Partilhar

Cãibras nos pés: causas e tratamento

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 13 fevereiro 2018
Cãibras nos pés: causas e tratamento

As cãibras nos pés podem surgir de forma esporádica e em condições específicas. No entanto, quando se manifestam com frequência, podem estar indicando a presença de uma deficiência nutricional como a falta de potássio, problemas de hidratação ou outras condições médicas menos frequentes que podem afetar essa zona. Determinar se estes desconfortos se manifestam de forma seguida e em que condições aparecem pode ser uma grande ajuda para fazer um diagnóstico preciso. No ONsalus, exploramos as causas das cãibras nos pés juntamente com os tratamentos apropriados em cada caso.

Também lhe pode interessar: Cãibra na mão: causas e soluções

Causas das cãibras nos pés: atividade física

As cãibras são espasmos musculares involuntários que ocorrem devido a várias condições. Uma das causas mais frequentes das cãibras nos pés é a atividade física excessiva, especialmente quando a mesma se realiza em um terreno muito duro ou com calçado que não oferece o suporte e amortecimento adequado.

Desse jeito, é normal sentir cãibras nos pés quando passamos muitas horas caminhando ou em pé, quando realizamos atividade física prolongada e não somos esportistas habituais, quando começamos a realizar atividades intensas sem ter aquecido previamente ou após o exercício, especialmente se não tivermos feito alongamentos.

Uma forma simples de evitar este tipo de espasmos é utilizando calçado adequado para a prática esportiva que ofereça uma boa amortização e, caso você seja propenso a este desconforto, usando palmilhas esportivas. Além disso, se recomenda realizar exercício de forma progressiva para não sobrecarregar os músculos e aquecer e alongar antes e depois da atividade.

Cãibras nos pés: causas e tratamento - Causas das cãibras nos pés: atividade física

Causas das cãibras nos pés: deficiência de potássio

Manter uma hidratação correta e ingerir todas as vitaminas e minerais que o nosso corpo necessita é a base para que ele funcione corretamente. Por isso, uma das causas das cãibras nos pés, ou em outras zonas do seu corpo como as pernas ou braços, pode ser a deficiência de potássio, um mineral essencial para uma contração e relaxamento musculares adequados e para prevenir o surgimento de cãibras, especialmente quando realizamos esporte.

Os sintomas da deficiência de potássio são:

  • Taquicardia;
  • Diarreias;
  • Debilidade muscular e mal estar geral;
  • Cãibras;
  • Aumento de sede.

Caso você apresente estes sintomas, deve visitar um médico para diagnosticar a falta de potássio. Inserir alimentos ricos em potássio na dieta como é o caso da banana, legumes, vegetais como acelgas, cenouras ou alcachofras, nozes, melões ou morangos é a melhor forma de lutar contra a sua carência.

Cãibras nos pés: causas e tratamento - Causas das cãibras nos pés: deficiência de potássio

Causas das cãibras nos pés: hidratação inadequada

Se você não ingere diariamente a quantidade adequada de líquidos, especialmente antes, durante e depois de realizar atividades físicas, é muito provável que comece a sentir cãibras nos pés e nas pernas. A água é a base para a nossa saúde geral e para manter nossos músculos saudáveis. Quando não bebemos a quantidade necessária, de pelo menos 2 litros por dia, é normal começar a sentir espasmos musculares e desconforto.

Além das cãibras, alguns dos sintomas de desidratação são:

  • Boca e lábios secos;
  • Sensação de sede;
  • Diminuição ou ausência de urina;
  • Fadiga;
  • Pele seca.

Nestes casos, a solução está simplesmente em aumentar a ingestão diária de líquidos, principalmente se você realiza atividades físicas, se transpira muito ou se vive num clima quente com altas temperaturas. Adicionar alimentos ricos em líquidos como as frutas e os vegetais também é importante para garantir a hidratação.

Cãibras nos pés: causas e tratamento - Causas das cãibras nos pés: hidratação inadequada

Causas das cãibras nos pés: problemas de circulação

Passar muito tempo com a mesma postura em que o pé não recebe boa circulação sanguínea, por exemplo, quando nos sentamos sobre a mesma zona ou dormimos toda a noite na mesma posição, é uma das causas esporádicas de cãibras nos pés.

No entanto, se isto ocorrer com frequência, pode ser um problema geral de circulação sanguínea. Se além de cãibras, você tem pernas cansadas ou varizes, ou se você é uma pessoa muito sedentária, é recomendável consultar um médico para verificar o estado da sua circulação sanguínea.

Cãibras nos pés: causas e tratamento - Causas das cãibras nos pés: problemas de circulação

Condições que podem provocar cãibras nos pés

As causas mais frequentes das cãibras nos pés foram explicadas anteriormente, no entanto, existem determinadas doenças e condições que podem causar espasmos musculares nesta zona. Algumas delas são:

  • Diabetes, especialmente quando não é tratada. Esta condição provoca danos nos nervos e problemas com o fluxo sanguíneo que podem causar cãibras;
  • Certas condições renais, como doença renal ou insuficiência renal, podem causar esses espasmos;
  • Distúrbios na tireoide;
  • Esclerose múltipla;
  • Doença de Huntington;
  • Doença de Parkinson.

Se as causas mais comuns como excesso de atividade física, falta de potássio, ausência de líquidos ou má circulação sanguínea forem descartadas, recomendamos que você consulte um especialista para identificar se as cãibras nos pés estão ligadas a uma doença subjacente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cãibras nos pés: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Cãibras nos pés: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
sislene
ola como posso fazer massagem ..em pes que dao caibras?
marinalva reis trindade
gostei do artigo,estou tendo muita caimbra,pelo que entendi pode ser pela tiroide,mas vou procurar um especialista,, obrigado

Cãibras nos pés: causas e tratamento
1 de 5
Cãibras nos pés: causas e tratamento

Voltar ao topo da página