Verrugas

Como saber se uma verruga está secando

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. Atualizado: 28 maio 2023
Como saber se uma verruga está secando

As verrugas são lesões de pele muito comuns que muitas pessoas desenvolvem em diferentes partes do corpo. Elas são causadas por infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Embora muitas dessas protuberâncias sejam inofensivas, são esteticamente desagradáveis e às vezes incômodas. Entretanto, com tratamentos específicos, indicados por um especialista, eles podem ser removidos completamente com sucesso. O mais importante é saber se a verruga está secando durante o processo farmacológico e clínico. Para isso, é essencial observar a mudança de cor da verruga (para um tom de pele diferente), seu tamanho (para um menor) e sua textura (mais áspera e escamosa). Estas observações são um bom sinal de que o tratamento está funcionando, pois há mudanças óbvias na aparência da verruga.

Neste artigo do ONsalus vamos explicar como saber se uma verruga está secando, como ela se parece durante o tratamento com um seca verrugas e quanto tempo leva para secar, continue lendo!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para verrugas

Índice

  1. Sinais de que uma verruga está secando
  2. Por que as verrugas secam
  3. Quanto tempo leva para uma verruga seca cair?
  4. Tratamentos que secam uma verruga
  5. Dicas importantes durante o tratamento de verrugas

Sinais de que uma verruga está secando

Se você usou um seca verrugas, saiba que há uma série de sinais claros de que uma verruga está secando. Há mudanças significativas na aparência e no aspecto, embora estas dependam do procedimento a ser usado para remover a verruga. Aqui estão as principais características de uma verruga que está secando:

  • A cor: durante o tratamento, a verruga começará a ter uma cor desigual, diferente da pele, especificamente mais pálida, entre amarelo e cinza.
  • O tamanho: geralmente a lesão tende a encolher visivelmente. Isto é um bom sinal de que ela está secando.
  • A textura: no processo de secagem, uma crosta se formará sobre o tecido afetado, sendo muito áspera e escamosa ao toque. Não é aconselhável manipulá-la, pois normalmente é contagiosa.
  • Vermelhidão: também durante a secagem da verruga, a pele ao redor da verruga geralmente fica vermelha, mas cuidado, pois se for muito intensa pode ser uma indicação de que a verruga está inflamada.
  • Compatibilidade com a pele: eventualmente, a verruga se tornará quase indistinguível do resto da pele.
  • Sensação de coceira ou desconforto: à medida que a verruga seca, pode haver uma leve sensação de coceira na região.

Por que as verrugas secam

Durante o processo de desenvolvimento das verrugas, as verrugas podem começar a secar por conta própria porque o sistema imunológico da pessoa está combatendo a infecção pelo HPV, que é o vírus que causa o aparecimento dessas lesões. Quando uma verruga é detectada, o sistema imunológico ativa uma resposta imunológica baseada no ataque e na eliminação da verruga. É durante este processo que as células da verruga começam a morrer e se quebram, o que pode fazer com que a verruga eventualmente seque e caia.

Por outro lado, os tratamentos de remoção de verrugas existentes facilitam a secagem da verruga e aceleram a remoção da mesma. Entretanto, é importante ter em mente que nem todos os seca verrugas funcionam da mesma maneira para todos e que, na maioria dos casos, podem ser necessários vários tratamentos para que a verruga desapareça completamente.

Descubra neste outro artigo se arrancar verrugas faz mal.

Quanto tempo leva para uma verruga seca cair?

Dependendo do tratamento, a verruga pode levar de 2 semanas a 3 meses para secar, e em alguns casos até mesmo até 1 ano, pois isso dependerá do indivíduo e não há necessidade de se desesperar se os resultados não forem imediatos. Normalmente, quando a verruga está completamente seca, ela começará a descascar e cair da pele, o que é uma indicação de que o processo de cura já começou.

Diante disto, existem métodos que podem acelerar o processo de secagem da verruga e, portanto, fazê-la cair mais rapidamente. Alguns deles são:

  • Colocar um envoltório na verruga durante a noite para acelerar o processo de secagem.
  • Aplicar ácido salicílico na lesão a fim de esfoliar e soltar as células da área afetada é um ótimo seca verruga.
  • Outro método que seca verruga é expor a verruga à luz ultravioleta.

Antes de aplicar qualquer um destes métodos, é importante consultar um dermatologista para verificar o estado da lesão e assim evitar complicações.

Tratamentos que secam uma verruga

As verrugas podem secar-se através do uso de diferentes tratamentos. Alguns métodos considerados seca verrugas, são:

  • Medicamentos tópicos: especificamente aqueles que contêm ácido salicílico, ácido láctico ou podofilina, aplicados diretamente na verruga para promover a descamação da pele na área afetada, a fim de secá-la.
  • Criocirurgia: este é um dos tratamentos mais comumente utilizados. Consiste em congelar a verruga, aplicando nitrogênio líquido para que a verruga caia completamente da pele.
  • Cirurgia a laser: uma técnica amplamente utilizada quando a pessoa tem muitas verrugas. É realizada aplicando um feixe de luz diretamente sobre a lesão para destruir o tecido afetado e secá-lo.
  • Fita adesiva: esta é uma técnica simples e altamente recomendada quando as verrugas são poucas e pequenas. Uma fita adesiva é colocada sobre a verruga durante 6 dias, depois é retirada e a área onde a lesão foi localizada é imersa em água.
Como saber se uma verruga está secando - Tratamentos que secam uma verruga

Dicas importantes durante o tratamento de verrugas

  • Remover as verrugas da pele com tratamentos certificados previamente avaliados por um especialista, caso contrário há um risco à saúde.
  • Seguir as instruções dadas pelo médico responsável pelo tratamento para evitar que estas lesões reapareçam, pois os tratamentos não impedem que elas reapareçam.
  • Aplique a quantidade indicada de medicamento na verruga, pois o uso de quantidades excessivas não ajuda a eliminá-la mais rapidamente, pelo contrário, pode irritar e secar a pele.
  • Usar medicamentos voláteis que garantam uma ação rápida somente na área afetada. Isto evita o contato com a pele saudável e não causa danos adicionais.
  • Uma vez que a verruga tenha secado, usar cremes ou pomadas especiais, previamente indicados pelo médico, para ajudar a evitar manchas ou cicatrizes.

Agora que você conheceu alguns seca verrugas recomendados por médicos e viu quanto tempo a verruga leva para secar, não perca este artigo com remédios caseiros para verrugas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma verruga está secando, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Revenga, F y Parico, J. (2001). Las verrugas. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.elsevier.es/es-revista-medicina-integral-63-articulo-las-verrugas-13013886
  • Gerlero, P y Hernández. A. (2016). Actualización sobre el tratamiento de las verrugas vulgares en los niños. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.actasdermo.org/es-actualizacion-sobre-el-tratamiento-verrugas-articulo-S0001731016300813

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como saber se uma verruga está secando