Partilhar

Remédios para varizes nas pernas

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Remédios para varizes nas pernas

As varizes ou veias varicosas são veias inflamadas devido a uma acumulação indevida de sangue causada pelo mau funcionamento das válvulas responsáveis por fazer o sangue retornar ao coração. Trata-se de uma condição que, embora surja com mais frequência nas pernas, também pode aparecer em outras partes do corpo como a zona anal, testículos ou esôfago (varizes nas paredes internas do esôfago), afetando maioritariamente mulheres. Além de explicar as suas causas, indicamos os remédios caseiros para as varizes mais eficazes para diminuir os sintomas: vinagre de maçã, aloé vera, alho, cavalinha, calêndula e óleos essenciais. Para saber como tomar e aplicar cada um deles, continue lendo este artigo do ONsalus onde explicamos tudo com detalhe!

É essencial que você não utilize estas soluções como substituto dos tratamentos médicos, mas sim como um complemento natural.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para pernas cansadas

Porque temos varizes?

Quando as válvulas responsáveis por fazer com que o fluxo sanguíneo circule corretamente para o coração não funcionam de forma adequada, pode ocorrer uma acumulação de sangue na veia, provocando inchaço e dilatação. Esta manifestação, que pode ser vista a olho nu, é conhecida como varizes ou veias de aranha (veias visíveis sob a pele).

Apesar de serem provocadas por problemas circulatórios, existem determinados fatores que contribuem para o aparecimento das varizes. Entre eles encontramos a existência de antecedentes familiares, válvulas defeituosas de nascença, obesidade, gravidez ou permanecer muito tempo de pé ou sentado. Pessoas de idade avançada e mulheres dispõem de maior risco de sofrer de varizes. No primeiro caso, as veias vão se debilitando graças ao envelhecimento e, no segundo caso, as varizes surgem graças às contínuas e frequentes mudanças hormonais que o corpo feminino sente ao longo da sua vida (puberdade, menstruação, gravidez, menopausa, toma de anticoncepcionais, etc.).

É fundamental prestar atenção às primeiras manifestações de varizes e consultar o médico para iniciar o tratamento mais adequado. Os remédios caseiros que mostramos em seguida podem ajudar você a reduzir os sintomas consequentes como dores, cãibras, sensação de peso, inflamação e coceira.

Remédios para varizes nas pernas - Porque temos varizes?

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã foi apontado como um dos remédios caseiros mais eficazes para as varizes. Isto se deve ao fato de melhorar a circulação sanguínea do corpo e permitir atenuar as dores, o formigueiro, as cãibras e a pesadez que as varizes provocam.

A sua aplicação é muito simples e pode ser realizada de diferentes maneiras. Uma opção é aplicar algumas gotas de vinagre de maçã diretamente sobre a variz e massagear a zona (sem exercer uma pressão repentina) com movimentos circulares durante alguns minutos até que a pele tenha absorvido o líquido totalmente.

Outra possibilidade é umedecer uma gaze ou compressa com vinagre de maçã e colocar sobre a zona afetada durante alguns minutos.

Remédios para varizes nas pernas - Vinagre de maçã

Aloé vera

O aloé vera, também chamado de babosa, é uma planta com propriedades benéficas infindáveis para a saúde. No caso das varizes, é um excelente remédio porque reativa a circulação sanguínea e reduz o inchaço e inflamação. Além disso, repara os tecidos danificados da pele e hidrata.

Para resultados mais eficazes, aplique a polpa extraída de uma folha de aloé (recentemente cortada) diretamente sobre as varizes. Espalhe a seiva de aloé vera (previamente aquecida com as mãos) fazendo uma massagem circular sobre a zona durante alguns minutos.

Para aliviar as dores provocadas pelas varizes com dupla eficácia, aposte numa mistura de vinagre de maçã, aloé vera e cenoura. Você apenas necessita de liquidificar ou triturar uma cenoura descascada, um de vinagre de maçã e pouco de polpa de aloé vera até obter uma espécie de pomada. Em seguida, aplique a pomada sobre as varizes e deixe repousar por aproximadamente durante 30 minutos.

Alho

Dentro do grupo dos alimentos, também se encontram bons aliados para o tratamento das varizes como é o caso do alho. Tal como os especialistas apontam, é um produto natural muito benéfico para o sistema circulatório pois protege a artéria aorta, responsável pela distribuição correta do sangue que bombeia o coração, além de contribuir para a redução da espessura do sangue. É por isso que o alho é considerado um dos melhores alimentos para uma boa circulação do sangue no organismo. As suas propriedades descongestionantes também são perfeitas para atenuar as dores das varizes.

Além de consumir alho de forma diária na sua dieta, você pode fazer uma mistura de alho esmagado com um pouco de álcool para, posteriormente, aplicar sobre as varizes quatro ou cinco vezes por semana.

Se você tem curiosidade em saber mais acerca dos benefícios deste alimento, no artigo benefícios do alho para a saúde explicamos em detalhe quais as vantagens que pode trazer para você.

Remédios para varizes nas pernas - Alho

Cavalinha

Algumas plantas medicinais são benéficas para aliviar os sintomas de veias inflamadas. É o caso da cavalinha que, além de se destacar pelas suas propriedades circulatórias e diuréticas, também é magnífica para combater outras condições como a retenção de líquidos.

Você pode tomar uma infusão de cavalinha por dia para aproveitar os seus benefícios desde o interior do organismo ou aplicar topicamente sobre as varizes com uma compressa ou um cataplasma umedecido com o chá. Caso você opte por ingerir a infusão, tenha em conta que ela é contraindicada para quem sofre de doenças gástricas, diabetes tipo II, hipocalemia (níveis baixos de potássio), gestantes e lactantes, doenças cardíacas ou problemas de tensão arterial. Perante qualquer dúvida você deve consultar o médico.

Calêndula

A calêndula (também conhecida como margarida-dourada) é uma planta originária do sul da Europa que também tem um efeito aliviador no caso das veias de aranha ou varizes. Isso acontece graças às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes que permitem diminuir as dores em grande medida. Além disso, esta planta tonifica as veias impedindo que se ressintam tanto com o passar do tempo.

Para tratar as varizes, prepare um creme de calêndula caseira. Para isso, é necessário reunir alguma pétalas, lavar muito bem e esmagar ou moer até formar uma pasta consistente. Aplique a pasta sobre as varizes e esfregue suavemente até que a pele absorva a totalidade da mistura.

Remédios para varizes nas pernas - Calêndula

Massagens com óleos essenciais

Além dos remédios caseiros anteriores, você também pode fazer auto-massagens para reativar o fluxo sanguíneo e sentir alívio dos sintomas. Para que eles sejam mais eficazes, aplique um óleo essencial desinflamante ou que seja ideal para melhorar a circulação em simultâneo. Tanto o óleo de cipreste, o óleo de zimbro e o óleo de camomila são ótimas opções.

É imprescindível que você não realize massagens muito bruscas sobre as varizes. Comece pelos pés e vá subindo pouco a pouco até chegar aos quadris sem exercer pressões fortes. Use a palma das mãos e faça movimentos circulares para mobilizar os tecidos congestionados e ajudar o sangue a fluir devidamente na direção do coração.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para varizes nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Escrever comentário sobre Remédios para varizes nas pernas

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios para varizes nas pernas
1 de 5
Remédios para varizes nas pernas

Voltar ao topo da página