Partilhar

Cãibra na mão: causas e soluções

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 14 agosto 2018
Cãibra na mão: causas e soluções

As cãibras nas mãos são um desconforto esporádico para algumas pessoas e, para outras, representam algo frequente. Perante esse sintoma, é normal que surjam dúvidas sobre a nossa saúde geral. Existem diferentes causas de cãibras nas mãos e, além de visitar um especialista, devemos saber em que condições elas se apresentam e se existem outros sintomas associados para chegar a um diagnóstico adequado. Para isso, criamos esse artigo do ONsalus onde explicamos o que pode ser cãibra na mão: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Cãibras nos pés: causas e tratamento

Cãibra nas mãos durante a noite

Se a cãibra na mão se apresenta unicamente durante a noite ou quando você acorda pela manhã, o problema está relacionado com uma dificuldade circulatória derivada das posturas em que você dorme. Passamos uma média de 7 horas descansado cada noite, muitas vezes na mesma postura, colocando por vezes as mãos debaixo da almofada ou os braços em posições que dificultam a circulação do sangue.

Nesses casos, é normal que, ao despertar ou a meio da noite, as suas mãos estejam completamente dormentes pela falta de uma boa irrigação sanguínea. Se esse é o seu problema, a solução passa por corrigir a sua postura ao dormir e permitir que as suas mãos e braços descansem de forma mais adequada sem dificultar a passagem do sangue.

Cãibra na mão: causas e soluções - Cãibra nas mãos durante a noite

Síndrome do túnel do carpo

Essa é uma das causas das cãibras nas mãos mais comuns junto com os problemas de circulação noturnos. A síndrome do túnel do carpo é muito comum em pessoas com trabalhos manuais monótonos e repetitivos que sempre fazem o mesmo movimento, e também em quem usa o computador de forma excessiva, escrevendo com frequência ou usando o mouse diariamente de forma constante.

Esta condição ocorre quando existe uma pressão relevante no nervo médio do pulso, o que afeta a sensibilidade e movimento nas mãos. Entre os seus sintomas, encontramos:

  • Formigamento, cãibras nas mãos e sensação de adormecimento no dedo polegar e nos três dedos seguintes.
  • Mãos dormentes durante o sono, algo que é muito comum para quem dorme sobre os pulsos.
  • Dor nos pulsos que pode se estender até ao cotovelo.
  • Dificuldade nos movimentos e para agarrar objetos pesados.

Caso você apresente esses sintomas, consulte um traumatologista para fazer um exame completo.

Cãibra na mão: causas e soluções - Síndrome do túnel do carpo

Artrite nas mãos

A artrite é uma doença degenerativa que consiste na inflamação da membrana que cobre e protege a cartilagem. Pode surgir em pessoas jovens a partir dos 25 anos e é muito comum em zonas como os pulsos e os dedos das mãos, entre outras áreas.

Esta condição pode provocar uma sensação de formigamento nas mãos e cãibras que podem ser acompanhadas de outros sintomas como:

  • Sensação de rigidez na zona afetada, especialmente no início do dia.
  • Dor articular leve.
  • Sensação de calor nas mãos.
  • Nódulos nas articulações, estas deformações surgem mais em casos avançados da condição.

No nosso artigo Artrite reumatoide: sintomas, causas e tratamento, explicamos com detalhe o que você deve saber sobre essa doença. Se você suspeita da presença dessa condição, recomendamos que consulte um reumatologista.

Cãibra na mão: causas e soluções - Artrite nas mãos

Contraturas musculares na coluna

As contraturas musculares na coluna que provocam impacto sobre um nervo podem ser umas das causas de espasmos e cãibras nas mãos. Esta condição também pode provocar cãibras nas pernas e dores ou desconforto nas costas.

Se você sente incômodo frequente nessa zona, visite um traumatólogo.

Cãibra na mão: causas e soluções - Contraturas musculares na coluna

Cãibra na mão: outras causas

Embora os problemas circulatórios ao dormir e a síndrome do túnel do carpo sejam as causas mais comuns de cãibras nas mãos, existem algumas patologias pontuais que também podem levar a esse desconforto como, por exemplo:

  • Níveis baixos de cálcio.
  • Problemas circulatórios.
  • Neuropatia periférica.
  • Doença de Parkinson.
  • Neuropatia diabética, que apenas se apresenta em casos de pessoas com níveis elevados de açúcar.

Se o desconforto é frequente e você não pode determinar a sua causa possível, recomendamos que consulte um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cãibra na mão: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário sobre Cãibra na mão: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rafaela Frazão
Hipocalemia esta relacionado com caimbras?

Cãibra na mão: causas e soluções
1 de 5
Cãibra na mão: causas e soluções

Voltar ao topo da página