Saúde digestiva

Dor no ânus e no abdome inferior: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 21 junho 2023
Dor no ânus e no abdome inferior: causas e tratamento

A dor no ânus e no abdome inferior é geralmente identificada como um distúrbio estrutural e funcional que afeta o reto, a bexiga e os músculos do assoalho pélvico. Normalmente, esses desconfortos são causados por alterações no trânsito intestinal, hemorroidas, endometriose intestinal, proctite, prostatite, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras patologias. Geralmente são acompanhados de outros sintomas, dependendo da causa, como constipação, sangramento retal, náuseas, diarreia, etc., que podem complicar a saúde do paciente. Portanto, é importante tratar essa situação prontamente para evitar mais danos ou para descartar algo mais perigoso.

Se quiser saber em detalhes quais são as principais causas da dor no ânus e no abdome inferior e seu tratamento, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

Índice

  1. Distúrbios no trânsito intestinal
  2. Hemorroidas
  3. Endometriose intestinal
  4. Síndrome do levantador
  5. Proctite
  6. Doenças sexualmente transmissíveis
  7. Fissura anal
  8. Prostatite crônica

Distúrbios no trânsito intestinal

As alterações no ritmo intestinal geralmente causam manifestações de diarreia ou constipação de intensidade variável, que aparecem e evoluem conforme os hábitos alimentares, o estilo de vida e o estado de ansiedade da pessoa.

As alterações no trânsito intestinal podem acelerar ou retardar os movimentos intestinais, que podem ser duros e difíceis de expelir no caso da constipação ou, ao contrário, líquidos e frequentes no caso da diarreia. Esse processo patológico causa dor e espasmos no ânus e no abdome inferior, náusea e dor de cabeça.

Tratamento

O tratamento depende do fato de os sintomas serem devidos à constipação ou à diarreia. No caso da constipação, é essencial manter uma dieta balanceada rica em fibras e beber bastante líquido, como água e sucos de frutas naturais. Além disso, o médico responsável pelo tratamento pode, às vezes, prescrever laxantes em doses específicas e por um período específico.

No caso da diarreia, o tratamento se concentra na normalização do equilíbrio de água e sal, no estabelecimento de medidas de reidratação oral e na manutenção de uma dieta com alimentos adstringentes em pequenas porções e na incorporação gradual de outros alimentos.

Hemorroidas

As hemorroidas podem se desenvolver interna ou externamente no reto. Elas geralmente aparecem quando há muita pressão nas veias próximas ao ânus, o que pode ocorrer durante a gravidez, em pessoas obesas, com prisão de ventre, com dieta inadequada, que passam muito tempo sentadas ou devido ao enfraquecimento dos tecidos anais.

Essa condição quase sempre causa dor e coceira na região anal e, dependendo da intensidade do caso, o desconforto pode se espalhar para a parte inferior do abdômen, causar sangramento anal durante a evacuação e queimação persistente.

Tratamento

As hemorroidas são tratadas com um protocolo farmacológico de analgésicos e anti-inflamatórios orais ou supositórios para aliviar a dor e uma dieta rica em fibras, incorporando aveia, quinoa, abóbora, legumes e frutas à dieta. Também é recomendável beber bastante água durante o dia para melhorar a digestão.

Em casos crônicos, o tratamento pode se concentrar na excisão sob anestesia local ou em um procedimento de ligadura hemorroidária, conforme considerado pelo médico responsável pelo tratamento.

Dor no ânus e no abdome inferior: causas e tratamento - Hemorroidas

Endometriose intestinal

A endometriose intestinal é uma condição benigna comum em mulheres em idade fértil, na qual o endométrio se desenvolve fora do útero, especificamente ao redor dos órgãos abdominais e pélvicos e das paredes do intestino, tanto interna quanto externamente. Isso dificulta o funcionamento e causa dor abdominal intensa que se espalha para a parte inferior do abdômen. Além disso, algumas mulheres com essa condição sentem dor anal, dificuldade para evacuar e náusea.

Tratamento

É essencial consultar um ginecologista na presença desses desconfortos para determinar um diagnóstico preciso e o tratamento adequado.

Em geral, inicialmente, recomenda-se o tratamento com analgésicos e suplementos hormonais para reduzir a dor se a mulher não estiver tentando engravidar.

Em outros casos, a cirurgia é recomendada para remover o tecido e ajudar a preservar a fertilidade da mulher.

Síndrome do levantador

A síndrome do levantador está associada a espasmos involuntários do músculo próximo ao ânus que geralmente aparecem de repente, sem causa aparente, causando dor ou desconforto esporádicos. Entretanto, em alguns casos, pode causar dor intensa que dura horas.

A causa dessa patologia não está definida, mas o estresse, a permanência prolongada na posição sentada, o parto, a relação sexual ou o esforço para defecar são fatores que podem causá-la.

Além da dor no ânus, as pessoas com essa condição sentem desconforto na parte inferior do abdômen, nas costas, nos quadris e nas nádegas, pois o músculo elevador do ânus faz parte do assoalho pélvico.

Tratamento

Nesses casos, é importante identificar primeiro o que está provocando os espasmos para estabelecer o tratamento adequado. Normalmente, o médico responsável pelo tratamento prescreve relaxantes musculares a cada 12 horas, analgésicos para aliviar a dor persistente e banhos de assento três vezes ao dia por 15 a 20 minutos.

Normalmente, ele também pode recomendar fisioterapia para o assoalho pélvico, como exercícios de Kegel invertidos, técnicas de alongamento e eletroterapia, dependendo do caso específico.

Proctite

A proctite é a inflamação do revestimento do reto e é mais comum em pessoas com doença de Crohn, colite ulcerativa, doenças sexualmente transmissíveis ou que se submeteram à radioterapia para o tratamento de alguns tipos de câncer.

Os sintomas incluem uma sensação constante de ter que defecar, sangramento anal, dor na parte inferior do abdômen e pontadas anais, diarreia e sensação de bloqueio retal.

Tratamento

Se a proctite for causada por uma infecção, o tratamento deve ser feito com antibióticos, no caso de infecções bacterianas, ou com antivirais, no caso de infecções virais.

Se for causada por doença inflamatória intestinal, podem ser recomendados medicamentos anti-inflamatórios, corticosteroides ou imunossupressores.

Doenças sexualmente transmissíveis

Algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia ou a gonorreia, podem causar dor no ânus e no abdome inferior, entre outros sintomas.

A clamídia é uma infecção que pode causar dor no abdome inferior, dor ao urinar e ao ter relações sexuais, corrimento vaginal anormal, sangramento entre as menstruações, corrimento do pênis e dor ou corrimento do ânus.

A gonorreia geralmente causa dor ao urinar, aumento do corrimento vaginal, corrimento do pênis, sangramento vaginal entre as menstruações, dor abdominal ou pélvica e coceira anal ou corrimento do reto.

Tratamento

Ambas as infecções precisam de tratamento com antibióticos específicos para serem curadas. Também é importante tratar os parceiros com o mesmo tratamento para evitar a reinfecção e não ter relações sexuais durante o tratamento.

Fissura anal

A fissura anal é causada por um pequeno rasgo no tecido fino que reveste o ânus devido à constipação, esforço físico, defecação de fezes grandes e duras ou durante o parto.

Essa lesão no canal anal causa dor intensa durante a evacuação, que geralmente dura várias horas e, às vezes, pode se espalhar para a parte inferior do abdome. Também causa sangramento muito perceptível ao se limpar com papel higiênico.

Tratamento

A maioria das fissuras anais cicatriza rapidamente com tratamento caseiro, em aproximadamente 4 a 6 semanas. É aconselhável ter uma dieta rica em fibras, beber bastante líquido para evitar a constipação e fazer uma rotina diária de exercícios.

Também é aconselhável tomar banhos de assento 2 ou 3 vezes ao dia por 20 minutos para relaxar o esfíncter anal interno.

Em algumas circunstâncias, o especialista pode recomendar alguns medicamentos, como creme de nitroglicerina, analgésicos para dor e hidrocortisona, entre outros, para curar os tecidos anais.

Dor no ânus e no abdome inferior: causas e tratamento - Fissura anal

Prostatite crônica

A prostatite crônica resulta da inflamação da glândula prostática, que pode ser causada por infecção bacteriana ou espasmo dos músculos do diafragma urogenital.

Os sintomas típicos incluem obstrução urinária, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e dor intensa na parte inferior do abdômen, na região perineal e na parte inferior das costas.

Tratamento

Normalmente, essa patologia, se causada por uma infecção bacteriana, é tratada com antibióticos, repouso e analgésicos para aliviar a dor.

No entanto, um check-up com um especialista é essencial para um bom diagnóstico por meio de exames e testes específicos de hematologia e urina.

Agora que você conheceu as principais causas e tratamentos para a Dor no ânus e no abdome inferior, não perca o nosso artigo sobre as causas para a pressão no ânus.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no ânus e no abdome inferior: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Conte Vila, H, y Batllededo, C. (2003). Hemorroides. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-hemorroides-13056236
  • González, C. y col. (2008). Endometriosis intestinal. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272008000300009
  • Rosas R. (2010). Cambios en el ritmo intestinal. Etiología, clínica, diagnóstico y tratamiento. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-cambios-el-ritmo-intestinal-etiologia-X0212047X10540698
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Dor no ânus e no abdome inferior: causas e tratamento