Verrugas

Remédios caseiros para verrugas

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 30 março 2022
Remédios caseiros para verrugas

As verrugas são protuberâncias que aparecem na superfície da pele, e que a grande maioria das pessoas já teve pelo menos alguma vez na vida. Apesar de não se tratar de algo incomum, muitas pessoas podem se perguntar como elas surgem.

A principal causa é o vírus do papiloma humano, o qual pode ser contagiado pelo contato. As verrugas podem indicar problemas de saúde, assim como um problema estético para a pessoa que a sofre. Por isso, neste artigo do ONsalus te explicamos alguns remédios caseiros para verrugas.

Também lhe pode interessar: Verruga filiforme: causas e tratamento

Índice

  1. Por que temos verrugas?
  2. Tipos de verrugas
  3. Remédios caseiros para verrrugas
  4. Aspectos a se levar conta

Por que temos verrugas?

As verrugas são pequenos nódulos que podem aparecem em diferentes partes do corpo. Embora normalmente não sejam perigosas, incomodam esteticamente quando aparecem, por isso que desejamos removê-las, especialmente quando aparecem em algum lugar visível.

O vírus do papiloma humano ou HPV é a principal causa do aparecimento das verrugas, fazendo com que as células da pele se reproduzam rapidamente, causando verrugas que podem ser contagiosas e gerar incômodos. Nos casos em que a causa for um vírus, a explicação se baseia em uma deficiência do sistema imunológico, o qual é o encarregado por combater este invasor.

Consequentemente, é possível que as verrugas apareçam em fases em que o sistema imunológico está enfraquecido, e desaparecer quando ele volta ao normal. Por isso, um dos primeiros passos que devemos conhecer é prevenir as verrugas fortalecendo o sistema imunológico. Relacionado a isto, se torna interessante conhecer a luta entre os radicais livres e os antioxidantes. A alimentação possui um papel fundamental na saúde do sistema imunológico, por isso que ter uma dieta variada e equilibrada é um dos requisitos básicos.

Remédios caseiros para verrugas - Por que temos verrugas?

Tipos de verrugas

Antes de colocarmos as mãos na massa para acabar com as incômodas verrugas com remédios caseiros, devemos ver qual é o tipo de protuberância que temos.

  • Verrugas comuns. São as que aparecem com mas frequência, e consistem em um nódulo endurecido que não dói. Sua forma pode variar e atingir o tamanho de uma ervilha, além de apresentarem uma cor esbranquiçada, acinzentada ou marrom. São mais comuns nas palmas das mãos, dedos, joelhos e rosto.
  • Verrugas genitais. Aparecem na região ao redor do ânus e/ou nos genitais, podendo aparecer no interior da vagina ou no reto.
  • Verrugas plantares. São aquelas que aparecem na sola dos pés, podendo ser dolorosas. Caso apareçam várias delas, podem trazer problemas para caminhar normalmente.
  • Verrugas filiforme. São verrugas que surgem como crescimentos longos e finos nas pálpebras, rosto, pescoço ou lábios. Estes tipos de verrugas não devem ser tratadas em casa.

É importante levar em conta que nem todas as verrugas podem ser tratadas em casa com remédios caseiros. Por isso, é recomendado consultar um especialista ara que ele avalie o seu tipo da verruga e aplique o tratamento mais adequado.

Remédios caseiros para verrrugas

1. Bicarbonato de sódio

Iniciamos nossa lista de remédios caseiros para verrugas falando do conhecido bicarbonato de sódio, famoso por suas propriedades desinfetantes. Trata-se de um remédio caseiro que pode ser utilizado para eliminar as verrugas de forma natural. É recomendado misturá-lo com um pouco de vinagre branco antes de aplicá-lo sobre a verruga. Devemos deixar que a mistura faça seu trabalho por um tempo, por isso não devemos secá-la. Podemos aplicar este remédio várias vezes até conseguir fazer com que a verruga desapareça.

2. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Consequentemente, é outro remédio caseiro para verrugas, com o qual podemos impregnar um algodão e aplicá-lo sobre a verruga, para depois cobri-lo com uma fita ou esparadrapo. Veja mais sobre os benefícios do vinagre de maçã neste outro artigo.

Remédios caseiros para verrugas - Remédios caseiros para verrrugas

3. Alho

O alho é outro dos antibióticos e desinfetantes mais conhecidos, que pode ser um grande aliado para tratar o aparecimento de verrugas. Desta forma, o alho pode combater os vírus ou bactérias que causam as protuberâncias e facilitar seu desaparecimento. O mais recomendado é aplicar o alho cru na região para matar a verruga. Para isso, trituramos ele para facilitar a extração do líquido, e o aplicamos sobre a verruga.

4. Cebola

Assim como o alho, a cebola é outro remédio caseiro que pode ser eficaz contra as verrugas. A forma que devemos usá-la é igual a do alho; a esmagamos para obter o líquido e o aplicá-lo sobre a verruga.

5. Óleo de rícino

O óleo de rícino é utilizado devido as suas propriedades para tratar diversos problemas da saúde humana. Um de seus usos é o de combater problemas da pele. Este remédio caseiro para verrugas permite que elas fiquem moles além de hidratar a pele e estimular sua cicatrização.

6. Óleo da árvore do chá

Outro dos óleos que podem ser usados para tratar de forma natural as verrugas é o óleo de árvore do chá. Este é outro dos produtos utilizado com fins terapêuticos há centenas de anos, por isso que podemos aplicá-lo, em pequenas quantidades, sobre a região afetada.

Remédios caseiros para verrugas -

7. Vitaminas C e E

A vitamina C é conhecida por tratar condições na pele como a acne. Isto se deve ao fato de que este tipo de vitamina ajuda a secar a pele e facilitar o desaparecimento destas condições. No caso das verrugas, podemos fazer isso com comprimidos de vitamina C, triturando e misturando-os com um pouco de água, obtendo uma pasta espessa.

Aplicamos a pasta sobre a verruga e esperamos até a verruga secar por causa do efeito ácido. Além disso, esse mesmo efeito ácido pode irritar a pele se for usado em excesso. Podemos fazer o mesmo processo com um comprimido de vitamina E.

8. Cenoura

A cenoura é uma das hortaliças que pode ser usada como remédio caseiro para as verrugas. Para isso, devemos ralar uma cenoura e misturá-la com um pouco de azeite de oliva, obtendo uma pasta. Esta pasta deve ser aplicada sobre a verruga duas vezes ao dia.

9. Limão

O suco de limão também tem sido usado com a finalidade de matar verrugas de forma natural graças as suas propriedades antissépticas e antivirais. Para obter seus benefícios, devemos espremer o suco de um limão e aplicá-lo com um algodão durante cerca de 30 minutos, deixando-o preso com um esparadrapo.

10. Aloe vera

Um dos remédios caseiros mais utilizados para tratar condições da pele é o aloe vera. O gel desta planta, graças as suas propriedades hidratantes, facilita a cicatrização, alivia coceiras e reações alérgicas, queimaduras, etc. Neste caso, aplicar aloe vera sobre as verrugas ajuda a fazer com que estas desapareçam.

11. Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta utilizada tanto de forma interna como externa. De forma externa, o dente-de-leão possui propriedades benéficas para a pele graças ao seu efeito cicatrizante, além de melhorar a circulação sanguínea. O extrato leitoso do dente-de-leão pode ajudar a fazer a verruga cair.

Remédios caseiros para verrugas -

Aspectos a se levar conta

As verrugas podem surgir em diferentes partes do corpo e seus efeitos podem ser diferentes em função do tipo de verruga. Por isso, é recomendável consultar um dermatologista a fim de identificar a causa da verruga e seu tipo, e aplicar um tratamento adequado que facilite sua eliminação. Algumas verrugas, especialmente aquelas que aparecem na região genital, são contagiadas através do contato que ocorre nas relações sexuais.

Deve-se levar em conta que as verrugas podem ser contagiosas, por isso que este é mais um motivo para visitar um especialista. Além disso, embora geralmente as verrugas não representem um risco para a saúde, alguns tipos realmente podem causar maiores riscos. Por último, é preciso levar em conta que o uso repetido de alguns remédios caseiros pode provocar irritação na pele, e que se deve levar em conta a possibilidade de sofrer alguma reação alérgica.

Agora que você conheceu 11 remédios caseiros para verrugas, não perca este outro artigo com remédios caseiros para queimadura de ortiga na pele.

Remédios caseiros para verrugas - Aspectos a se levar conta

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para verrugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Remédios caseiros para verrugas