneos estão muito comprimidos por causa do crescimento do bebê e, portanto, do útero, o que faz com que ele aperte os vasos sanguíneos.

Não é comum sofrer trombose durante a gravidez, portanto não precisa se preocupar, mas há alguns fatores que podem te pôr em risco de sofrer coágulos de sangue ou trombose. Estes são:

  • Se você fuma ou é fumante passiva há muito tempo;
  • Se é uma mulher sedentária e passa muito tempo sentada;
  • Se tem algum familiar próximo que tenha sofrido uma TVP;
  • Se tem uma gravidez múltipla;
  • Se tem sobrepeso;
  • Viagens muito longas;
  • Se teve algum hematoma na gravidez, algo mais comum do que pensamos, é possível que haja um sangramento, embora nem sempre ele ocorra com o hematoma, pois muitas vezes é reabsorvido.

A melhor coisa a se fazer durante a gravidez é se cuidar e sair para caminhar, já que desta forma o fluxo sanguíneo será mantido ativo e evitará o risco de sofrer uma TVP. Além disso, siga as indicações do médico e evite o sobrepeso, embora você sempre ganhe alguns quilos durante a gravidez.

Sangramento com coágulos na gravidez é normal? - Sangramento com coágulos na gravidez é normal?

Riscos do sangramento com coágulos na gravidez

Um coágulo sanguíneo significa que o fluxo sanguíneo não está bom e, portanto, representará alguns riscos, não apenas para o feto como também para a mãe. Dependendo de onde se formar, o risco será mais, ou menos, grave, mas em qualquer um dos casos você deve consultar um ginecologista o quanto antes.

  • Pode ser que você esteja eliminando coágulos de sangue formados na placenta e isto pode afetar o bebê, já que ele não receberá alimento e oxigênio suficiente.
  • Se você elimina coágulos de sangue pode ser que eles estejam sendo formados no seu corpo e, se forem bloqueando o fluxo sanguíneo que chega ao coração, este poderia ficar sem oxigênio.
  • Os coágulos podem se desprender e ficar nos pulmões, tendo graves consequências.
  • Pré-eclâmpsia: é uma condição em que se elimina proteínas através da urina e a pressão arterial aumenta. Isto costuma acontecer depois da 20ª semana de gravidez ou logo depois do nascimento do bebê.
  • Os coágulos sanguíneos podem causar a morte prematura do bebê antes do seu nascimento ou fazer com que ele nasça antes do esperado.
  • Crescimento Intrauterino Retardado (CIR): o feto não se desenvolve a uma velocidade normal, portanto seu ritmo de desenvolvimento diminui e pode fazer com que o bebê não cresça o suficiente ou não desenvolva seus órgãos completamente até nascer.
  • Pode ocorrer um aborto espontâneo e perder o bebê. É a causa mais comum dos coágulos de sangue na gravidez e convém saber se isto acontece.

Sangramento com coágulos na gravidez e sintomas comuns

As mulheres que eliminam coágulos de sangue podem sofrer os seguintes sintomas:

  • Dor nas pernas ou que estas fiquem inchadas;
  • Dor na região do útero;
  • Veias maiores que o normal.

Diante de qualquer sintoma de dor ou incômodo que notar em suas pernas ou na região pélvica ou se começar a expulsar coágulos de sangue, é importante consultar um ginecologista o quanto antes.

Tratamento e prevenção dos coágulos de sangue na gravidez

Uma vez que tenha consultado um médico, serão realizados alguns exames para ver, primeiramente, se o feto foi afetado e se tudo está em ordem. Podem ser feitos alguns exames como ultrassom, ressonância magnética ou testes de coagulação.

O principal tratamento será o repouso. O mais provável é que o médico te aconselhe a ficar em repouso que, de acordo com a avaliação da sua situação, será total ou parcial. Além disso, pode te receitar anticoagulantes durante a gravidez que você poderá continuar tomando após o parto. Muitos médicos receitam heparina às grávidas devido a coagulação que ocorre neste processo.

Com o tratamento e os cuidados necessários, não tem porque se preocupar, já que o nascimento pode continuar corretamente e chegar ao fim da melhor forma possível.

Além disso, você também pode fazer algumas coisas para prevenir a formação de coágulos como caminhar e se mover, e não ficar parada muito tempo (a não ser que tenha sido orientada a ficar em repouso). Ter uma alimentação adequada e, embora durante a gravidez sejam ganhados alguns quilos, evite exagerar e chegar a um sobrepeso.

Além disso, como vimos, isto ocorre em pouquíssimos casos. Estima-se que isso acontece com 1 ou 2 de cada 1000 mulheres grávidas, portanto, se você estiver grávida, não tem com o que se preocupar.

Sangramento com coágulos na gravidez é normal? - Tratamento e prevenção dos coágulos de sangue na gravidez

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sangramento com coágulos na gravidez é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Sangramento com coágulos na gravidez é normal?
1 de 3
Sangramento com coágulos na gravidez é normal?

Voltar ao topo da página