Partilhar

Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

 
Por Dr. Francisco Zapata, Médico Puericultor, Pediatra e Redator. 21 junho 2019
Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

O umbigo é a área no centro do abdômen que representa o vestígio da união com nossa mãe antes do nascimento. Através do cordão umbilical o feto recebe alimentação e tudo o que precisa para se desenvolver e crescer até a hora do nascimento.

Do ponto de vista médico, serve como referência para estabelecer uma série de planos no abdômen que nos permitem dividi-lo para seu melhor estudo e avaliação. Uma dessas áreas é a região infraumbilical, que é toda a área localizada abaixo do umbigo e por cima do púbis, o osso central da pélvis. Nesta área pode haver dor de intensidade e caráter variáveis. No seguinte artigo do ONsalus explicamos o que pode ser dor abaixo do umbigo para que seu conhecimento te ajude a acalmar a ansiedade caso você apresente esse sintoma.

Também lhe pode interessar: Enjoo após comer: causas

Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

Essas são algumas das causas dor embaixo do umbigo mais comuns:

Hérnia umbilical ou infraumbilical dolorosa

As hérnias do umbigo ou na região logo abaixo a este podem causar dor quando são comprimidas. Esta dor aparece de forma repentina, geralmente associada a algum esforço, e pode ser acompanhada de náuseas e/ou vômitos e até mesmo diarreia aguda.

Constipação

A constipação geralmente ocorre devido à ingestão inadequada de água durante o dia e a uma dieta pobre em fibras. O hábito intestinal normal é de uma a duas evacuações ao dia. Quando é menos que isso, considera-se que a pessoa tem constipação.

O constipação grave de vários dias de evolução, que pode até mesmo vir acompanhada de impactação das fezes (estas se tornam dura como pedras, porque perdem toda a água nesse nível), pode causar dor abaixo do umbigo como uma cólica de forte intensidade, que pode estar associada ou não à náuseas e/ou vômitos.

Em crianças pode inclusive vir acompanhada de febre.

Infecção urinária

As infecções do trato urinário (inclusive a cistite) podem apresentar dor de intensidade variável e podem ser de caráter cólico, opressivo (sensação de peso na parte de baixo da barriga) ou ardente (como se algo estivesse queimando internamente).

A dor pode se acentuar no início da micção e ser acompanhada de ardência. Pode estar associada a náuseas, vômitos, febre e/ou diarreia.

Em crianças, as febres de origem desconhecida são outro sintoma que pode ser o reflexo de uma infecção urinária.

Litíase renal

Os cálculos renais em forma de pedra ou areia podem se manifestar com dor abaixo do umbigo. Esta dor é de caráter cólico, em geral, e varia de leve a severa intensidade. Manifestações associadas seriam as náuseas, vômitos e, em crianças, pode haver febre.

Apendicite aguda

A dor característica da apendicite começa na chamada "boca do estômago" e depois de algumas horas passa para a região inferior direita do abdômen.

É uma dor contínua que aumenta quando a pessoa fica andando e que, em geral, vem acompanhada de náuseas, vômitos e febre.

As localizações anormais do apêndice podem fazer com que a dor apareça abaixo do umbigo.

Divertículos

Os divertículos são uma espécie de saquinhos que se formam na parede do intestino delgado. O divertículo de Meckel está localizado nos últimos 90 centímetros deste, antes de sua entrada ao cego, por isso que pode simular a dor de uma apendicite aguda e apresentar os mesmos sintomas, entretanto localizada abaixo do umbigo.

Obstrução intestinal

A detenção dos movimentos intestinais normais é conhecida como obstrução intestinal. São diversas suas causas, desde metabólicas até mecânicas (tumores, etc.). A dor característica é incômoda ou pode ser opressiva ou cólica. A intensidade será de moderada a severa, de acordo com o comprimento do segmento afetado.

Em crianças, a invaginação intestinal (o intestino envolve-se dentro de si mesmo, como quando você enrola duas meias) pode se manifestar como um quadro de obstrução intestinal.

Em geral, não há evacuações e flatulências (gases), e náuseas e/ou vômitos associados.

Dor abaixo do umbigo em mulher

Quando a dor embaixo do umbigo, do lado esquerdo ou direito, se manifesta em mulheres, essas são as causas mais prováveis do desconforto:

Cólica menstrual

A cólica menstrual é a típica dor na parte inferior da barriga da mulher que surge com a menstruação.

Doença inflamatória pélvica

As infecções do aparelho genital em mulheres (cervicite, salpingite, etc.) se manifestam com dor abaixo do umbigo, podendo estar associadas ou não à febre e náuseas, e com dor ao ter relações sexuais. Saiba mais sobre a doença inflamatória pélvica nesse artigo.

Mioma uterino (fibromatose)

A fibromatose uterina é a formação de tumores musculares nas paredes do útero. Além da dor parecida com uma cólica que é gerada abaixo do umbigo, vem acompanhada de menstruação com sangramento em abundância e com sangramento em datas diferentes a da menstruação normal.

Gravidez ectópica

A implantação do óvulo fecundado em qualquer área fora do útero é conhecida como gravidez ectópica. O crescimento fetal vai produzir dor e sangramento, e conforme o tempo de evolução, pode vir a romper a trompa uterina e causar sérias hemorragias internas.

Cisto de ovário

Os cistos de ovário e os folículos ovarianos não amadurecidos e rompidos antes do tempo podem causar dor (e estes últimos, sangramento) na região infraumbilical de intensidade variável e aparecimento repentino.

Endometriose

A endometriose é o crescimento do tecido interno do útero (chamado endométrio) em qualquer região fora deste.

Por receber o mesmo estímulo hormonal que o resto do endométrio em sua localização normal, pode causar sangramento e vem acompanhada de dor, que se acentuará com a menstruação.

Aborto espontâneo

O aborto espontâneo pela presença de restos ovulares e/ou fetais no interior do útero provocará dor intensa, simulando cãibras abaixo do umbigo. Também pode haver sangramento genital.

Câncer de ovário

Embora raro, uma forma do câncer de ovário se manifestar é através da dor abaixo do umbigo. A dor caracteriza-se por ser mais parecida a um incômodo persistente e de longa duração, que ocasionalmente aumenta, mas desaparece espontaneamente.

Dor abaixo do umbigo: o que pode ser - Dor abaixo do umbigo em mulher

Dor abaixo do umbigo no homem

Caso se apresente dor abaixo do umbigo no homem, existe uma causa provável:

Prostatite

A inflamação dos tecidos da próstata no homem pode vir acompanhada de dor abaixo do umbigo.

O normal é que esta dor (incômoda e de intensidade variável) se manifeste na região do períneo (a área entre o ânus e os testículos), mas pode surgir como uma dor infraumbilical e causar confusão com quadros como a apendicite, etc.

Dor abaixo do umbigo: o que pode ser - Dor abaixo do umbigo no homem

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor abaixo do umbigo: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Med-Health.net. (s.f.). Pain under the belly button: women and men.
  • Seladi-Schulman, J. (s.f.). 8 causes of periumbilical pain and when to seek emergency help, de Health Line

Escrever comentário sobre Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Dor abaixo do umbigo: o que pode ser
1 de 3
Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

Voltar ao topo da página