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Como aliviar a dor nas pernas

 
Por Redação ONSalus. 13 agosto 2021
Como aliviar a dor nas pernas

Todas as pessoas certamente já sentiram mais de uma vez dores musculares. É um incômodo muito comum devido à grande quantidade de causas que podem gerá-las, desde a simples exigência de correr quando não se está acostumado a fazer isso, até problemas mais complicados, como uma compressão nervosa ou problemas reumáticos, mas por sorte estas últimas razões são as menos frequentes.

Neste artigo do ONsalus, você encontrará diversas maneiras de como aliviar a dor das pernas, desde os tratamentos convencionais até as terapias naturais, com remédios caseiros - todos eles com eficácia comprovada.

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Causas da dor muscular nas pernas

Existem vários motivos pelos quais pode aparecer uma dor muscular nas pernas. Pode se tratar de uma dor localizada somente em um músculo ou em um grupo muscular, ou também, vir acompanhada de dores musculares em outras áreas do corpo. Pode se tratar de um problema agudo, que evolui em pouco tempo, ou ainda, estar se transformando em um problema crônico, no caso de já terem passado alguns meses desde que começou.

Falando da dor muscular exclusiva das pernas, podemos ver que as causas mais frequentes são:

Esforço muscular

É uma das causas mais comuns da dor aguda nas pernas. Se você submeteu as fibras musculares a um esforço muito maior do qual costuma fazer, é provável que tenha muito ácido lático circulando nos músculos, ainda mais se você não se alongou adequadamente depois de se exercitar.

O que fazer?

Se você está com uma dor muscular que apareceu no dia seguinte ao de ter feito um esforço fora do comum, pode recorrer a alguma das seguintes medidas de como aliviar a dor nas pernas:

  • Alongar os músculos que doem. Você deve fazer isso muito suavemente e, o ideal, é alongar depois de um aquecimento da área (por exemplo, fazendo um caminhada) para evitar lesioná-la.
  • Aplicar calor na área, sempre e quando não notar inchaço nem hematomas na região dolorida.
  • Massagear a área muscular. Você pode utilizar algum óleo morno (o ideal é o de sésamo que por si só fornece mais calor que os demais).
  • Ficar em repouso. Não quer dizer ficar na cama, mas não fazer mais esforços com esse músculo em específico, pelo menos por alguns dias.
  • Uma outra boa maneira de como aliviar a dor nas pernas é tomando um analgésico ou também utilizar algum dos remédios caseiros que verá mais a adiante.

Distensão muscular

Também acontece por um esforço muscular fora do comum ou sem ter aquecido o músculo antes do esforço. É comum em pessoas que não fazem um alongamento ou não tem um preparo físico adequado, ou ainda, quem sobrecarrega seus músculos.

Nestes casos, costuma aparecer uma dor quando há uma "tração muscular", a qual persiste e pode piorar ao parar a atividade. Pode, além disso, vir acompanhada de inchaço e hematoma na área onde ocorreu a distensão.

O que fazer?

Assim que sofrer um rompimento muscular, uma boa maneira de como aliviar a dor nas pernas é aplicando gelo, seja com uma compressa ou com gelo (não diretamente para não machucar a pele). Dessa forma, a inflamação e o hematoma serão limitados.

É importante que você mantenha a perna em repouso sem fazer esforços enquanto tiver a dor.

Se a dor não passar em alguns dias, piorar ou notar algum sangramento, é importante consultar um médico. Na maioria das vezes se trata de pequenos rompimentos sem maiores problemas, mas outras vezes é melhor se precaver e ter mais cuidado.

Para prevenir este tipo de lesão, é importante:

  • Fazer um bom aquecimento.
  • Alongar-se antes fazer esforços musculares.

Câimbra muscular

As contrações musculares intensas bruscas e involuntárias, conhecidas como câimbras, costumam aparecer nas panturrilhas, mas também podem aparecer em outros músculos.

A dor de uma câimbra muscular é realmente intensa e pode aparecer diante de um esforço intenso por um longo período de tempo, mas também pode ser causada ao comprimir um nervo, diante da pouca chegada de sangue no músculo (por exemplo, trombose ou arteriosclerose) ou se sua alimentação não fornece minerais suficientes para seu corpo (cálcio, potássio, magnésio).

O que fazer?

Se a câimbra ocorreu apenas uma vez e tem relação com uma atividade física em excesso, não precisa se preocupar, mas se o incômodo for persistente, se você costuma ter câimbras frequentemente, notar fraqueza nos seus músculos ou inflamação na área, é recomendável ir a um centro médico.

Quando você sofre uma câimbra a melhor coisa a se fazer é:

  • Massagear a área que dói.
  • Alongar suavemente o músculo contraído.
  • Aplicar calor no músculo contraído. Se notar inflamação ou vermelhidão, é melhor aplicar compressas frias.

Caso se trate de um problema crônico, é importante chegar na causa real do problema de circulação ou ao quê se deve a falta de minerais. Para isso, também é muito importante olhar para sua digestão, pois uma boa digestão é fundamental para que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente e cheguem onde precisam chegar. Da mesma forma, uma boa digestão ajudará a melhorar os problemas circulatórios e, assim, será uma boa forma de como aliviar a dor nas pernas.

Síndrome compartimental crônica

Trata-se de um problema que afeta atletas que exigem muito de seus músculos com atividades de impacto repetitivas. Este problema afeta não apenas os músculos, como também os nervos do compartimento muscular afetado. Também costuma ser afetado quando não é utilizado um calçado apropriado para realizar esportes.

É chamado de compartimento muscular um grupo de músculos envoltos em uma bainha, quando essa bainha não é muito flexível e os músculos ficam muito inflamados, pode se danificar os músculos e os nervos que estão junto a eles.

Entre os sintomas que costumam aparecer na área afetada estão:

  • Dor, câimbras ou ardência.
  • Fraqueza muscular.
  • Formigamento.
  • Rigidez.
  • Inchaço.

O que fazer?

Se você acredita que pode ser o seu caso, deve consultar um médico para que o dano não se torne crônico e acabe afetando outras estruturas.

Podem ser recomendados diversos tratamentos para evitar que a lesão se torne crônica ou piore, tais como:

  • Repouso.
  • Fisioterapia.
  • Massagens.
  • Analgésicos.
  • Anti-inflamatórios naturais.

Você também pode utilizar, com bastante sucesso, a acupuntura para aliviar a dor nas pernas. Em alguns caso, é necessária uma cirurgia para descomprimir o compartimento afetado.

Lesão óssea, articular ou tendão na perna

Diante de uma fratura, entorse ou algum outro tipo de lesão estrutural na perna, podem ser adotadas posições compensatórias anormais que acabam afetando outros grupos musculares que não haviam sido afetados inicialmente.

Quando isto acontece, é importante não apenas tentar acalmar a dor muscular, mas também corrigir a lesão inicial e adotar boas posições ou fazer uso de algum tipo de ajuda (por exemplo, muletas), a fim de não sobrecarregar outras áreas do corpo.

Você pode tentar melhorar a dor fazendo o repouso necessário, colocando calor no músculo que se contraiu e, é claro, fazendo um tratamento adequado da primeira lesão.

Um analgésico sintético ou natural pode ajudar a lidar com o processo.

Este outro artigo sobre pernas dormentes: causas e soluções também pode te interessar.

Remédios para dor nas pernas

Existem vários medicamentos que podem ser utilizados e são ótimas opções de como aliviar dor nas pernas após excesso de esforço, uma lesão muscular ou uma câimbra, sempre tentando saber qual é a causa e corrigindo-a o quanto antes.

Além disso, é importante esclarecer que estes remédios para dor nas pernas não podem ser tomados por muito tempo, por diversos motivos:

  • Podem gerar efeitos colaterais adversos: como problemas digestivos, sangramentos, problemas no fígado ou nos rins.
  • Existe o risco de que a lesão se torne crônica, ou seja, não passe sozinha e não melhore com o passar do tempo.
  • Os sintomas sejam omitidos e não seja buscada a verdadeira causa do problema: trombose na circulação sanguínea, falta de nutrientes, etc.

Entre os analgésicos/anti-inflamatórios mais comumente utilizados estão: ibuprofeno, diclofenaco e acetaminofeno ou paracetamol. Lembre-se que sempre é necessária a prescrição médica de acordo com cada caso em particular.

Remédios caseiros para a dor muscular nas pernas

Os remédios caseiros para a dor muscular nas pernas costumam ser melhor aceitos pela digestão, consequentemente, costumam ter um efeito melhor e menos efeitos colaterais indesejados, mas não é porque são naturais que podem ser tomados de forma indiscriminada, pois também se pode cair na armadilha de encobrir o sintoma e não procurar a verdadeira causa do problema.

Entre as melhores opções caseiras de como aliviar a dor nas pernas, estão:

  • Gengibre: o melhor é o gengibre em pó, já que não produz acidez naquelas pessoas que costumam ter problemas deste tipo. Tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, além de melhorar a digestão.
  • Cúrcuma: também é um potente anti-inflamatório, entre outras propriedades. É melhor adicionar esta especiaria ao final da cocção, na medida de uma colher de café por porção. É melhor consumi-la desta forma do que em comprimidos ou pílulas, já que sua digestão é facilitada ao colocá-la em contato com as enzimas presentes na saliva.
  • Massagens com óleo de gergelim: quando as lesões precisam de calor (câimbras musculares, distensão muscular, contrações por esforço), podem ser feitas massagens com óleo de gergelim morno. Também é bastante útil para melhorar a circulação nas articulações que costumam fazer ruídos e para melhorar o ressecamento corporal em geral.

Agora que você já sabe como aliviar a dor muscular nas pernas, as causas, tratamentos e também remédios naturais para acabar com essas dores, recomendamos que assista o seguinte vídeo com um passo a passo para fazer uma massagem relaxante nas pernas:

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor nas pernas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Arnold, M. J., & Moody, A. L. (2018). Common running injuries: evaluation and management. American family physician, 97(8), 510-516.
  • Abaïdia, A. E., Lamblin, J., Delecroix, B., Leduc, C., McCall, A., Nédélec, M., ... & Dupont, G. (2017). Recovery from exercise-induced muscle damage: cold-water immersion versus whole-body cryotherapy. International journal of sports physiology and performance, 12(3), 402-409.
  • Nicol, L. M., Rowlands, D. S., Fazakerly, R., & Kellett, J. (2015). Curcumin supplementation likely attenuates delayed onset muscle soreness (DOMS). European journal of applied physiology, 115(8), 1769-1777.

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