menu
Partilhar

Remédios caseiros para cãibras nas pernas

 
Por Redação ONSalus. 24 agosto 2022
Remédios caseiros para cãibras nas pernas

As cãibras nas pernas ocorrem quando um ou vários músculos se contraem e ficam tensionados impossibilitando o movimento e dificultando seu relaxamento. Em geral, a cãibra surge em todo músculo ou em uma parte deste, e é mais frequente na panturrilha, na parte posterior da coxa e nos quadríceps. As cãibras nas pernas muitas vezes ocorrem quando o músculo está em repouso e está sobrecarregado ou lesionado por algum mau movimento, contudo, também podem ser causadas por outras condições, como o pouco potássio.

As cãibras são muito comuns, na verdade, quase todas as pessoas sentiram esta sensação de esticão que nos paralisa de dor e nos avisa que algo não está bem. Contudo, quando o mal-estar se torna constante, é necessário buscar alguma alternativa para prevenir este tipo de contração, por este motivo, neste artigo do ONsalus, te informamos sobre os remédios caseiros para as cãibras nas pernas e suas causas.

Causas das cãibras nas pernas

Muitas pessoas se perguntam por que sofremos cãibras nas pernas e a verdade é que são muitas as causas que podem originar um espasmo ou contração totalmente involuntária do músculo. Vamos conhecer algumas delas:

  • Quando mantemos as pernas em uma mesma posição durante muito tempo, é normal que ao mexê-la sentirmos uma cãibra muscular. Isto também é frequente quando fazemos algum tipo de exercício sem aquecer previamente o músculo.
  • A alimentação é muito importante e influencia no aparecimento das cãibras musculares nas pernas. Por exemplo, quando não consumimos alimentos ricos em cálcio, magnésio e potássio, é normal começarmos a sentir mais cãibras musculares do que o normal.
  • Exercitar o músculo mais do que o devido até fadigá-lo também é uma causa das cãibras nas pernas.
  • A desidratação também é responsável pelas cãibras. A falta de líquido ou tomar menos de dois litros de água por dia pode fazer com que uma pessoa sofra cãibras recorrentes.
  • Alguns medicamentos causam cãibras musculares como efeito colateral.
  • Durante episódios de diarreia também é normal que surjam cãibras musculares, já que o corpo perde uma grande reserva de seus sais minerais.
  • Doenças como a anemia e a fibromialgia.
  • Falta de vitamina E.
  • Levar uma vida sedentária permite que os músculos se atrofiem mais cedo do que o normal e sofram as incômodas cãibras .
  • O frio extremo e o estresse podem desequilibrar o corpo e causar cãibras nas pernas.
  • Problemas circulatórios ou varizes.

Remédios caseiros para as cãibras nas pernas

Entre os melhores remédios caseiros para as cãibras nas pernas, temos os seguintes:

  • Óleo essencial de alecrim
  • Óleo essencial de eucalipto
  • Castanha-da-Índia
  • Vinagre de maçã
  • Água quente

Nos próximos parágrafos te explicamos como deve usar cada um deles para conseguir aliviar e evitar as cãibras nas pernas.

Óleos essenciais, anti-inflamatórios naturais

Começamos nossa lista de remédios caseiros para as cãibras nas pernas falando do óleo de alecrim e do óleo de eucalipto, que têm a propriedade de aquecer a pele, o que estimula a circulação sanguínea evitando as cãibras nas pernas. Além disso, ambas substâncias agem como excelentes anti-inflamatórios naturais, por isso ajudam a reduzir as cãibras causadas por contrações musculares ou um movimento inadequado.

A melhor forma de utilizar os benefícios destes óleos essenciais para as cãibras é fazer uma massagem nas pernas com estas substâncias depois de um banho com água bem quente. As cãibras noturnas frequentemente afetam as pernas, por isso que o ideal é fazer uma massagem antes de nos deitarmos para dormir, fazendo movimentos com nossas mãos que nos ajudem a alongar o músculo e a aquecê-lo. Você pode encontrar o óleo de alecrim ou óleo de eucalipto em lojas de produtos naturais.

Remédios caseiros para cãibras nas pernas - Óleos essenciais, anti-inflamatórios naturais

Castanha-da-Índia, excelente tratamento natural para cãibras nas pernas

A castanha-da-Índia é uma das melhores planas medicinais que a natureza nos oferece, graças ao seu rico conteúdo em vitaminas e minerais e seu efeito anti-inflamatório e vasoconstritor, estimula a circulação, tonificando as artérias e os capilares sanguíneos, ajudando assim a melhorar a dor causada pelas varizes e a prevenir as cãibras nas pernas.

Em lojas de produtos naturais, você poderá encontrar suplementos de aescina, que é o principal composto da castanha-da-Índia que favorece a circulação sanguínea. Esta é a forma mais segura de consumir esta planta medicinal e a dose recomendada é de 500 mg diariamente pela manhã.

Outra forma de obter as propriedades desta planta para evitar as cãibra nas pernas é tomar água de castanha-da-Índia, a qual é preparada fervendo a casca da planta e adicionando uma colher de chá deste líquido em um copo d'água. A dose recomendada é 2 copos de água de castanha-da-Índia ao dia.

Vinagre de maçã, anti-inflamatório e tonificante

Outro dos remédios caseiros para cãibra nas pernas é o vinagre de maçã, que possui muitas as propriedades medicinais mas, entre elas destaca-se seu poder para tratar as dores musculares graças a sua ação anti-inflamatória e tonificante dos vasos capilares. O vinagre de maçã pode ser utilizado de forma interna e externa. Por exemplo, você pode utilizá-lo diretamente sobre sua pele para massagear suas pernas e evitar as cãibras noturnas nas pernas. Também pode tomar vinagre de maçã dissolvido em água, adicionando 2 colheres de chá em 1 copo de água, e tomando 2 vezes ao dia.

Além de seus benefícios para a circulação, o vinagre de maçã é rico em potássio e cálcio, o qual o transforma em um dos melhores remédios caseiros para as cãibras nas pernas que são causados pela falta de algum destes minerais. Esta substância ajuda a controlar a hipertensão baixando os níveis da pressão arterial, portanto, é importante que caso você sofra de pressão baixa, evite consumir o vinagre de maçã.

Você também pode preparar um remédio com vinagre de maçã para as cãibras crônicas, Adicione 1 colher de sopa de mel e 1 de vinagre de maçã em um copo de água quente, misture os ingredientes e tome este preparo 1 vez ao dia pela manhã. Esta bebida te ajudará a distribuir corretamente o cálcio no corpo e a evitar as cãibras mais dolorosas e constantes.

Descubra mais benefícios do vinagre de maçã para a saúde neste outro artigo.

Remédios caseiros para cãibras nas pernas - Vinagre de maçã, anti-inflamatório e tonificante

Banho quente e hidratação para evitar as cãibras nas pernas

O calor age no corpo estimulando a circulação sanguínea de forma benéfica, o que evita que nossos músculos se contraiam involuntariamente. Se notou que suas cãibras musculares são mais frequentes, tente tomar um banho com água quente para estimular o fluxo sanguíneo e evitar os espasmos.

Da mesma forma, para evitar as cãibras nas pernas é muito importante se manter hidratado, especialmente se você consome algum medicamento de efeito diurético que possa estar descompensando a quantidade de minerais, como o cálcio que o organismo precisa para funcionar adequadamente. O ideal é consumir 2 litros de água ao dia, mas você deve levar em conta que se faz algum tipo de atividade física, seu corpo precisa de mais líquido, então deverá tomar ao menos 3 litros de água ao dia.

Dicas e conselhos para evitar as cãibras nas pernas

  • Faça exercícios para ativar seus músculos e a circulação sanguínea.
  • Lembre-se de aquecer seus músculos corretamente antes de começar qualquer atividade física e alongá-lo apropriadamente antes e depois de cada treinamento.
  • Consuma alimentos ricos em potássio como a banana, a laranja, o repolho crespo, o abacate e o espinafre.
  • O cálcio é muito importante para a saúde dos ossos e sua falta pode casar cãibras musculares. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio como sardinhas, leite de soja, tofu, espinafres, ovo e suco de laranja.
  • A falta de magnésio costuma ser a principal causa das cãibras nas pernas. Você pode encontrar suplementos deste mineral em lojas de produtos naturais ou aumentar o consumo de alimentos que contenham este mineral, como as amêndoas, melancia, sementes de abóbora, nozes, cacau em pó e sementes de soja.

Agora que você já conheceu os remédios caseiros para cãibras nas pernas e outras dicas, não perca nosso artigo sobre cãibra nos pés.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para cãibras nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Remédios caseiros para cãibras nas pernas
1 de 3
Remédios caseiros para cãibras nas pernas

Voltar ao topo da página