Partilhar

Enjoo após comer: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 19 outubro 2018
Enjoo após comer: causas

Náuseas e vômitos são das sensações mais desagradáveis que podemos ter e, quando surgem após a refeição, são ainda mais insuportáveis. Sofrer deste problema não se trata apenas de ter vontade de vomitar, também é não comer, enjoar certas comidas e inclusivamente viver com fadiga e cansaço constantes.

As causas do problema podem ser muitas pois tem uma série de condições físicas, patologias e fatores que podem provocar as náuseas e enjoos depois de comer. É por isso que no seguinte artigo do ONsalus lhe explicamos o que pode ser quando você sente enjoos após comer: causas.

Vontade de vomitar depois de comer: o que pode ser

Estes são os motivos pelos quais se pode ter vontade de vomitar depois de comer:

Alergias e intolerâncias

As alergias surgem quando o nosso corpo responde a certos alimentos como se fossem nocivos para o nosso organismo. A sua reação é expulsá-los do corpo e, entre outros sintomas, os principais são a vontade de comer e os vômitos. Por outro lado, embora muitas vezes se confundam, encontram-se as intolerâncias, que se manifestam quando o nosso corpo não é capaz de digerir certos alimentos. Neste caso, as reações costumam ser apenas de índole estomacal, ou seja, com náuseas, vômitos e dores de barriga. É por isso que os vômitos enquanto come se podem dever a alguma destas duas causas. Você deve, então, identificar o elemento que está afetando o seu organismo, visitando um médico para que faça os exames oportunos.

Intoxicação

No entanto, no que se refere à natureza dos alimentos, as alergias e intolerâncias não são a única coisa que nos pode provocar uma reação deste tipo. Se os alimentos não se refrigerarem corretamente, se passarem demasiado tempo em certas temperaturas ou se não os comermos dentro do prazo de validade, podem transformar-se em um polo de atração de vírus e bactérias que, quando ingeridas, provocam desconfortos estomacais como vômitos e enjoo após comer.

Vírus estomacais

As popularmente conhecidas como gripes estomacais não são menos que uma condição provocada por um vírus, quer seja por contágio entre pessoas ou pela ingestão de um produto contaminado por esse mesmo vírus. Os sintomas provocados são muitos e variados, desde febre e vômitos até diarreia e dores nos ossos.

Refluxo gastroesofágico

A ânsia de vomitar sempre que come é um dos principais sintomas do DRGE, a doença por refluxo gastroesofágico, que tem origem no funcionamento inadequado da válvula que separa o estômago e o esófago. Nas pessoas com este transtorno, a válvula não fecha corretamente, fazendo com que, uma vez tenham passado o estômago, a comida e os ácidos regressem causando uma grande diversidade de sintomas, entre eles a vontade de vomitar depois de comer.

Ansiedade

Diz-se que o estômago é o nosso segundo cérebro, em parte porque ali se encontra uma grande rede neural apenas comparável com o cérebro e, em parte, porque todas as emoções que sofremos afetam indubitavelmente a saúde gastrointestinal. Problemas psicológicos como a ansiedade, o estresse ou o nervosismo podem provocar uma série de sintomas no nosso sistema digestivo.

As dores de barriga frequentes, as más digestões ou o enjoo após comer são alguns dos sintomas de ansiedade mais comuns.

Problemas vesiculares

A vesículas biliar é o órgão responsável de libertar a bílis para que o nosso sistema digestivo possa digerir bem as gorduras. No entanto, quando existem problemas neste órgão, como os cálculos biliares, a sua eficácia é reduzida ou eliminada, fazendo com que seja muito difícil digerir estes alimentos e, por conseguinte, apareçam desconfortáveis sintomas como sentir enjoo depois de comer.

Enjoo após comer: causas - Vontade de vomitar depois de comer: o que pode ser

Enjoo após comer por gravidez

Uma das situações mais habituais na gravidez é que a mulher, logo depois de se levantar, tenha que sair correndo para o banheiro para vomitar. A verdade é que as náuseas e o enjoo após comer são alguns dos sintomas principais e mais notórios da gravidez, especialmente a partir do segundo mês. A origem destes vômitos é explicada pelas grandes alterações hormonais que afetam no corpo da mulher nesta etapa.

Regra geral, essas náuseas são mais intensas no primeiro trimestre da gravidez, no entanto, também não é de estranhar que permaneçam durante todo o período de gestação. No entanto, não é algo preocupante, mas sim completamente normal, e que não afeta a saúde do bebê de modo nenhum.

Contudo, é algo muito desconfortável que pode afetar claramente a qualidade de vida da gestante, sobretudo se a vontade de vomitar se apresenta ao comer ou depois. Além do próprio desconforto, isso pode fazer com que se enjoem muitos alimentos e gerar um cansaço que dificulta outras tarefas diárias.

Enjoo após comer: causas - Enjoo após comer por gravidez

Ânsia de vômito após comer: como evitar

Como explicado anteriormente, muitas as causas que podem provocar enjoo depois de comer. É por isso que o ideal é ir ao médico para que ele possa fazer o diagnóstico adequado. Assim que você souber o que está causando os sintomas, o médico irá receitar um tratamento adequado para si. Além disso, em seguida explicamos algumas formas de evitar as náuseas quando come:

  • Evite comer na presença de odores fortes como os perfumes ou a presença de fumos como o dos veículos, o tabaco ou os cheiros da cozinha.
  • Tente controlar a ansiedade.
  • Não coma em lugares muito quentes, mal ventilados ou demasiado úmidos.
  • Evite os alimentos muito gordurosos ou picantes.
  • Não coma alimentos muito quentes ou muito frios.
  • Dê preferência a frutas, grãos e vegetais de folha verde.
  • Tente descobrir quais são os alimentos que provocam vontade de vomitar depois de comer e evite-os.
  • Uma infusão de camomila ou de menta pode ajudar a melhorar a digestão.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Enjoo após comer: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Enjoo após comer: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cláudia
Tenho sensação de enfartamento após as refeições, o que posso fazer?

Enjoo após comer: causas
1 de 3
Enjoo após comer: causas

Voltar ao topo da página