menu
Partilhar

Por que a verruga fica preta?

 
Por Magce Bonilla, Química. 5 agosto 2022
Por que a verruga fica preta?

As verrugas são protuberâncias muito comuns que costumam aparecer na pele e na maioria dos casos são inofensivas. Algumas delas podem mudar de cor e se tornarem pretas devido às mudanças hormonais, a exposição ao sol, ao envelhecimento. Estas lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo e, embora na maioria das vezes desapareçam sozinhas, há outras que precisam de um tratamento específico a base de medicamentos e processos cirúrgicos ambulatórios para eliminá-las por completo. Nem todas as verrugas são contagiosas, apenas as que são de origem viral. Em alguns casos, costumam ser dolorosas, especialmente aquelas que surgem na sola dos pés, enquanto que as que aparecem no pescoço, rosto, mãos e axilas normalmente não causam dor.

Continue lendo este artigo do ONsalus e descubra porque uma verruga fica preta e o que fazer para prevenir seu aparecimento.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para verrugas

Por que as verrugas aparecem?

As verrugas são nódulos limitados de aspecto rugoso e cor acinzentada que aparecem em qualquer parte da pele, contudo, as áreas mais comuns são os dedos, as mãos, o couro cabeludo e a sola dos pés. Geralmente, aparecem por causa do vírus do papiloma humano (HPV), que abrange mais de 150 tipos, e são transmitidos pelo tato. Não são percebidos imediatamente, demorando de dois a seis meses aproximadamente para sair.

Além disso, costumam aparecer como consequência de alterações endócrinas, como a resistência à insulina, por problemas de obesidade e em mulheres grávidas. Nestes casos, surgem várias verrugas pequenas, geralmente na área do pescoço e axilas, que não causam dor ou coceira.

Por que a verruga fica preta? - Por que as verrugas aparecem?

Por que a verruga fica preta?

Em casos específicos, as verrugas podem mudar de cor, normalmente, de marrom claro para escuro, ou preto, embora não seja o comum. Tais mudanças ocorrem quando a pessoa apresenta alterações hormonais, é frequentemente exposta ao sol ou em algumas mulheres grávidas.

Por outro lado, a partir dos 40 anos de idade, normalmente, podem aparecer verrugas marrons, que mudam de cor para a preta, conhecidas como verrugas seborreicas ou queratose seborreica. Geralmente, surgem na velhice e, conforme o tempo passa, ficam maiores e mais escuras.

A queratose seborreica se refere as lesões pigmentadas benignas escuras muito comuns, que costumam aparecer em qualquer parte do corpo. São de tipo verrugoso, de superfície irregular, áspera ou crostosa e normalmente de formato redondo. Apesar de serem antiestéticas, especificamente se estão no rosto, podem ser tratadas dermatologicamente e não são contagiosas[1].

Também são conhecidas como verrugas da idade, posto que aparecem na meia idade e podem se multiplicar conforme o tempo passa. São fáceis de distinguir devido a sua cor marrom escura ou preta e não têm um tamanho definido. Às vezes, podem crescer rapidamente e indicar uma síndrome perimenopáusico cutânea, por isso que apesar de geralmente serem lesões benignas, é importante estar atento ao seu desenvolvimento e consultar um dermatologista o quanto antes ao observar mudanças incomuns.

Verrugas pretas ou pintas?

Algumas pintas marrons podem mudar de cor para o preto em pouco tempo e, em alguns casos, devido ao seu aspecto rugoso, costumam ser confundidas com verrugas.

Nestes casos, se mudam o tom da sua cor, mas permanecem estáveis durante um longo tempo, de meses ou anos, provavelmente não sejam perigosas. Contudo, se há mudanças de cor de forma desigual, um aumento brusco de tamanho maior que 6 mm e causa alguma coceira e desconforto, pode ser um caso clínico sério que precisa de uma avaliação médica detalhada o quanto antes por um dermatologista, a fim de descartar a possibilidade de um indício de malignidade ou câncer de pele.

Neste outro artigo falamos sobre pintas vermelhas de sangue na pele, suas causas e como tirar.

Por que a verruga fica preta? - Verrugas pretas ou pintas?

As verrugas são contagiosas?

A origem das verrugas é infecciosa, portanto, são muito contagiosas sempre e quando houver um contato físico direto com a pessoa que as possui. Da mesma forma, as pessoas também costumam ser contagiadas pela exposição a banheiros e piscinas públicas de forma frequente.

Além disso, algumas verrugas típicas do vírus do papiloma humano são contraídas exclusivamente através do contato sexual.

Tipos de verrugas

As verrugas são classificadas de acordo com o lugar onde aparecem e seu formato em 5 tipos:

  1. Verrugas vulgares: reconhecidas como protuberâncias pequenas, em geral, redondas e ásperas, da mesma cor da pele. Às vezes, apresentam uma coloração acinzentada ou marrom.
  2. Verrugas planas: também são pequenas e aparecem em grupo. Sua forma é totalmente plana e de textura suave. Normalmente aparecem no rosto.
  3. Verrugas plantares: conhecidas como olho-de-peixe, surgem nas solas dos pés, de cor amarela com um ponto preto em seu interior. Devido a sua localização, tendem a ser dolorosas devido ao contato diários com os calçados ao caminhar.
  4. Verrugas genitais: surgem nos órgãos sexuais femininos ou masculinos. Aparecem devido ao vírus do papiloma humano, são de cor rosada e textura mole. É importante tratá-las logo, porque podem predispor a chance de ter um câncer nesta área.
  5. Verrugas filiformes: surgem frequentemente em pessoas na terceira idade, são finas e largas. Costumam aparecer no rosto e pescoço.

Como prevenir as verrugas

As verrugas podem ser prevenidas levando em conta certos cuidados, especialmente, as que são virais. Neste sentido, é importante:

  • Manter uma boa higiene nas mãos e pés. É fundamental não tomar banho nem caminhar descalço em banheiros públicos, vestiários ou academias.
  • Não compartilhar toalhas, roupas íntimas ou objetos de higiene pessoal.
  • Utilizar preservativos durante as relações sexuais para proteger os genitais de alguma infecção anterior.
  • Evitar o contato direto com as verrugas de outra pessoa, se ocorrer, é recomendado lavar imediatamente as mãos com água e sabão.

Quando se preocupar com uma verruga

É importante estar atento ao aspecto das verrugas. Se começarem a aumentar de tamanho, mudar de cor e forma, o correto é consultar um especialista o mais rápido possível, a fim de ter uma avaliação clínica detalhada e um tratamento adequado.

Se você apresentar vermelhidão, coceira, dor, mudança de cor de marrom para preto e uma aparência incomum da verruga, também é recomendado consultar um dermatologista para avaliar a situação e descartar algum tipo de suspeita maligna.

Agora que você já sabe por que a verruga fica preta, não perca este outro artigo em que apresentamos os melhores remédios caseiros para verrugas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a verruga fica preta?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Manual MSD versión para profesionales (2022). Queratosis Seborreica. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/es-ve/professional/trastornos-dermatol%C3%B3gicos/tumores-cut%C3%A1neos-benignos,-proliferaciones-y-lesiones-vasculares/queratosis-seborreica>. Acesso em 2 de agosto de 2022.
Bibliografia
  • Balziskueta, E y col (2002). Verrugas. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-verrugas-130414>. Acesso em 2 de agosto de 2022.
  • Mayo Clinic (2020). Verrugas comunes. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/common-warts/symptoms-causes/syc-20371125>. Acesso em 2 de agosto de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que a verruga fica preta?
1 de 3
Por que a verruga fica preta?

Voltar ao topo da página