Partilhar

Fósforo alto: causas e tratamento

Por Nelson Ferreira, Redator ONsalus. Atualizado: 7 fevereiro 2018
Fósforo alto: causas e tratamento

O fósforo é um mineral que obtemos principalmente através da alimentação e que participa na correta formação dos ossos e dentes, ajuda a processar a energia do organismo e cuida dos músculos e dos nervos para o seu bom funcionamento. Regra gral, os níveis de fósforo no sangue devem estar entre os 2,5 e 4,5 mg/dl.

Em alguns casos estes valores podem aparecer elevados, o que se conhece com o nome de hiperfosfatemia, sendo o indicador de que algo não se encontra bem no nosso organismo ou de que estamos cometendo algum erro na dieta que temos. Neste artigo do ONsalus.com.br explicamos-lhe quais são as causas do fósforo alto no sangue e o tratamento recomendado.

Também lhe pode interessar: Pontadas nas pernas: causas comuns

Causas do fósforo alto no sangue

Os níveis de fósforo alto são detectados através de um exame de sangue e podem dever-se às seguintes causas:

  • Insuficiência renal: os rins são os responsáveis de eliminar o excesso de fósforo no organismo, por isso um mau funcionamento destes órgãos pode originar o problema. Trata-se de uma das principais causas desta condição, por isso é importante saber se sofre de insuficiência renal, percebendo as suas causas, sintomas e tratamentos.
  • Hipoparatireoidismo: é um transtorno pelo qual as glândulas paratireóides, situadas junto às glândulas tireóides, não segregam a quantidade suficiente do hormônio PTH, o qual participa na regulação dos níveis de cálcio, fósforo e vitamina D.
  • Cetoacidose diabética: apresenta-se em pessoas com diabetes quando o seu organismo não é capaz de aproveitar a glicose como fonte de energia e utiliza a gordura para isso, decompondo-a e acumulando uns químicos chamados cetonas. Um dos seus sintomas é a concentração de fósforo no sangue.
  • A deficiência de cálcio e de magnésio ou o excesso de vitamina D no organismo também podem causar um aumento nos níveis de fósforo.
  • O consumo de certos fármaco que contenham fosfato, como os laxantes, pode favorecer o aparecimento de hiperfosfatemia.
  • Outros problemas como infecções graves, a morte celular que provoca a quimioterapia ou os danos musculares causados pelo exercício intenso podem repercutir-se nos níveis de fósforo.

Devido à grande variedade de causas desta condição, para determinar a origem do problema é imprescindível recorrer a um médico.

Tratamento para o fósforo alto no sangue

A hiperfosfatemia não produz sintomas, por isso o único modo de a descobrir é através dos exames periódicos de sangue. Quando os níveis não superam os 9 mg/dl, o médico pode decidir administrar hidróxido de alumínio em doses baixas para controlar a presença de fósforo no organismo. No entanto, existem estudos que demonstram a sua toxicidade quando se consome em excesso e por isso muitos profissionais preferem não correr esse risco. Como alternativa costumam receitar comprimidos de carbonato de cálcio, que também ajuda a controlar a quantidade de fósforo presente no sangue.

Além desta informação no ONsalus damos-lhe alguns conselhos práticos que pode ter em conta para melhorar os seus níveis deste mineral no organismo:

  • Se sofre de diabetes ou qualquer doença no fígado, rins ou coração não se esqueça de o comentar ao seu médico.
  • Também lhe deverá dizer que medicamento toma para tratar a dita patologia.
  • Tente ter uma alimentação equilibrada, mantenha-se bem hidratado e faça exercício físico diário, nem que seja leve, como por exemplo uma caminhada que poderá aumentar o seu bem-estar.
  • Realize revisões e exames de sangue periódicos para que o seu médico possa fazer um seguimento dos níveis de fósforo.
Fósforo alto: causas e tratamento - Tratamento para o fósforo alto no sangue

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fósforo alto: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário sobre Fósforo alto: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
antonio geraldo soares de jesus
estou com uma coceira terivel no corpo todo, pode ser fosforo alto, mas meus nefro disse q nao e, isso pode ser problema da evolucao da doença, faco dialise a quatro anos,agora q começou essa coceira.

me de uma resposta por favor, obrigado !!!!
esomarbrito
Necessito de uma dieta alimentar que tenha baixo nível de fósforo e cálcio pois eles estão muito alto no sangue .....180, se puderem me responder necessito com urgência, obrigada
jaciane maria
pergunta - qual o alimento melhor que eu posso comer o meu fosforo esta em 5,6?
Clarice
Quis os alimentos , frutas e legumes em fim tudo que uma pessoa portadora de insufiencia renal crônica pode comer??
A sua avaliação:
Mariana Santos
Interessante!

Fósforo alto: causas e tratamento
1 de 2
Fósforo alto: causas e tratamento

Voltar ao topo da página