Partilhar

Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais

 
Por Nídia Figueira, Editora e redatora ONsalus. 13 maio 2020
Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais

O nariz fica entupido de forma mais ou menos frequente em muitas pessoas devido a uma reação ante a um agente externo, como um ataque de vírus ou bactérias, que pretendem danificar nosso sistema imunológico e para nos defender destes. Estes podem causar uma inflamação dos tecidos, chamada de rinorreia, ou uma reação do nosso sistema imunológico, que para eliminá-los gera muco.

Este muco e a irritação estão localizados na parte alta do nariz e podem causar a sensação de obstrução das vias respiratórias, mas além disso, de noite esta sensação costuma se agravar. Neste artigo do ONsalus, vamos responder a falar sobre o nariz entupido à noite: causas e remédios naturais. Continue lendo para saber mais.

Por que o nariz entope à noite?

Os motivos que fazem com que o nariz fique entupido à noite são vários e, a seguir, vamos mostrá-los:

  • Menor umidade do ambiente: ao fechar um cômodo ou não ter circulação aérea, o ar vai perdendo umidade e se torna mais áspero ao ser respirado, causando irritação e inchaço nas vias respiratórias.
  • Deitar-se: a posição do nosso corpo ao deitarmos dificulta que as fossas nasais possam realizar uma drenagem adequada para que o muco saia e limpe-as, pois a força da gravidade não consegue ajudar a expeli-lo até o exterior das cavidades nasais, impedindo assim a limpeza destas.
  • Alergia: ao pó, a algum elemento do colchão, ao detergente, etc. Nossa cama pode ser um grande aliado dos alérgenos, já que as fibras do colchão, da almofada e lençóis podem conter grandes quantidades de ácaros ou substâncias que geram reações alérgicas.
  • Desvio de septo: muitas pessoas têm desvio de septo, isto é, o osso longo do nariz um pouco desviado, o que faz com que uma das fossas nasais seja menor e o ar circule com mais dificuldade. Se dormimos com a barriga para baixo ou de lado e ficamos deitados no lado oposto ao que temos o desvio de septo, a respiração é dificultada, já que pela pressão do próprio corpo, nossa fossa nasal mais ativa fica bloqueada e devemos realizar a operação respiratória pela fossa nasal com a qual temos mais dificuldade. Isto pode nos causar a sensação de que temos o nariz congestionado.
  • Sinusite: a sinusite é a inflamação ou infecção dos seios nasais que estão na testa e dos lados do nariz. Ficam inchados e podem conter grandes quantidades de muco, o que pode causar uma pressão nos olhos, bochechas ou cabeça, que podem levar a dor de cabeça e dificuldades respiratórias, além de graves infecções. Durante a noite, ao deitarmos, esta sensação pode aumentar, pois não se elimina a infecção da região e gera-se a sensação de ter o nariz entupido.
  • Rinite crônica ou alérgica: muitas pessoas sofrem pequenas alergias respiratórias que podem causar uma inflamação constante e crônica nos tecidos da região nasal. Durante a noite, a inflamação pode se agravar devido ao cansaço acumulado durante todo o dia.
  • Dano nos canais nasais causado por medicamento de ação direta: isto pode ocorrer por muitos motivos, mas um agravante muito comum é o uso diário e abusivo de medicamentos para desbloquear as vias respiratórias. Se for aplicado frequentemente pensando que pode te ajudar a descongestionar o nariz, talvez esteja gerando um efeito contrário, já que está causando uma irritação constante.
  • Protuberâncias e tumores na região: o aparecimento de pequenos pólipos nasais, protuberâncias, acúmulo de células ou tumores pode ser outro elemento que influencia nesta sensação respiratória.
  • Maior atenção com a respiração: muitas vezes, o nariz esteve entupido durante o dia todo de uma forma sutil, mas ao chegar a noite e nos deitarmos, percebemos esta situação, já que deixamos de receber estímulos externos e começamos a prestar mais atenção no nosso corpo, o que nos leva a notar a sensação de ter o nariz entupido à noite e estar mais conscientes sobre isso em comparação ao resto do dia.
Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais - Por que o nariz entope à noite?

Nariz entupido à noite: o que fazer

Como descongestionar o nariz entupido de forma recorrente? A seguir, apresentamos alguns conselhos para prevenir o nariz entupido à noite e ter um melhor descanso noturno:

  • Umidificador de ar: colocar este aparelho em nosso quarto nos ajuda a manter os níveis de umidade do ar elevados e a ter uma menor irritação das fossas nasais.
  • Beber água ou chás em abundância: já que ajuda a diluir o muco. As infusões de gengibre, limão, mel ou lúcia-lima são boas aliadas para a eliminação do muco.
  • Não ingerir laticínios: os laticínios potencializam a criação de muco, por isso que devemos evitá-los se temos esta doença. Isto ajudará a nos sentirmos melhor e com o nariz desobstruído.
  • Respiração cruzada: consiste em inspirar por uma fossa nasal, tapando a outra com os dedos, e em seguida expirar pela que esteve tampada, mantendo a que foi usada para inspirar tampada, invertendo o processo depois. Ou seja, se inspiramos pela fossa nasal esquerda devemos expirar pela direita; depois inspiramos pela direita e expiramos pela esquerda.
  • Limpeza e ventilação do quarto: manter o espaço onde dormimos limpo e ventilado pode nos afastar dos ácaros e melhorar as alergias.

Como aliviar nariz entupido à noite

No caso da prevenção não tenha sido suficiente, seu nariz já está entupido e esteja com dificuldade para respirar, te apresentamos a seguinte lista de remédios que poderá usar para melhorar sua situação:

  • Colocar uma compressa úmida quente no nariz para melhorar o fluxo sanguíneo e aumentar os níveis de umidade do ar.
  • Água salgada ou soro fisiológico: fazer uma limpeza na região com água salgada ou soro fisiológico para eliminar os elementos externos e o muco.
  • Realizar massagens circulares com as pontas dos dedos, aplicando força nas áreas dos seios nasais laterais e superiores, ou seja, no osso que fica nas bochechas e entre os olhos. Dar leves pancadinhas com as pontas dos dedos também pode ajudar. Coloque algumas gotas de óleo essencial de menta para um melhor resultado.
  • Fazer inalações de vapores de eucalipto ou menta antes de ir dormir. Facilitará a limpeza da região, a eliminação do excesso de muco e a sensação de frescor e de desentupimento das fossas nasais.
  • Erguer a cabeça colocando dois travesseiros ou mais para deitar, mantendo a cabeça elevada para melhorar a secreção do muco para fora.
  • Uso de medicamentos: no caso deste problema ocorrer frequentemente e causar um problema sério no bem-estar devido a uma possível infecção ou por problemas respiratórios graves, você deverá ir ao seu médico e seguir o tratamento farmacológico que ele indicar.
Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais - Como aliviar nariz entupido à noite

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais

O que lhe pareceu o artigo?

Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais
1 de 3
Nariz entupido à noite: causas e remédios naturais

Voltar ao topo da página