menu
Partilhar

O ferro e a vitamina B12 podem ser tomados ao mesmo tempo?

 
Por Isbelia Farias. 11 janeiro 2024
O ferro e a vitamina B12 podem ser tomados ao mesmo tempo?

Sim, é possível tomar ferro e vitamina B12 ao mesmo tempo. Entretanto, deve-se ter em mente que esses suplementos podem causar alguns efeitos colaterais, portanto, é sempre importante consultar um médico.

Por exemplo, o ferro, embora seja considerado um mineral essencial, pode causar diarreia, náusea, dor de estômago e constipação. No caso da vitamina B12, ela também é importante para a formação de glóbulos vermelhos, mas os efeitos colaterais podem incluir dores de cabeça, diarreia, náusea, fadiga, vômito, fraqueza, formigamento nos pés e nas mãos, entre outros.

Entretanto, algumas pessoas podem apresentar deficiências nutricionais ou anemia, por isso os especialistas podem recomendar o uso de ambos os suplementos.

No ONsalus, explicamos mais detalhes sobre a ingestão de ferro e vitamina B12, especialmente quando tomados em conjunto.

Também lhe pode interessar: Como aumentar a vitamina D

Para que serve o suplemento de ferro?

O ferro é um mineral essencial que contribui para o transporte de oxigênio pelo sangue. É indicado para a prevenção ou o tratamento da anemia. Também é prescrito quando não se consome uma dieta rica em ferro, de modo que o médico o prescreve como suplemento e o corpo pode produzir um número maior de glóbulos vermelhos.

Este mineral faz parte da hemoglobina, permitindo que os glóbulos vermelhos transportem o oxigênio dos pulmões para as células do corpo. Além disso, ele promove a síntese de DNA e atua no metabolismo energético.

Para que serve a suplementação de vitamina B12?

Essa vitamina, que pertence ao grupo B, é conhecida como cobalamina e é importante para várias funções do corpo. Ela ajuda na formação das células vermelhas do sangue, além de promover o funcionamento adequado do sistema nervoso.

A vitamina B12 também está envolvida na produção de DNA, bem como no metabolismo de aminoácidos e ácidos graxos.

Deve-se observar que os vegetais não fornecem essa vitamina, portanto, as pessoas que seguem uma dieta vegana ou são vegetarianas podem apresentar deficiência. Além disso, as pessoas que sofrem de distúrbios do trato digestivo, bem como os idosos, também são propensos a apresentar deficiências dessa vitamina.

Se não for tratada, a deficiência dessa importante vitamina pode levar à fadiga, fraqueza muscular, anemia, danos aos nervos, problemas intestinais e distúrbios de humor.

Quando essa vitamina é combinada com outros suplementos, como a vitamina C, por exemplo, pode causar certas interações, pois a vitamina C pode reduzir a disponibilidade de vitamina B12 no organismo. Isso significa que deve haver uma diferença de tempo entre a ingestão de um e de outro. Por isso, a orientação de um médico é tão importante.

É seguro tomar ferro e vitamina B12 ao mesmo tempo?

No que diz respeito à combinação de ferro e vitamina B12, é seguro tomá-los ao mesmo tempo, já que ambos os nutrientes podem agir de forma complementar e produzir uma ação mais eficaz no corpo.

Pessoas com deficiência de ferro podem experimentar dificuldade de concentração, entre outros sintomas. É por isso que os médicos frequentemente o prescrevem em conjunto com a vitamina B12, já que esta última também trabalha na produção de glóbulos vermelhos, além de ser fundamental nos processos metabólicos de carboidratos e gorduras.

Pessoas com condições de origem neurológica podem precisar desse tipo de suplemento. No entanto, é crucial considerar que cada indivíduo tem necessidades específicas e diferentes níveis de tolerância. Portanto, sempre busque orientação de um profissional de saúde antes de tomar qualquer tipo de suplemento, especialmente se planeja combinar vários deles.

Dependendo do grau de tolerância e dos níveis de deficiência da pessoa, o médico indicará a dose precisa, mas, em geral, combinar ferro com vitamina B12 não representa um problema, apenas é aconselhável seguir as orientações médicas.

Normalmente, tomar ferro e vitamina B12 ao mesmo tempo, não causará efeitos adversos significativos, mas alguns pacientes podem experimentar constipação ou outro tipo de desconforto estomacal, náuseas ou outros efeitos colaterais. Nestes casos específicos, o médico saberá o que prescrever para mitigar a interação entre os dois suplementos.

Além disso, cada pessoa precisa de uma dose exata de acordo com suas circunstâncias. Por exemplo, mulheres grávidas podem precisar de 27 mg por dia, enquanto aquelas que não estão gestando precisariam apenas de 18 mg diários.

Homens adultos, crianças, mulheres passando pela menopausa, entre outras particularidades, também vão precisar de uma dose muito específica. Por isso, embora seja possível tomar ferro e vitamina B12 ao mesmo tempo, sempre é recomendado fazer isso sob supervisão médica.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O ferro e a vitamina B12 podem ser tomados ao mesmo tempo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • Brito, A., Hertrampf, E., Olivares, M., Gaitán, D., Sánchez, H., Allen, L. H., & Uauy, R. (2012). Folatos y vitamina B12 en la salud humana. Revista médica de Chile, 140(11), 1464-1475.
  • Freire, W. B. (1998). La anemia por deficiencia de hierro: estrategias de la OPS/OMS para combatirla. Salud pública de México, 40(2), 199-205.
  • Forrellat Barrios, M., Gómis Hernández, I., & Gautier du Défaix Gómez, H. (1999). Vitamina B12: metabolismo y aspectos clínicos de su deficiencia. Revista cubana de hematologia, inmunologia y hemoterapia, 15(3), 159-174.
  • Forrellat Barrios, M., Gautier du Défaix Gómez, H., & Fernández Delgado, N. (2000). Metabolismo del hierro. Revista Cubana de hematología, inmunología y hemoterapia, 16(3), 149-160.
  • Olivares, M., & Walter, T. (2003). Consecuencias de la deficiencia de hierro. Revista chilena de nutrición, 30(3), 226-233.
  • Suárez, J. M., Recuero, I. M., & Laguno, C. P. (2003). Deficiencia de vitamina B12 y tratamiento por vía oral. Una opción tan eficaz como (todavía) poco utilizada. Atención primaria, 32(6), 382.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O ferro e a vitamina B12 podem ser tomados ao mesmo tempo?
O ferro e a vitamina B12 podem ser tomados ao mesmo tempo?

Voltar ao topo da página