O que tomar para dor de barriga: ibuprofeno ou paracetamol?
Você deve ter se perguntado o que tomar para uma dor de barriga: ibuprofeno ou paracetamol?, e a verdade é que ambos os medicamentos podem aliviar a dor, mas o ibuprofeno pode causar irritação estomacal como efeito colateral. Por esse motivo, sugerimos tomar paracetamol. No ONsalus, explicaremos mais sobre esse tópico e quais outras opções você tem para aliviar a dor de estômago.
Quando usar o ibuprofeno?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) usado para reduzir a inflamação e aliviar algumas doenças.
Recomenda-se tomar ibuprofeno quando estiver sofrendo de dores que envolvam inflamação, como
- Dor muscular
- Cólicas menstruais
- Dores de dente
- Dor de cabeça relacionada à inflamação
No entanto, embora seja útil para todos esses processos que combinam inflamação e dor, ele pode causar alguns efeitos colaterais que geram desconforto, como azia, acidez e outros tipos de desconforto estomacal. Em algumas pessoas, pode até causar úlceras.
Por esse motivo, é melhor usar o paracetamol para tratar algumas condições, especialmente se o paciente já tiver predisposição ou histórico de problemas estomacais, pois, embora seja um medicamento com propriedades analgésicas eficazes, seus principais efeitos adversos estão associados ao desconforto estomacal.
Quando usar o paracetamol?
O paracetamol é um medicamento analgésico que ajuda a acalmar os processos dolorosos do corpo, mas também proporciona um efeito antipirético, ou seja, ajuda a reduzir a febre. Portanto, é mais comumente usado para tratar as seguintes condições:
- Febre
- Dor moderada a leve
- Enxaqueca
- Contratura muscular
- Lombalgia
- Dores de cabeça que não estão associadas a processos inflamatórios
Esse medicamento é bem tolerado, mas nunca é recomendável tomá-lo em excesso. Caso contrário, ele pode causar danos ao fígado, afetando as funções essenciais do fígado, um órgão vital responsável pela filtragem do sangue, metabolização de medicamentos e produção de proteínas, portanto, a administração de paracetamol deve ser moderada.
O que causa as dores de barriga?
As causas da dor de barriga podem ser muito diversas. Algumas delas são as seguintes:
- Gases
- Diarreia
- Indigestão
- Prisão de ventre
- Síndrome do intestino irritável
- Intoxicação alimentar
- Colite ulcerativa
- Úlceras
- Doença de Crohn
- Apendicite Gastroenterite viral Infecções do trato urinário
- Problemas renais
- Pancreatite
- Cálculos biliares
- Hérnias
- Ciclo menstrual
- Estresse
- Ansiedade
- Câncer, menos comumente
Diante do exposto, é aconselhável procurar ajuda profissional, pois um paracetamol pode proporcionar alívio momentâneo, mas é importante ter um diagnóstico para verificar se está tudo bem e descartar qualquer condição que possa ser complexa.
Quando você for ao médico, ele fará um exame mais completo, que pode incluir um exame físico, apalpando o estômago para verificar quais áreas são mais sensíveis. Também será feito um histórico médico, incluindo hábitos alimentares, sintomas e histórico familiar ou médico.
É provável serem solicitados exames de sangue para verificar o funcionamento dos órgãos e descartar processos infecciosos, bem como exames de fezes para identificar a presença de sangue oculto ou infecções.
O médico também pode solicitar endoscopia, colonoscopia ou procedimentos que facilitem o exame do trato digestivo, bem como exames de imagem, como tomografia computadorizada, ultrassom ou ressonância magnética, que proporcionam uma visão melhor dos órgãos.
É melhor usar ibuprofeno ou paracetamol para dor de estômago?
De modo geral, a melhor opção para dores de barriga é o paracetamol, pois afeta menos o estômago, mas deve ser tomado com cautela, evitando excesso. Além disso, a ação antipirética pode reduzir a febre quando ela está relacionada a algumas doenças estomacais.
Além disso, um médico deve ser consultado se a dor de estômago for persistente ou grave e não for aliviada por analgésicos. Você também deve procurar ajuda profissional se tiver outros sintomas, como vômito, febre ou sangramento retal.
É importante ter em mente que o melhor medicamento a ser usado dependerá, em última análise, da observação e do diagnóstico médico, mas, de modo geral, o ibuprofeno não é recomendado para aliviar dores de barriga.
A avaliação médica é importante porque, ao identificar a origem das dores de barriga, o médico pode prescrever o medicamento certo para cada caso, seja para combater a infecção, aliviar a dor ou reduzir a inflamação.
No tratamento, o médico também pode considerar mudanças no estilo de vida, como a redução dos níveis de estresse, técnicas de relaxamento, atividade física ou outras. Obviamente, ele provavelmente sugerirá mudanças na dieta, aumentando a ingestão de fibras e evitando alimentos que possam causar irritação.
Por fim, se o médico identificar que algo está errado e o paciente estiver sofrendo de obstrução intestinal, apendicite ou algo mais grave, como câncer, ele poderá considerar a cirurgia.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que tomar para dor de barriga: ibuprofeno ou paracetamol?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.
- Arias, M. P., Barreira, A. S., Sánchez, M. M., Eire, P. F., Saavedra, S. G., Veiras, J. G., & Lorenzo, J. R. F. (2018, January). Apendicitis versus dolor abdominal agudo inespecífico: evaluación del Pediatric Appendicitis Score. In Anales de Pediatría (Vol. 88, No. 1, pp. 32-38). Elsevier Doyma.
- Barreto, J., Mora, R., Pérez, M., López, K., Sarmiento, P., Chacón, Y., & Bustos, N. (1998). Dolor abdominal recurrente. Bol. Hosp. Niños JM de los Ríos, 17-9.
- Sanabria, Á., Domínguez, L. C., Bermúdez, C., & Serna, A. (2007). Evaluación de escalas diagnósticas en pacientes con dolor abdominal sugestivo de apendicitis. Biomédica, 27(3), 419-428.
- Varela, C., Fuentes, M., & Rivadeneira, R. (2004). Procesos inflamatorios del tejido adiposo intraabdominal, causa no quirúrgica de dolor abdominal agudo: hallazgos en tomografía computada. Revista chilena de radiología, 10(1), 28-34.