menu
Partilhar

Por que tenho vontade de defecar mas não consigo?

 
Por Leonardo Simon. 16 fevereiro 2022
Por que tenho vontade de defecar mas não consigo?

Você tem vontade de defecar mas não sai nada? Precisar utilizar o vaso não deveria ser algo incômodo muito menos doloroso. No entanto, em alguns casos, surge a sensação quase constante de precisar ir ao banheiro, mas quando você se senta no vaso, não tem nada para evacuar, o que pode ser algo realmente incômodo e preocupante.

Essa sensação é conhecida medicamente como tenesmo e quando você precisa fazer força para defecar é chamada de esforço. As causas destes sintomas podem ser bastante variadas, desde infecções, tratamentos médicos com antibióticos ou radioterapia até a presença de tumores na parte baixa do abdômen.

Continue lendo este artigo do ONsalus para saber todas as causas e o que fazer em caso de vontade de defecar e não conseguir.

Também lhe pode interessar: Parece que tem algo mexendo no meu estômago

Infecções na zona retal

A infecção na zona retal é uma das causas mais comuns da inflamação na região retal em um adulto relativamente saudável. É muito comum ser notada diante de infecções sexualmente transmissíveis como a herpes genital, a gonorreia ou a clamídia. Neste caso, além da sensação contínua de vontade de defecar e não conseguir, é possível sentir: dor, dor ao defecar, corrimento ou mucosidade na região anal.

Também pode ser notada diante de infecções digestivas, as quais causam mal-estar geral, diarreia, náuseas, dor abdominal, inchaço, como as causadas por Campulobacter, Shighella ou Salmonella.

O que fazer?

É importante identificar a causa a fim de encontrar uma solução. Se você está suspeitando que a causa possa ser uma doença sexualmente transmissível, é importante saber se não se trata de algo mais grave, como o HIV ou a hepatite.

Sempre é importante consultar um centro médico para que, através de perguntas e uma avaliação de um(a) profissional, ele/ela possa te indicar o tratamento mais adequado, que muitas vezes costuma consistir em antibióticos e anti-inflamatórios, mas voltados ao microrganismo que gerou o problema.

Acompanhar o tratamento médico de uma dieta saudável e leve é fundamental para que você possa se sentir melhor rapidamente.

Proctite por antibióticos

Se você recentemente utilizou antibióticos para tratar alguma infecção (por exemplo, de causa respiratória), pode ser que sua flora intestinal normal tenha sido alterada e, por isso, você sente vontade de defecar e não consegue.

Neste caso, além do tenesmo, você pode ter diarreia, inchaço abdominal, excesso de gases, dor de barriga, falta de apetite, entre outros.

O que fazer?

A melhor coisa que você pode fazer neste caso é manter uma dieta leve e saudável rica em cereais integrais, já que são os mais fáceis de digerir e contribuirão para que sua flora volte a se reproduzir de forma normal. Também é aconselhável incluir vegetais e frutas da estação maduros e legumes de fácil digestão, como os feijões verdes e as lentilhas.

Algumas pessoas aconselham nestes casos o uso de probióticos e fermentos, contudo estes nem sempre são positivos, já que dependem do seu estado de equilíbrio/desequilíbrio. É melhor que sua flora vá se recuperando de forma natural através da melhora dos seus hábitos.

E, obviamente, o tratamento com antibióticos deve ser suspenso assim que possível. Foi demonstrado que manter uma flora intestinal saudável ajuda bastante a nos recuperarmos de todos os tipos de infecções.

Constipação crônica

A sensação de ter vontade de defecar e não conseguir pode aparecer naquelas pessoas que sofrem de constipação. A falta de evacuação normal das fezes é um problema realmente incômodo para quem a sofre.

Costuma vir acompanhada de distensão abdominal, dor, muitos gases, mas há outros sintomas que as vezes não costumam ser levados em consideração e que vêm acompanhados com a constipação, como o ressecamento da pele, dores em geral, problemas para dormir e a ansiedade. Todos estes transtornos são diferentes manifestações do ressecamento no corpo e, se estiver apenas tentando melhorar a digestão através do consumo de fibras ou medicamentos para defecar, não estará realmente resolvendo o problema base: o ressecamento.

Ainda mais quando estão associados a outros problemas que também causam esta necessidade contínua de defecar, como as hemorroidas ou o prolapso retal. No primeiro caso, são os vasos anais que ficam inflamados, no segundo, é uma parte do intestino que não fica bem firme e sai para fora. Ambos relacionados com a constipação crônica.

O que fazer?

Não basta tomar mais água ou comer mais fibras para melhorar a digestão e prevenir a constipação, na verdade, é importante evitar tudo aquilo que resseque o corpo: alimentos secos ou que ressequem, excesso de atividade física, ficar muito tempo na frente de telas, ir dormir tarde, excesso de responsabilidades/estresse, etc.

Por que tenho vontade de defecar mas não consigo? - Constipação crônica

Inflamação intestinal crônica

Em alguns casos, a inflamação intestinal pode se tornar crônica, ou seja, torna-se permanente. São as chamadas doenças inflamatórias intestinais, conhecidas como doença de Crohn e colite ulcerativa.

Outros sintomas que podem aparecer em quem tem a doença inflamatória intestinal são:

  • Dor.
  • Diarreia.
  • Cansaço.
  • Perda de peso.
  • Falta de apetite.
  • Matéria fecal com sangue.

O que fazer?

Estes problemas de digestão crônicos muitas vezes são difíceis de resolver, ainda mais se os tratamentos apenas focam nos sintomas, como é o caso com a vontade de defecar e não conseguir.

É preciso fazer mudanças radicais, não apenas na alimentação, como também em outros hábitos, como o descanso, a prática de atividades físicas e resolver os conflitos emocionais, que muitas vezes são os reais causadores de tal descompensação.

Intolerâncias e alergias

Em crianças pequenas, bem como em adultos, é possível que estas sensações intestinais sejam causadas pela intolerância a certos alimentos.

Normalmente, não são os alimentos em si os responsáveis, mas o fato da pessoa que sofre este problema ter um transtorno digestivo grave.

Outros sintomas que podem aparecer nestes casos são:

  • Diarreia.
  • Inchaço abdominal.
  • Excesso de gases.
  • Irritabilidade.
  • Dor abdominal.

O que fazer?

Primeiramente, é útil suspender aqueles alimentos que não são bem tolerados, mas é importante saber que suspendê-los não resolverá o problema base, que é a indigestão.

É por isso que seria essencial adotar bons hábitos para conseguir que seu organismo volte ao seu estado de equilíbrio e bem-estar.

Por que tenho vontade de defecar mas não consigo? - Intolerâncias e alergias

Tumores e seus tratamentos

A presença de uma massa tumoral na parte baixa do abdômen é uma causa pouco frequente desta vontade de defecar e não conseguir, mas deve ser levada em conta.

Além disso, os tratamentos com radioterapia de tumores na parte baixa do abdômen também podem causar este tipo de incômodo. Isto acontece porque é gerada uma inflamação muito grande em toda a região.

Quando se passa por uma cirurgia na região intestinal também pode aparecer este tipo de sensação.

O que fazer?

É essencial adotar os hábitos mais saudáveis possíveis para poder dar ao seu corpo a oportunidade de se recuperar de tais problemas.

A alimentação, o descanso adequado durante a noite, a prática de atividades físicas de acordo com a condição física, manter a mente tranquila, resolver aquilo que te deixa inquieto ou também aceitar isso, são algumas das possibilidades, mas isto realmente deve ser um trabalho pessoal: identificar aquilo que está te prejudicando e poder resolvê-lo é fundamental.

Agora que você viu diferentes motivos para a vontade de defecar e não conseguir e viu possíveis tratamentos, não perca este outro artigo sobre as causas e tratamentos para as pontadas no ânus.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho vontade de defecar mas não consigo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Gajendran M, Loganathan P, Jimenez G, Catinella AP, Ng N, Umapathy C, Ziade N, Hashash JG. A comprehensive review and update on ulcerative colitis. Dis Mon. 2019 Dec;65(12):100851. doi: 10.1016/j.disamonth.2019.02.004. Epub 2019 Mar 2. PMID: 30837080.
  • Ní Laoire Á, Fettes L, Murtagh FE. A systematic review of the effectiveness of palliative interventions to treat rectal tenesmus in cancer. Palliat Med. 2017 Dec;31(10):975-981. doi: 10.1177/0269216317697897. Epub 2017 Mar 1. PMID: 28590211.
  • de Vries, H. J., Zingoni, A., White, J. A., Ross, J. D., & Kreuter, A. (2014). 2013 European Guideline on the management of proctitis, proctocolitis and enteritis caused by sexually transmissible pathogens. International journal of STD & AIDS, 25(7), 465-474.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que tenho vontade de defecar mas não consigo?
1 de 3
Por que tenho vontade de defecar mas não consigo?

Voltar ao topo da página