Partilhar

Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 8 outubro 2020
Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios

A obstrução das fossas nasais é um problema que causa bastante incômodo para quem o sofre, sendo que a dificuldade em respirar pode desencadear outras alterações, as quais podem pôr o paciente em risco.

A sensação de nariz entupido seco ocorre frequentemente por diferentes causas e pode fazer com a pessoa afetada tenha que respirar pela boca, o que não é muito aconselhável. Além disso, esta congestão nasal pode causar transtornos auditivos, assim como roncos, transtornos no sono e, inclusive, o que se conhece como apneia do sono. A seguir, neste artigo do ONsalus, você aprenderá muito mais sobre o nariz entupido sem catarro: as causas que o desencadeiam, os tratamentos médicos adequados e os remédios caseiros mais utilizados para aliviar este incômodo.

Nariz entupido sem catarro: causas

A congestão nasal sem catarro pode acontecer por diversas causas, entre as quais podemos citar:

  • Processos infecciosos dos seios paranasais ou das adenoides: o acúmulo de secreção em cavidades, como os seios paranasais, ou outras cavidades do rosto que vão até o nariz podem provocar a obstrução nasal e, ao mesmo tempo, causar uma sinusite. A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios paranasais, o que gera um obstáculo nasal.
  • Conchas nasais maiores que o normal ou inchadas: as alergias ou as infecções provocam a obstrução nasal devido ao inchaço das conchas nasais.
  • Presença de corpo estranho: esta sensação de nariz entupido sem catarro devido a um corpo estranho é comum de ocorrer em crianças, pois estas têm o hábito de colocar pequenos objetos como botões, sementes, amendoins e pingentes de colares nas fossas nasais, fazendo com que elas fiquem obstruídas.
  • Aumento de tamanho das adenoides: fazem parte do sistema linfático, estão localizadas na parte alta das amídalas, atrás do nariz e podem aumentar de tamanho por causa de um processo infeccioso, o que gera dificuldade para respirar. Esta condição é muito frequente em crianças.
  • Cistos ou tumores nasais: em alguns casos, o nariz entupido pode ocorrer devido a presença de tumores benignos, malignos ou um cisto. Geralmente, este costuma ficar entupido no lado onde está a lesão.
  • Desvio do septo nasal: o septo nasal é um osso que serve de divisor entre o lado direito e esquerdo do nariz. Quando este septo se move para um lado, pode obstruí-lo. Este desvio pode existir desde o nascimento ou surgir posteriormente, após um traumatismo durante o decorrer da vida, originando uma obstrução nasal sem a presença de catarro.
  • Atresia de coana ou estenose da abertura piriforme: esta alteração ocorre quando a parte de trás do nariz está fechada por um osso ou tecido ao nascer. Esta obstrução pode ser bilateral ou unilateral. Quando é bilateral, pode ser vista no momento do nascimento, diferente da unilateral, que é notada anos após o nascimento.
  • Pólipos nasais: na mucosa nasal, pode ser observado um crescimento em forma de cacho de uva que gera o que se conhece como pólipos nasais, os quais podem causar obstrução nasal e dificuldade para respirar.

Nariz entupido seco: sintomas associados

Os sintomas que podem acompanhar o nariz entupido sem catarro são:

  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Dor de cabeça ou na face;
  • Ouvidos tampados;
  • Boca seca;
  • Sangramento nasal;
  • Alterações no sono;
  • Baixo rendimento, especialmente durante atividades esportivas;
  • Perda da concentração;
  • Irritabilidade;
  • Alteração da libido.

Nariz entupido sem catarro: tratamento médico

No momento em que for determinada a causa do nariz entupido seco, o tratamento deve ser voltado para o que está provocando a congestão. O especialista indicado para tratar esta condição é o otorrinolaringologista.

Inicialmente, será feito um exame físico minucioso para ter um diagnóstico preciso e, de acordo com os sintomas que o paciente apresentar, serão indicados medicamentos por via oral ou aplicados localmente em forma de spray, a fim de desinchar a mucosa nasal e permitir a passagem do ar.

Em alguns casos, para solucionar a obstrução, será necessário fazer uma cirurgia caso haja um desvio do septo nasal, presença de cistos, pólipos ou tumores.

O tratamento será eficaz desde que seja feito um bom diagnóstico, por isso, não hesite em consultar um médico quando apresentar uma obstrução nasal ou dificuldade para respirar.

Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios - Nariz entupido sem catarro: tratamento médico

Remédios caseiros para o nariz entupido seco

Para descongestionar o nariz é possível testar alguns remédios naturais. Entretanto, você deve saber que estes remédios não substituem, sob nenhuma circunstância, os tratamentos médicos e somente devem ser utilizados se não forem prejudiciais para sua saúde.

  • Óleo de eucalipto: é um bom descongestionante nasal anti-inflamatório e antibacteriano, por isso que é ideal utilizá-lo quando se está com a sensação de nariz entupido sem catarro. Você deve utilizar algumas gotas deste óleo essencial em um lenço inspirando seu aroma. Você também pode colocá-lo no seu travesseiro para prevenir a congestão nasal e respirar muito melhor enquanto dorme.
  • Cebola: é recomendado descascar, cortar e cheirar uma cebola por 5 minutos. Com isto, as fossas nasais serão descongestionadas. Se você está com a sensação de nariz entupido sem catarro durante a noite, coloque uma cebola cortada ao meio no quarto próximo da sua cama para respirar melhor durante a noite enquanto dorme.
  • Gengibre: é um remédio natural com vários usos, sendo um excelente descongestionante nasal. Você pode consumi-lo ralado ou misturando uma colher pequena do mesmo em um copo d'água quente e tomando esta infusão. Além disso, também pode fazer inalações com o vapor desta infusão.
  • Alho: é um remédio caseiro natural utilizado muitas vezes como antiviral nos casos de infecções virais, gripe ou resfriado. O cheiro do alho permite descongestionar as fossas nasais, permitindo uma melhor respiração.
  • Bebidas quentes: as infusões ou chás quentes aliviam a inflamação das membranas do nariz e da garganta, por isso que é recomendado tomar bebidas quentes várias vezes ao dia e antes de dormir a fim de melhorar a respiração.
  • Inalações de vapor: através do vapor são umidificadas as vias aéreas aliviando a congestão nasal. A função do vapor é amolecer a mucosa nasal.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios

O que lhe pareceu o artigo?

Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios
1 de 2
Nariz entupido sem catarro: causas, tratamento e remédios

Voltar ao topo da página