Partilhar

Remédio caseiro para fungo nas unhas

 
Nicolas Garin
Redator ONsalus
Remédio caseiro para fungo nas unhas

Os fungos nas unhas, clinicamente conhecidos como onicomicosis, são uma condição muito comum que afeta especialmente quem trabalha em ambientes úmidos ou está em contato direto com a água, bem como pessoas que usam piscinas, saunas e chuveiros públicos com frequência. Este problema, que para alguns é meramente estético, pode comprometer o bem estar dos nossos pés e aumentar a possibilidade de padecer de outras infeções, pelo que o tratamento atempado é a chave. Algumas alternativas naturais podem ajudar a combater este problema: em ONsalus indicamos os melhores remédios caseiros para fungo nas unhas, uma boa opção para combinar com o tratamento médico e potenciar os seus efeitos.

Como tratar fungos na unha

Antes de entrar repentinamente nos remédios para os fungos das unhas, tem uma coisa que você deve saber: eliminá-los é muito difícil. Por esse motivo, estas alternativas só se recomendam para quem tem fungos em fase inicial. Para os casos mais avançados, é fundamental ter uma medicação receitada por um especialista e utilizar estas alternativas como apoio ao tratamento.

Outro aspeto que você deve ter em consideração ao tratar a onicomicosis é que a perseverança é essencial. As unhas afetadas podem demorar meses a recuperar, por isso, se você quiser ver resultados, deve repetir o tratamento dia após dia até verificar uma recuperação notória.

Alho para fungos na unha

O alho é um dos remédios caseiros mais eficazes para os fungos das unhas. Isto se deve ao seu poder antibiótico e antisséptico, sendo um excelente aliado para o tratamento de várias infeções. A forma adequada de utilizar este alimento no tratamento das onicomicoses consiste ferver 5 dentes de alho descascados em meio litro de água por 15 minutos. Tire do fogo depois desse tempo e, quando a água já estiver morna, mergulhe as unhas infetadas por 15 minutos. Recomendamos que você repita este tratamento diariamente durante pelo menos um mês.

Outras alternativas é combinar um esmalte com:

  • 1 dente de alho picado aos cubos;
  • 5 gotas de iodo branco;
  • 5 gotas de limão.

Adicione tudo isso a um esmalte transparente e deixe a mistura repousar uma semana, depois você deve aplicar na unha afetada uma camada deste esmalte uma vez por dia, durante duas semanas. Se recomenda agitar sempre antes de utilizar.

Remédio caseiro para fungo nas unhas - Alho para fungos na unha

Vinagre de maçã para fungos na unha

O vinagre de maçã é outra alternativa notável quando se trata de combater os fungos das unhas devido às suas propriedades para evitar a proliferação e o desenvolvimento dos fungos. No entanto, não devemos esquecer que é um ingrediente que pode ser corrosivo para a pele, então, para a aplicação deste remédio, devemos misturar uma xícara de vinagre de maçã com um litro de água quente.

Você se deve certificar que a água tem uma temperatura agradável, depois mergulhe os pés ou as mãos na mistura durante 20 minutos, retire e seque muito bem. Repita diariamente durante um mês e se a sua pele se irritar, suspenda este remédio.

Outra opção é aplicar um par de gotas de vinagre de maça diretamente na unha afetada, 3 vezes por dia durante um mês. Se você não tiver este ingrediente, pode também realizar com vinagre branco.

Remédio caseiro para fungo nas unhas - Vinagre de maçã para fungos na unha

Limão para fungos na unha

Se você procura remédios caseiros para os fungos das unhas que sejam simples e diretos, então este é o ideal: mergulhar as unhas afetadas em suco de limão espremido recentemente. Este ingrediente é ideal para combater todo o tipo de bactérias, por isso, vai atuar diretamente na zona afetada beneficiando a sua recuperação.

Se recomenda mergulhar a unha problemática em suco de limão, durante 10 minutos por dia durante 1 mês.

Remédio caseiro para fungo nas unhas - Limão para fungos na unha

Óleo da árvore do chá para fungos na unha

A mistura de azeite com óleo da árvore do chá pode também ser usada para combater os fungos nas unhas. Uma vez que que o óleo da árvore do chá é um excelente aliado para lutar contra infeções e bactérias, o azeite ajuda a hidratar e melhorar a aparência da unha maltratada.

Para o usar, misture uma colher de chá de azeite com 5 gotas de óleo da árvore do chá e aplique diretamente na unha durante um mês, de preferência alternando a sua aplicação entre os dias.

Remédio caseiro para fungo nas unhas - Óleo da árvore do chá para fungos na unha

Bicarbonato para fungos na unha

O bicarbonato de sódio é popularmente usado na limpeza de casa, tudo por um simples motivo: é perfeito para combater bactérias, uma boa razão para o usar no tratamento dos fungos nos pés. Você só tem de misturar uma colher de chá de bicarbonato com umas gotas de água, até formar uma pasta, aplicar nas unhas afetadas e deixar atuar durante 10 minutos e depois remover. Você deve seguir estes passos diariamente durante uma mês para ver os resultados.

Remédio caseiro para fungo nas unhas - Bicarbonato para fungos na unha

Sal para fungos na unha

Uma alternativa ao bicarbonato é o sal, o seu uso e aplicação é simples e eficaz. Molhe as unhas que têm fungos, coloque sal sobre elas, deixe repousar por 30 minutos e depois lave os seus pés. Se recomenda aplicar esta mistura, 2 vezes por dia durante um mês para conseguir lutar efetivamente contra os fungos.

Remédio caseiro para fungo nas unhas - Sal para fungos na unha

Quando ir ao médico

Relembre que estes remédios caseiros para os fungos nas unhas podem não ser totalmente eficazes em aqueles casos em que o fungo já se encontra avançado. Além disso, a sua atuação é muito mais lenta que a dos medicamentos. Por isso, nos casos em que a unha está realmente comprometida, se aconselha visitar um dermatologista para receber um tratamento profissional.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para fungo nas unhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para fungo nas unhas

O que lhe pareceu o artigo?

Remédio caseiro para fungo nas unhas
1 de 7
Remédio caseiro para fungo nas unhas

Voltar ao topo da página