Partilhar

Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele

 
Por Redação ONSalus. Atualizado: 3 junho 2020
Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele

A urtiga é uma planta que tem o aspecto de erva, por este motivo é chamada de planta herbácea. Não é muito alta, seu caule é ereto com pequenas folhas dentadas e de cor verde claro. Seu caule e folhas são cobertos por pequenos pelos que fabricam veneno para se proteger. Quando uma urtiga é tocada ou esfregada, é liberado ácido fórmico no local, causando uma reação alérgica de irritação e coceira, fazendo com que apareçam urticárias e com que a pele fique vermelha e inchada, causando muita queimação.

Embora os extratos da urtiga sejam utilizados para tratar diferentes tipos de transtornos, como os renais ou as dores causadas pela artrite, a queimadura desta planta pode ser muito dolorida e incômoda. Por este motivo, no ONsalus, queremos te mostrar alguns remédios caseiros para a queimadura de urtiga na pele, embora você deva se consultar com um médico para ser tratado da melhor forma possível.

Gelo

É o remédio mais fácil que pode nos livrar de um apuro se estamos sofrendo com a queimadura de urtiga na pele. Para nos beneficiarmos de seus efeitos, devemos aplicar um pouco de gelo sobre a área afeta para ajudar a acalmar a coceira rapidamente. Aconselha-se envolver alguns cubinhos de gelo em um pedaço de pano ou utilizar uma bolsa de gelo e colocá-la sobre o local da queimadura.

Em apenas 10 minutos após aplicar o gelo sobre a queimadura de urtiga, a coceira se acalmará quase completamente, pelo menos por um tempo, até que você possa ir buscar ajuda profissional.

Água e sabão

Algo tão simples pode causar um incrível alívio na ardência, posto que nos permite limpar a área afetada para se livrar dos pelos urticantes. Deve-se molhar a área afetada com água e então passar sabonete no local e em poucos minutos a irritação irá diminuindo. É recomendável que, ao aplicar a mistura de água e sabão, utilize luvas para não sofrer os efeitos da queimadura nas mãos. Caso não tenhamos sabão disponível para tratar a queimadura de urtiga, podemos aplicar somente água, posto que também ajuda a acalmar algumas irritações. Da mesma forma, e como última opção, podemos utilizar saliva.

Urtiga na pele

Embora pareça um paradoxo, a mesma planta causadora do mal-estar devido a sua queimadura, pode aliviar os sintomas com uma simples infusão. Esta deve ser feita com uma colher de folhas de urtiga por xícara de água. Para aproveitar dos seus benefícios é possível aplicar esta infusão fria com um pano sobre a pele na parte afetada. Isto acalmará rapidamente a irritação causada pela queimadura da urtiga.

Para um tratamento a longo prazo, pode-se tomar a mesma infusão duas vezes ao dia durante uma semana para que a coceira a e ardência desapareçam definitivamente.

Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele - Urtiga na pele

Hortelã

A hortelã também é um dos remédios caseiros mais eficazes contra a queimadura por urtiga na pele. Com as folhas da hortelã inteiras, esfregue a área afetada ou triture as folhas da menta e, com o suco obtido, aplique no local da irritação para diminuir a queimação causada pela urtiga. A hortelã contém princípios antissépticos devido ao cineol, mentol, eugenol, ácido cafeico, entre outros, que dão a esta planta benefícios para tratar as condições da pele. Entre alguns dos efeitos positivos da hortelã encontramos o alívio da coceira, por isso que será de grande ajuda caso tenha os sintomas da queimadura de urtiga.

Dente de leão

Outro dos melhores remédios caseiros para urtiga na pele é moer as folhas do dente de leão, obtendo uma pasta. Em seguida se aplica esta pasta sobre a pele irritada para acalmar os sintomas causados pela queimadura de urtiga. Além disso, é possível fazer um chá das folhas secas do dente de leão para aproveitar dos seus benefícios, devido as suas propriedades para combater a urticária, mas isto terá um resultado um pouco mais lento do que quando comparado a um remédio aplicado diretamente sobre o local. O dente-de-leão tem propriedades diuréticas e depurativas, pelas quais se estimula a eliminação de toxinas, dilatando os poros através do suor.

Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele - Dente de leão

Sabugueiro

As flores secas do sabugueiro também fazem parte dos tratamentos para queimadura de urtiga. Suas propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias ajudam a acalmar os sintomas que a queimadura de urtiga produz, desinflamando a área afetada. Prepare um chá das flores secas de sabugueiro com uma colher das flores em uma xícara de água e beba duas ou três vezes ao dia durante uma semana.

Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele - Sabugueiro

Quando ir ao médico por urtiga na pele

Apesar da queimadura de urtiga não apresentar um risco grave para a saúde na maioria dos casos, algumas pessoas podem ser alérgicas à planta sem saber disso, ou podem sentir sintomas mais graves. Nos casos onde os sintomas sejam graves ou não desapareçam após várias horas, será necessário ir ao médico. Da mesma forma, é preciso levar em conta que os princípios urticantes, pelos quais a urtiga produz as reações alérgicas na pele, são conservados depois da planta já ter sido colhida durante cerca de 12 horas. Além disso, a urtiga seca ou cozida perde seus princípios urticantes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele
1 de 4
Remédios caseiros para queimadura de urtiga na pele

Voltar ao topo da página