Partilhar

Banana causa gases?

 
Por Leonardo Simon. 17 setembro 2019
Banana causa gases?

As bananas são uma das frutas mais populares em todo o mundo. Presente em qualquer casa, este alimento se tornou essencial na dieta de muitas pessoas e uma boa alternativa para quando a fome começa a apertar. Contudo, também são muitas as pessoas que dizem que, quando comem banana, ficam com dor de estômago e problemas digestivos.

Comer bananas causa a formação de gases no estômago? Apesar de serem uma grande fonte de vitaminas, potássio, magnésio, ferro e outros minerais essenciais, as bananas também contêm uma grande quantidade de hidratos de carbono, que podem causar problemas de indigestão, especialmente quando são comidas muito rápido ou em grandes quantidades. É por isso que no seguinte artigo do ONsalus te responderemos com detalhes à questão: banana causa gases?

Também lhe pode interessar: Enjoo após comer: causas

Banana causa gases?

Além de seus úteis elementos nutricionais, a banana tem altos níveis de amido que se transformam em glicose, frutose e sacarose durante o amadurecimento. O amido também pode ser difícil para o estômago digerir, causando gases no mesmo. O corpo precisa de tempo para digerir todos estes elementos e um desequilíbrio pode causar a indigestão.

Mas nem tudo é culpa da banana, por si só, a banana não tem porque causar gases ou dor de barriga. São muitos os fatores que fazem com que isto aconteça e as bananas podem nos afetar de diferentes formas.

Banana dá gases?

Dependendo de como a ingerimos, as bananas podem favorecer a constipação. Uma quantidade moderada causará constipação, enquanto que em excesso tenderá a causar gases. O mesmo ocorre se a comemos muito rápido, o que fará com que sejam produzidas as flatulências, mas por que a banana dá gases? A seguir te explicamos.

Diferença entre verde e madura

Como já explicamos, as quantidade de amido da banana são as causadoras por tornar a digestão difícil para o estômago e acabar causando gases. Contudo, as bananas maduras não têm o mesmo conteúdo nutricional que as bananas verdes. Conforme esta fruta vai amadurecendo, o amido vai se transformando em açúcar. Na verdade, este é o motivo que explica o porquê das bananas verdes não serem tão doces quanto as amarelas. Portanto, como a quantidade de amido das bananas verdes é maior, estas tendem a causar constipação, enquanto que as bananas amarelas, devido ao seu grande conteúdo em fibras e açúcar, contribuem com a criação de gases no estômago. Logo, é possível dizer que a banana causa gases, especialmente no caso das bananas amarelas ou maduras.

Banana dá gases se for comida rapidamente?

Quando se come muito rápido, pode-se deixar passar uma quantidade muito alta de ar pela boca. Este ar chega ao intestino e provoca a formação de gases no estômago. O corpo pode permanecer saudável e sem problemas somente se permanece em equilíbrio. Se vamos consumir algo que contenha carboidratos e açúcares, também devemos fazer com que nosso corpo processe tudo muito bem. Por que você acha que os especialistas recomendam caminhar depois de comer?

É por isso que a seguir explicaremos algumas das coisas que você pode pôr em prática para evitar os gases.

Banana causa gases com muita frequência?

Se os gases são algo comum depois de comer bananas e outros alimentos, você deveria considerar outros tratamentos além de removê-los da sua dieta, na verdade, isto é um sintoma claro de que algo não está funcionando bem no seu sistema digestivo. Calcula-se que entre 10 a 20% da população possa sentir algum dos sintomas da Síndrome do Intestino Irritável ou cólon irritável.

Esta é uma condição física que pode aparecer a qualquer momento, mas normalmente aparece durante a juventude ou a adolescência, sendo mais comum em mulheres do que em homens. O cólon irritável é uma infecção temporária dos intestinos que causa sintomas como:

  • Diarreia
  • Cólicas
  • Sensação de não defecar por completo
  • Fezes com muco
  • Dor estomacal
  • Vontade de defecar ao comer

É por isso que, se você se identifica com algum destes sintomas, recomendamos que visite seu médico de confiança para que possa iniciar o tratamento adequado.

Banana dá gases no bebê?

Cada bebê responde aos alimentos de forma diferente. Contudo, alguns alimentos têm uma tendência maior para causar gases no bebê, como os seguintes:

  • Brócolis
  • Couve
  • Couve-flor
  • Aveia
  • Ameixa
  • Pêssego
  • Pera
  • Frutas cítricas
  • Leguminosas

As bananas não fazem parte da lista, o que em teoria explica que as bananas não causam gases no bebê. Contudo, cada bebê é um mundo, e o seu organismo pode tolerar esse alimento de forma diferente. Caso o seu bebê sofra de gases depois de comer bananas, recomendamos que você consulte o pediatra para descartar a possibilidade de problemas digestivos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Banana causa gases?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Banana causa gases?

O que lhe pareceu o artigo?

Banana causa gases?
Banana causa gases?

Voltar ao topo da página