menu
Partilhar

Arrancar verruga faz mal?

 
Por Redação ONSalus. 9 julho 2021
Arrancar verruga faz mal?

Está ao alcance da mão e sim, realmente é uma tentação arrancar uma verruga, mas permita-me te dizer que não é nada recomendável arrancar esta lesão. As verrugas são bastante contagiosas e, inclusive, podem sangrar, é por isso que para removê-las completamente é melhor recorrer a outros métodos mais eficazes do que simplesmente arrancá-las. Além disso, você deve levar em conta que as verrugas aparecem quando a imunidade não está muito alta.

Quer saber mais? Neste artigo do ONsalus, você encontrará as opções mais eficazes para acabar com as verrugas completamente, assim como as informações que precisa para entender se arrancar verruga faz mal e o que acontece nesses casos.

Também lhe pode interessar: Verruga filiforme: causas e tratamento

Por que as verrugas aparecem?

As verrugas são pequenas lesões que aparecem em diferentes áreas da pele, mais frequentemente nas mãos, nos pés e no rosto, no entanto, podem surgir em qualquer área do corpo.

Estão relacionadas com o vírus do papiloma humano (HPV). Existem mais de 100 tipos de HPV, alguns causam verrugas na pele, outros na zona genital, outros na mucosa da boca e nas vias respiratórias, alguns somente originam as verrugas enquanto outros estão relacionados com doenças mais graves, como o câncer.

O que você deve saber é que as verrugas são geradas por uma predisposição imunológica, ou seja, se o corpo está em equilíbrio e sua imunidade está alta, não tem porquê ter uma grande quantidade de verrugas espalhadas pelo seu corpo.

Portanto, é bom que você saiba qual é a forma adequada de remover uma verruga, contudo, ela também é um sinal que seu organismo está dando de que algo não está bem e que é importante prestar atenção.

Arrancar verruga faz mal? O que acontece?

As verrugas costumam ser contagiadas por contato. Normalmente, aparece apenas uma e, conforme você a toca, pode espalhá-la para outras partes do corpo.

A forma que costumam ser contagiadas são:

  • Ao tocar a lesão.
  • Ao arranhá-las.
  • Através de esfoliações.
  • Dispersão por áreas de pele machucadas ou expostas a agentes irritantes.

Às vezes, costuma haver certa demora entre o contágio e o aparecimento das lesões. Este tempo pode ser por volta de 6 meses a vários anos. Portanto, é importante ter cuidado com a manipulação das verrugas, já que talvez não note imediatamente este contágio, mas em certo tempo podem aparecer várias lesões que talvez você não relacione com esta primeira que teve.

É por isso que não é nada recomendável remover as verrugas arrancando-as. O mais provável é que a espalhe para outros lugares e não tenha apenas uma verruga para se preocupar, mas sim muitas delas.

Além disso, uma característica de todas as verrugas é que são vascularizadas. Quer dizer que por dentro da lesão há um vaso sanguíneo que fornece os nutrientes necessário para ela se manter. Esta é um característica que também permite diferenciar as verrugas de outros tipos de lesões parecidas. A verruga tem um vasinho interno e outras lesões não.

Portanto, ao arrancar uma verruga, é muito provável que a lesão sangre bastante.

É por isto que te sugiro recorrer a outros tipos de tratamentos para eliminar as verrugas de uma forma mais eficaz e que não cause complicações.

A melhor coisa a se fazer é consultar um(a) profissional que poderá te indicar diversos tratamentos, tanto com medicamentos quanto cirúrgicos, inclusive é preferível que tente tratá-la com remédios caseiros, mas nunca tentar arrancá-las.

Portanto, arrancar verruga faz mal? Sim, do ponto de vista que você poderá espalhar o problema por outras regiões do corpo, sem falar do incômodo sangramento que pode ser provocado.

Como eliminar uma verruga

Lembre-se do que comentei anteriormente: as verrugas são sinais de que há algo errado no seu corpo, portanto, além de removê-las é bom prestar atenção em como está seu organismo no geral. Basicamente, observe sua digestão, seus hábitos e avalie o que, de tudo isto, pode não ser saudável para você.

Em relação a como remover as verrugas, você pode fazer isso através de medicamentos, submetendo-se a um procedimento cirúrgico ou também usando remédios caseiros, alguns dos quais são altamente eficazes, bem como tratamentos medicamente aceitos. Conheça algumas opções de como arrancar verrugas:

Tratamento médico farmacológico

Se consultar um(a) profissional, ele pode te indicar algumas substâncias para eliminar a verruga. A maioria destes produtos agem queimando a lesão. Após aplicá-los, aparecerá uma casca e, em seguida, a verruga cairá praticamente sem deixar marcas.

Os mais utilizados são:

  • Ácido salicílico.
  • Ácido retinoico.

O tratamento costuma ser lento, mas justamente por deixar poucas marcas é o mais indicado para áreas muito sensíveis como, por exemplo, o rosto.

Tratamentos cirúrgicos

Se a verruga for pediculada, ou seja, que sua união com a pele é fina ou também se está em um lugar não muito visível, é possível recorrer à remoção cirúrgica da lesão. Podem ser utilizados diversos métodos, como:

  • Criocirurgia: é aplicado frio para queimar a lesão, que forma uma casca e a verruga cai.
  • Laser: a verruga também é queimada, mas através de calor.
  • Microcirurgia: com instrumentos delicado se remove a lesão.

Todas estas técnicas podem deixar algum grau de cicatriz. Isto depende do lugar onde ocorre a lesão, do tipo de pele e dos cuidados posteriores à remoção da lesão.

Não é um método adequado para áreas muito expostas, como o rosto ou as mãos.

Remédios caseiros

Algumas sustâncias naturais podem ser muito eficazes para o tratamento das verrugas. É importante escolher somente uma e ser constante em seu uso, quanto mais tempo manter a substância sobre a lesão, mais eficaz será o tratamento. Um método bastante útil é aplicar o remédio durante a noite e deixá-lo agir até a manhã seguinte.

Você deve certificar-se de que este remédio não esteja tocando a pele saudável, já que muitas vezes a substância é irritante e pode causar incômodos se for aplicada fora da verruga.

Entre os melhores remédios caseiros para as verrugas estão:

  • Alho.
  • Cebola.
  • Caucho.
  • Ghee com cúrcuma.
  • Altamisa.
  • Aloe vera.

Agora que você já sabe que arrancar verruga faz mal, no seguinte artigo você pode vai conhecer mais sobre as verrugas no pescoço: causas e remédios.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Arrancar verruga faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Egawa N, Doorbar J. The low-risk papillomaviruses. Virus Res. 2017 Mar 2;231:119-127. doi: 10.1016/j.virusres.2016.12.017. Epub 2016 Dec 28. PMID: 28040475.
  • Rouf R, Uddin SJ, Sarker DK, Islam MT, Ali ES, Shilpi JA, Nahar L, Tiralongo E, Sarker SD. Antiviral potential of garlic (Allium sativum) and its organosulfur compounds: A systematic update of pre-clinical and clinical data. Trends Food Sci Technol. 2020 Oct;104:219-234. doi: 10.1016/j.tifs.2020.08.006. Epub 2020 Aug 19. PMID: 32836826; PMCID: PMC7434784.
  • Loo SK, Tang WY. Warts (non-genital). BMJ Clin Evid. 2014 Jun 12;2014:1710. PMID: 24921240; PMCID: PMC4054795.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Arrancar verruga faz mal?
Arrancar verruga faz mal?

Voltar ao topo da página