Partilhar

Como evitar a gripe

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Como evitar a gripe

A gripe é um dos vírus mais recorrentes com que todos nós lidamos ao longo da vida. É especialmente comum em pessoas com sistema imunitário débil, como as crianças e os idosos. Embora estejamos propensos a ter gripe o todo o ano, é nos meses de inverno que o risco de contágio aumenta. Isso acontece devido, especialmente, às mudanças de temperatura repentinas que provocam o enfraquecimento do nosso sistema imunitário. Você se quer livrar do contágio? Continue lendo esse artigo do ONsalus e descubra como evitar a gripe com esses conselhos eficazes!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para gripe
Passos a seguir:
1

É importante não confundir gripe com resfriado. A primeira se pega por contágio de um vírus, que origina sintomas intensos que se manifestam com rapidez. A febre, as dores de cabeça e as dores corporais são características comuns e surge sob a forma de epidemia, afetando muitas pessoas.

Por outro lado, o resfriado, embora também provenha de contágio de um vírus, é mais comum e os seus sintomas estão principalmente relacionados com a congestão das vias respiratórias, secreção nasal e espirros. Os sinais como a febre, a dor de cabeça ou dores musculares quase nunca se verificam.

Os principais sintomas da gripe são:

  • Febre de 39ºC ou mais.
  • Dor de cabeça.
  • Dores corporais.
  • Apatia e cansaço.
  • Calafrios.
  • Quando a febre baixa, podem aparecer outros sintomas característicos como a tosse seca, dor de garganta ou problemas respiratórios.
Como evitar a gripe - Passo 1
2

Para evitar a gripe, assim como acontece com qualquer outro vírus, é importante manter as nossas defesas bem altas, com um sistema imunológico saudável e em bom estado. Isso é mais simples do que você pensa, basta levar uma dieta equilibrada em que se consomem diariamente frutas frescas e vegetais para obter os mais variados nutrientes e vitaminas. Além disso, não devemos deixar de parte as proteínas magras e os alimentos ricos em antioxidantes como os frutos vermelhos, a laranja, o limão, o quivi ou as verduras, ricas em vitamina C que melhoram as nossas defesas.

Você deve evitar uma vida sedentária e realizar exercício frequentemente. Essa é a chave para um corpo e mente sãos, dificultando em grande medida o contágio do vírus.

Como evitar a gripe - Passo 2
3

Os surtos de gripe são mais frequentes durante o outono e o inverno. Isso se deve ao frio que pode afetar a forma como o sangue circula pelas nossas mucosas, fazendo com que fiquemos mais propensos a inalar qualquer vírus mais facilmente. O contágio pode ocorrer quer pelo ar ou por contato com fluidos infectados.

Por essa razão, para prevenir a gripe, é importante que durante as épocas de frio estejamos sempre bem abrigados, protegendo em especial zonas como os pés e a cabeça, que nos ajudarão a manter uma temperatura corporal adequada.

Você deve ter em mente o quão importante é respirar pelo nariz e não pela boca, pois os pelos da zona nasal ajudam a impedir a passagem de bactérias e vírus, enquanto que pela boca não existe nenhum filtro que impeça a sua entrada.

Nos meses frios, é ainda mais importante manter uma boa dieta e comer alimentos ricos em vitamina C.

Como evitar a gripe - Passo 3
4

Não compartilhe objetos pessoais com ninguém. Os talheres, pratos, copos e qualquer objeto que possa ter estado em contato com a saliva ou mucosidade de outras pessoas não deve ser compartilhado. O vírus da gripe é muito contagioso e basta entrar em contato com os fluídos de alguém infectado para correr o risco de sofrer esta condição.

Você deve manter as mãos limpas e, se você achar que tocou em algum objecto pessoal de uma pessoa com gripe, você deve lavar as mãos muito bem. Esta é a chave para evitar esta patologia.

Como evitar a gripe - Passo 4
5

Para prevenir a gripe você deve manter a casa e espaços de trabalho bem ventilados, de forma a evitar que o ar se mantenha carregado de vírus e bactérias. Inclusive durante os meses de inverno, convém ventilar a casa pelo menos 5 minutos por dia durante as horas de maior calor.

6

Os espaços mal ventilados e com maior aglomeração de pessoas são ideais para promover o contágio de gripe, especialmente durante os meses de inverno. Sempre que possível, evite esses espaços. Se você não conseguir, é importante que mantenha a sua higiene e evite a troca de fluídos e objetos pessoais com desconhecidos.

Para além disso, você deve ter em mente que também pode ser portador da gripe e, por isso, quando você se encontra neste tipo de espaços, é conveniente tampar convenientemente a boca ao tossir ou espirrar. Você também deve lavar bem as mãos e usar lenços para descartar após o contato com a saliva e, assim, evitar que outras pessoas sejam contagiadas.

7

A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar a gripe, sendo especialmente recomendada para grupos de maior risco como:

  • Crianças menores de 5 anos;
  • Grávidas;
  • Maiores de 65 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas que tenham um sistema imunológico mas débil;
  • Trabalhadores da área de saúde.

Embora a vacina não tenha o mesmo efeito em todos os pacientes, já que o vírus da gripe muda frequentemente e cada sistema imunológico é diferente, esta alternativa pode reduzir a possibilidade de sofrer desta condição ou de ter sintomas muito fortes no caso de você se contagiar.

Como evitar a gripe - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a gripe, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Como evitar a gripe

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar a gripe
1 de 6
Como evitar a gripe

Voltar ao topo da página