Doenças infecciosas

Verrugas no pescoço: causas e remédios

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 2 outubro 2020
Verrugas no pescoço: causas e remédios

As verrugas, diferente daquilo que algumas pessoas chamam de 'sinal de carne', são pequenas lesões cutâneas que podem aparecer em praticamente qualquer parte do corpo e são causadas pelo chamado vírus do papiloma humano (HPV). As áreas mais comuns em que aparecem são pescoço, axilas, seios, pálpebras, mãos e pés. Diante do seu aparecimento, é necessário tratá-las a fim de eliminar as mesmas e evitar sua propagação, e este tratamento dependerá do lugar onde estiverem.

Neste artigo do ONsalus te explicamos as causas do aparecimento das verrugas no pescoço, um dos locais mais frequentes, e te mostramos alguns remédios caseiros para eliminá-las de forma fácil e segura. O modo mais infalível será consultar um especialista.

Índice

  1. Causas do aparecimento de verrugas no pescoço
  2. Remédios caseiros para as verrugas no pescoço
  3. Como acabar com verrugas no pescoço

Causas do aparecimento de verrugas no pescoço

As verrugas, como comentamos anteriormente, podem aparecer em várias partes do corpo, de forma mais ou menor evidente. No entanto, as verrugas no pescoço e no rosto costumam ser mais incômodas e também visíveis.

O vírus do papiloma humano (HPV), seu causador, produz uma infecção na pele que gera pequenos tumores não malignos, ou seja, inofensivos. As verrugas podem adquirir uma cor diferente de acordo com a pessoa, desde a cor de carne até o marrom ou tons de vermelho, e serem planas ou avolumadas.

Algumas delas desaparecem sem a necessidade de tratamento, mas a maioria costuma permanecer bastante tempo e, por isso, é aconselhável mantê-las sob controle e procurar tratá-las. Saiba que são muito contagiosas, seja por contato direto, quanto através de roupas ou toalhas utilizadas por pessoas com verrugas.

Verrugas no pescoço: causas e remédios - Causas do aparecimento de verrugas no pescoço

Remédios caseiros para as verrugas no pescoço

Para começar, nunca tente cortar, arrancar nem estourar uma verruga, pois isto somente danificará sua pele e não é nada eficaz. O método mais eficiente é um tratamento médico que te permita queimá-la, para que finalmente desapareça, mas antes de tudo, gostaríamos de te recomendar alguns remédios caseiros que podem ser úteis diante de pequenas verrugas mais leves:

  • Leite de figo: um dos remédios mais conhecidos consiste em extrair o leite de um figo que ainda não está maduro e aplicá-lo na verruga várias vezes ao dia, cobrindo-a com uma venda em seguida. Repita o processo durante uma semana.
  • Suco de limão: como sempre dizemos, o limão é um excelente anti-inflamatório e antisséptico, por isso que neste caso também pode ser útil. Aplique o suco diretamente na verruga uma vez pela manhã e outra durante a noite.
  • Vinagre de maçã: este produto possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, ideais para combater as pequenas verrugas. Molhe um algodão com vinagre e deixe-o alguns minutos sobre a área em questão; depois não esqueça de cobrir a área com uma venda.
Verrugas no pescoço: causas e remédios - Remédios caseiros para as verrugas no pescoço

Como acabar com verrugas no pescoço

Se a verruga não desaparecer com o passar dos dias ou demorar muito, o melhor é optar pelo tratamento médico. A seguir, te mostramos os mais comuns:

  • No mercado são comercializados diferentes produtos químicos, como os cremes com ácido salicílico, que ajudam a eliminar a verruga pouco a pouco da pele. Para obter os resultados esperados é preciso ser muito constante, aplicando o creme diariamente e seguindo o tratamento durante várias semanas para garantir que a verruga desapareça por completo.
  • A cantaridina é outra substância que pode ser aplicada por um médico sobre a verruga para queimá-la. Após o tratamento, deverá ser colocada uma bandagem sobre a verruga e deixá-la por volta de 24 horas tampada. Posteriormente, o médico fará a remoção da pele morta ou repetirá o tratamento se notar que ela não sumiu completamente.
  • A crioterapia consiste no congelamento da verruga através de nitrogênio líquido. Com o passar dos dias a verruga deve cair sem deixar nenhum rastro. Contudo, com este método o vírus não é eliminado e isso pode provocar o crescimento de novas verrugas futuramente.

Caso tenha qualquer dúvida sobre o tema, indicamos consultar um profissional para cuidar das verrugas e evitar que o problema piore. Se quiser saber mais sobre o vírus do papiloma humano te recomendamos o artigo papiloma humano em homens: sintomas e tratamento.

Verrugas no pescoço: causas e remédios - Como acabar com verrugas no pescoço

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Verrugas no pescoço: causas e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema imunitário.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Verrugas no pescoço: causas e remédios