Não consigo defecar, sinto um bloqueio: o que posso fazer?
As pessoas que não conseguem defecar e sentem um bloqueio têm diversas opções, desde adotar hábitos alimentares mais saudáveis até consultar um médico para remoção manual, irrigação com água ou outros tratamentos, conforme apropriado.
Se o bloqueio fecal não for removido, pode levar a sérias complicações de saúde para o paciente; por isso, é importante amolecer as fezes e facilitar a passagem. Em casa, é possível aplicar enemas, embora enemas prontos também possam ser comprados em farmácias.
Aqui, no ONsalus, explicamos o que você pode fazer se não conseguir evacuar e sentir uma obstrução, além de oferecermos orientações e recomendações para ajudá-lo a se sentir melhor.
Por que não consigo defecar e sinto um bloqueio?
O bloqueio que você sente quando tenta defecar e não consegue é conhecido como fecaloma. Essa massa de fezes se acumula na área do reto e do cólon e pode ser causada por uma obstrução intestinal, embora existam outras causas possíveis a serem consideradas.
Muitos fecalomas são facilmente resolvidos com o uso de laxantes ou enemas prescritos e supervisionados por médicos, que podem ser preparados em casa ou comprados em farmácias. No entanto, em alguns casos, é necessário ir ao pronto-socorro para evitar mais complicações. Além de estarem localizados no reto, os fecalomas também podem ser encontrados no cólon sigmoide, embora seja raro que ocorram no ceco.
Os fecalomas foram encontrados em pacientes com outras condições, como doença de Chagas, constipação crônica, doença de Hirschsprung, doenças neoplásicas, doenças inflamatórias e, às vezes, em pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas.
Sintomas de um fecaloma
Todos os sintomas que acompanham os fecalomas são considerados graves e requerem atenção médica imediata. Esses sintomas incluem
- Desconforto abdominal
- Dor abdominal
- Distensão abdominal
- Náusea
- Vontade de fazer força
- Dor de cabeça
- Náusea
- Perda de peso inexplicável
- Vômito
- Desidratação
- Frequência cardíaca elevada
- Febre confusão
- Hiperventilação ou respiração rápida, entre outros.
Alguns desses sinais são sérios, enquanto outros são graves. Em alguns casos, o paciente pode até apresentar confusão, portanto, a atenção médica deve ser imediata.
Causas de un fecaloma
Uma das principais causas é a constipação, que pode ser causada pela ingestão insuficiente de fibras e nutrientes, mas também pode resultar dos efeitos colaterais de determinados medicamentos, problemas no sistema digestivo, obstruções no trato intestinal, doenças da tireoide, diabete e estresse, entre outros fatores.
Se as fezes não conseguirem passar pelo sistema intestinal, elas correm o risco de secar, endurecer e se acumular no cólon. Isso é conhecido como impactação fecal do cólon, que impossibilita a passagem das fezes com as contrações normais.
Algumas complicações que podem ocorrer devido à impactação fecal incluem:
- Hemorroidas
- Ulceração intestinal.
- Hipotensão (pressão arterial baixa)
- Peritonite
- Tontura
- Calafrios
- Perda de consciência, entre outros.
Como amolecer um tampão de fezes
Em casa, os tampões de fezes podem ser amolecidos utilizando enemas de 250 a 400 mililitros de soro morno ou água, aos quais também se pode adicionar lactulose antes da aplicação.
Uma receita caseira para enemas consiste em combinar 200 ml de água fervida com 50 ml de água oxigenada e 2 colheres de sopa de azeite de oliva, a qual pode ser repetida após algumas horas. É importante não exceder a quantidade recomendada de água oxigenada. Se tiver dúvidas, é preferível comprar um enema já preparado em uma farmácia.
Se o enema não for eficaz, então é necessário procurar atendimento médico de emergência para que um médico extraia o fecaloma manualmente. Este procedimento nunca deve ser tentado em casa, pois pode representar um risco significativo e só deve ser realizado por um profissional qualificado.
Em alguns casos, o médico também pode utilizar irrigação com água, realizada com uma mangueira pequena introduzida no reto e direcionada para o cólon. Esta mangueira é conectada a uma máquina que expulsa água por meio de um tubo e, após a irrigação, o médico extrairá as fezes usando outro tubo, podendo realizar uma massagem abdominal no paciente.
Além disso, é recomendável aumentar o consumo de fibras para amolecer as fezes, incluindo alimentos como cereais integrais, frutas, verduras e leguminosas. A prática regular de atividade física também é benéfica, pois favorece o trânsito intestinal. Igualmente, é importante manter-se bem hidratado para facilitar a eliminação das fezes.
Estabeleça uma rotina para evacuar sempre no mesmo horário todos os dias e não use laxantes a menos que sejam recomendados por um médico. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos processados, pois costumam ser ricos em gorduras e pobres em fibras, o que pode contribuir para o intestino preso crônico.
Se você apresentar sintomas adicionais relacionados com a constipação ou dificuldade para evacuar, consulte um especialista para determinar a causa e proceder da maneira mais adequada.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Não consigo defecar, sinto um bloqueio: o que posso fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.
- Aiyappan, S. K., Ranga, U., Samraj, A., Rajan, S. C., & Veeraiyan, S. (2013). A case of fecaloma. Indian Journal of Surgery, 75(4), 323-324.
- de Salud, R. (2021). PROCEDIMIENTO DE EXTRACCIÓN MANUAL DE FECALOMAS.
- Grecco, C. A. (1985). Fecalomas. Prensa méd. argent, 505-10.
- Sakai, E., Inokuchi, Y., Inamori, M., Uchiyama, T., Iida, H., Takahashi, H., ... & Nakajima, A. (2007). Rectal fecaloma: successful treatment using endoscopic removal. Digestion, 75(4), 198-198.