Partilhar

Bola na barriga que se movimenta: causas

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 2 abril 2020
Bola na barriga que se movimenta: causas

Uma sensação estranha em seu abdômen pode ser devido a diferentes condições, pode se tratar apenas de uma sensação como as famosas "borboletas no estômago", que aparecem ante diferentes emoções ou também pode se tratar de uma causa real e palpável, como uma hérnia abdominal ou uma gravidez.

Se quer saber sobre as possíveis causas pelas quais você tem uma sensação de algo mexendo na barriga, então, sugerimos que continue lendo atenciosamente este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Dor abaixo do umbigo: o que pode ser

Sensação de algo mexendo na barriga por ansiedade

Diversas emoções e, sobretudo, a ansiedade podem gerar não somente certo desconforto psicológico, mas também se manifestar em nosso corpo. As emoções causam diferentes sintomas, como sensação de falta de ar, dor no peito e, muitas vezes, uma sensação de algo mexendo na barriga, como se houvesse uma bola ou tivessem aparecido "borboletas".

Quando esta sensação aparece de vez em quando e diante de estímulos que a justifiquem, não há necessidade de se preocupar, porém quando se torna exagerada e irracional, quando realmente não aconteceu nada que te faça sentir assim, quando é somente preocupação ou obsessão por algo, você deve pedir ajuda. Se o incômodo gerado te impede de fazer outras atividades ou não te permite viver normalmente, está na hora de prestar atenção.

Caroço que aparece e some na barriga devido a hérnia

Entre as causas físicas que podem fazer com que sinta que há uma bola na barriga que se movimenta estão as hérnias abdominais, a mais comum é a hérnia umbilical (junto ao umbigo), mas podem surgir ao longo de toda a linha média do abdômen, onde os músculos abdominais estão unidos ou, caso tenha sido operado, pode aparecer na área da incisão.

Se trata precisamente de uma fraqueza na parede muscular, que faz com que o conteúdo intestinal se sobressaia através da parede do abdômen. Você pode não sentir incômodo algum, mas notará que ao se esforçar, uma bolinha aparecerá na área e esta desaparecerá ao relaxar a musculatura. Também pode causar dor e até um quadro urgente, o que fará com que você precise recorrer a um médico devido a muita dor e vômitos, que é quando a hérnia fica presa. Não é comum isto acontecer, mas convém consultar um profissional se você acha que pode ser o seu caso. As vezes, basta realizar exercícios para corrigir o defeito, outras vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia.

Barriga mexendo perto do umbigo devido a inflamação intestinal

Os intestinos podem sofrer de inflamação crônica ou recorrente, muitas vezes, associada a uma dieta pouco saudável que não ajuda a manter o sistema digestivo em bom estado e, consequentemente, o resto do corpo.

Gases, mudanças na evacuação (as vezes, constipação, outras, diarreia), náuseas, inchaço depois de comer... São muitos os sintomas que alguém com os intestinos e o cólon inflamados pode sofrer. Entre eles, se encontra a sensação de barriga mexendo, sobretudo, durante a digestão, que costuma ser lenta e dificultosa. No entanto, você pode reverter esta inflamação com mudanças de hábitos, portanto cabe a você se sentir melhor.

Bola na barriga que se movimenta na pele do abdômen

Pode ser que uma lesão na pele do abdômen possa se parecer com uma bolinha que se move. É o caso dos lipomas ou hematomas.

Os lipomas são acúmulos de gordura (tumores benignos) que normalmente não te causarão problemas além dos estéticos. Podem ser removidos através de uma pequena cirurgia com anestesia local.

Se este inchaço que se move vem acompanhado de uma mudança na cor da pele (violeta, verde e depois amarelo) e apareceu depois de uma pancada, pode se tratar de um hematoma. Costumam desaparecer com o tempo. Se você sentir dor no abdômen, febre ou algum sintoma além da bolinha, deve ir ao seu médico de confiança.

Raramente acontece que o caroço na pele do abdômen seja um tumor na pele ou nos músculos que estão debaixo desta. Porém, se você notar que o caroço está crescendo, sangra, muda a aparência da pele ou se você simplesmente está preocupado, consulte um profissional.

Bola na barriga que se movimenta pode ser gravidez?

Um dos diagnóstico mais temidos é uma gravidez. Se você é uma mulher em idade fértil e teve relações sexuais, deveria considerar a opção de estar grávida caso apresente uma protuberância na parte de baixo do seu abdômen.

Uma mulher grávida normalmente começa a sentir que sua criança se move na barriga por volta dos 5 meses de gravidez, momento no qual a barriga já está aparecendo um pouco, mas as vezes nos primeiros meses de gravidez podem existir contrações na parte de baixo do abdômen, com as quais é possível notar certos "movimentos". Se você estiver com dúvidas, a melhor coisa a se fazer é realizar um teste de gravidez ou consultar o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bola na barriga que se movimenta: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Reza Zahiri H, Belyansky I, Park A. Abdominal Wall Hernia. Curr Probl Surg. 2018;55(8):286–317. doi:10.1067/j.cpsurg.2018.08.005
  • Li YT, Wang PH. Perception of fetal movement in the pregnant women. J Chin Med Assoc. 2018;81(10):930–931. doi:10.1016/j.jcma.2018.06.004
  • Thompson AT, Ford SJ, Desai A, Gourevitch D. Transabdominal wall lipoma. BMJ Case Rep. 2017;2017:bcr2016218775. Published 2017 Apr 7. doi:10.1136/bcr-2016-218775
  • Ford AC, Lacy BE, Talley NJ. Irritable Bowel Syndrome. N Engl J Med. 2017;376(26):2566–2578. doi:10.1056/NEJMra1607547
  • Holtmann G, Talley NJ. The stomach-brain axis. Best Pract Res Clin Gastroenterol. 2014;28(6):967–979. doi:10.1016/j.bpg.2014.10.001

Escrever comentário sobre Bola na barriga que se movimenta: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Adriana Cristina Barros
Sinto uma bola na barriga em baixo do umbigo é ela se mexe

Bola na barriga que se movimenta: causas
Bola na barriga que se movimenta: causas

Voltar ao topo da página