menu
Partilhar

Perna falhando ao andar - Causas e soluções

 
Por Redação ONSalus. 16 março 2022
Perna falhando ao andar - Causas e soluções

O tempo vai passando e internamente nos sentimos iguais, mas pouco a pouco podemos ir notando os desequilíbrios que não prestamos atenção. Quando se manifestam em algo tão perceptível, como por exemplo, quando o ato de caminhar se vê afetado, é quando chama nossa atenção e nos preocupa.

Uma perna falhando ao andar pode ser consequência de diferentes motivos, alguns mais simples e outros mais complexos. Pode ser que apareça depois de uma atividade física muito intensa para sua capacidade, que haja algum transtorno na circulação, um problema na coluna ou nos nervos.

Para te orientar em relação às causas e o que fazer em caso de uma perna falhando ao andar, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Formigamento nas pernas e pés: causas

Perda de massa muscular

Se você não costuma praticar atividades físicas e leva uma vida sedentária, se sofre de uma doença crônica ou perdeu peso abruptamente, pode ser que seus músculos estejam mais fracos. Isto também ocorre em pessoas que ficam muito tempo de cama.

Uma perna falhando pode ser sinônimo de fraqueza e pode ser progressiva, não necessariamente está associada à idade, mas sim a hábitos pouco saudáveis. Consumir alimentos processados, bebidas alcoólicas, tabaco e ser sedentário são algumas das causas mais frequentes deste problema.

O que fazer?

Rever seus hábitos é essencial para que seus músculos possam ir recuperando a força. A digestão alterada costuma ser a primeira manifestação do problema, e ela é essencial para que seu corpo possa receber os nutrientes de forma adequada. A atividade física, o descanso adequado e o consumo de alimentos e substâncias mais saudáveis te ajudarão a deixar seu corpo em ordem.

Fadiga muscular

Se você praticou algum tipo de atividade física muito intensa para sua capacidade, é possível que os músculos da sua perna estejam cansados e, assim, você apresenta uma perna falhando ao andar.

Você pode sentir dor nas pernas, fraqueza e até podem surgir câimbras. Normalmente, estes incômodos aparecem dentro dos primeiros dias do esforço muscular e duram um certo tempo.

Também pode sentir fadiga muscular em todo seu corpo se sofre alguma doença mais geral, como por exemplo, uma infecção ou febre.

O que fazer?

É importante dar ao seu corpo o descanso que ele precisa. Alimentar-se de forma saudável e tomar água são duas práticas fundamentais para que seu corpo se recupere mais rápido, além de ajudá-lo para que possa continuar praticando atividades físicas.

Você também pode:

  • Aplicar calor.
  • Realizar massagens.
  • Tomar um anti-inflamatório.
  • Optar por uma opção analgésica natural (como a infusão de gengibre em pó).

Aconselhamos que tente não exceder muito sua capacidade física durante a prática das atividades físicas. Convém praticá-las de acordo com sua condição física. Além disso, é melhor ir aumentando estas atividades aos poucos e aumentar a intensidade apenas uma ou duas vezes na semana. Desta forma, terá menos chances de sofrer lesões e seu corpo terá uma condição física melhor.

Perna falhando ao andar - Causas e soluções - Fadiga muscular

Perna falhando por lesão muscular

Se você fez muito esforço, não havia se aquecido, levou uma pancada ou seu organismo não está em boas condições, é provável que o incômodo que sinta na musculatura da sua perna seja uma lesão, uma contração ou um ruptura, uma vez que estes são os problemas mais frequentes.

Em qualquer um destes casos, você sentirá dor nas pernas no momento da lesão e que piorará depois da atividade. Uma ruptura muscular costuma vir acompanhada de um hematoma e inchaço na região, uma câimbra é bastante abrupta em relação aos seus sintomas, mas quando massageia ou aplica calor o incômodo vai cedendo.

As câimbras frequentes podem surgir quando existe alguma falta de nutrientes no organismo ou também diante do uso de alguns medicamentos (como alguma medicação para o colesterol ou diuréticos).

O que fazer?

É importante saber o que está acontecendo, por isso que uma opinião profissional costuma ser bastante útil para saber o que você deve fazer.

Em caso de ruptura, costuma-se indicar a aplicação de frio (mesmo que haja controvérsia neste sentido, uma vez que alguns fisioterapeutas aconselham não aplicá-lo para que as próprias propriedades da inflamação ajudem a curar o músculo mais rapidamente).

Por sua vez, diante de uma contração com a perna falhandoé melhor aplicar calor, fazer massagens para melhorar a circulação no músculo afetado e alongá-lo quando sentir que consegue fazer isso.

Se o problema se repetir com frequência, é aconselhável rever seus hábitos de vida e consultar um(a) médico(a).

Problemas circulatórios

Os transtornos na circulação das pernas podem gerar esta sensação de que uma perna falhando ou ambas.

Estes problemas podem ocorrer devido a uma circulação venosa ruim ou também por um problema arterial.

Quando o transtorno está localizado nas veias, as pernas costumam serem sentidas cansadas, podem ficar inchadas e é comum que surja em pessoas que ficam muito tempo de pé. Podem ser vistas pequenas "aranhas" ou ainda varizes mais visíveis.

Quando se trata de uma situação mais grave, podem ser geradas tromboses nas varizes. Isto ocorre frequentemente em pessoas que passam muito tempo de cama e não se movem, ou também se passaram por uma cirurgia séria. Uma coisa que aumenta este risco é o tabaco.

Por sua vez, quando o problema ocorre nas artérias, a dor é o principal sintoma. Esta costuma se manifestar ao se esforçar, embora seja de pouca intensidade (por exemplo, ao caminhar).

O que fazer?

O principal a fazer neste caso da perna falhando é repousar quando tiver dor e buscar encontrar a causa quando estiver melhor.

Diante dos problemas circulatórios venosos crônicos, é recomendado o uso de meias compressoras e, principalmente, a prática de exercícios moderados frequentemente.

Se o problema tem uma origem arterial é essencial detectar se existe algum tipo de problema crônico nas artérias ou também se a falha vascular está em um nível geral, já que pode ser o sinal de que o coração está tendo problemas.

Perna falhando ao andar - Causas e soluções - Problemas circulatórios

Perna falhando por problema na coluna

Através da coluna vertebral existem os nervos que levam e trazem informações de todo o corpo. A região inferior das costas é por onde passam os nervos relacionados às pernas. Se na coluna lombar ou sacra houver um transtorno, este pode se manifestar primeiramente nas pernas, seja como dor ou fraqueza, inclusive pode apenas sentir que uma de suas pernas cede ao andar.

Algumas das possíveis causas são:

  • Traumatismo, pancada ou contração muscular na região da coluna.
  • Hérnia de disco.
  • Alguma compressão sobre a medula espinhal, por exemplo, devido a um tumor.

O que fazer?

É importante consultar um médico para saber por quê está sentindo estes incômodos e encontrar o tratamento mais apropriado.

Perna falhando por doença nos nervos

Os nervos que passam pela coluna e chegam ou saem das pernas também podem ser afetados por problemas agudos ou crônicos.

Uma intoxicação com medicamentos, álcool ou drogas, problemas no revestimento dos nervos, diabetes, doenças imunológicas, por exemplo, podem causar um enfraquecimento progressivo nos músculos, além de outros sintomas como:

  • Dor nas pernas.
  • Formigamentos.
  • Dormências.
  • Sensação de calor ou ardência.
  • Perda de sensibilidade.

Dois problemas que costumam ser descartados nestes casos de perna falhando são a Síndrome de Guillain Barré e a esclerose múltipla, ambas doenças autoimunes, que não costumam ser tão comuns, embora realmente possam se tornar crônicas e é melhor diagnosticá-las logo.

O que fazer?

Se notar um ou vários dos sintomas, convém consultar um posto de saúde e realizar uma consulta médica para que seu caso seja avaliado. A demora no diagnóstico às vezes pode tornar a solução mais difícil.

Você pode aplicar um calor suave na região que está te incomodando e buscar ter hábitos mais saudáveis que ajudem na sua recuperação, mas sem perder de vista a busca da causa dos seus incômodos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perna falhando ao andar - Causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Af Edholm K, Lidman C, Andersson S, Solders G, Paucar M. Clinical Reasoning: Leg weakness and stiffness at the emergency room. Neurology. 2019 Feb 5;92(6):e622-e625. doi: 10.1212/WNL.0000000000006885. PMID: 30718330.
  • Navalkele DD, Georgescu MM, Burns DK, Greenberg T, Vernino S. Progressive leg pain and weakness. JAMA Neurol. 2013 Apr;70(4):510-4. doi: 10.1001/jamaneurol.2013.2158. PMID: 23440264.
  • Bayer ML, Mackey A, Magnusson SP, Krogsgaard MR, Kjær M. [Treatment of acute muscle injuries]. Ugeskr Laeger. 2019 Feb 18;181(8):V11180753. Danish. PMID: 30821238.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Perna falhando ao andar - Causas e soluções
1 de 3
Perna falhando ao andar - Causas e soluções

Voltar ao topo da página