menu
Partilhar

Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 11 junho 2021
Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?

Você tem uma hérnia inguinal e tem medo de se submeter a uma cirurgia? Está preocupado com tudo relacionado à recuperação? A cirurgia para correção de hérnia é uma intervenção relativamente simples, além disso, uma má recuperação pode complicá-la, por isso que é importante saber tudo o que está relacionado com ela.

Decidir a qual tratamento se submeter para uma hérnia dependerá do médico. Ele será o responsável por avaliar, de acordo com a complexidade da hérnia, qual é a forma ideal para tratá-la. Caso você opte pela cirurgia, uma vez que tenha sido realizada e para que fique completamente recuperado, é importante levar em conta várias considerações. No ONsalus, te explicaremos quais são as recomendações mais importantes e responderemos a pergunta: "fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?".

O que é uma hérnia inguinal e como se manifesta

Uma hérnia é uma área enfraquecida, no caso da inguinal, da virilha, através da qual sobressai uma porção do intestino. Isso gera uma espécie de nódulo ou aumento de volume que tende a ser doloroso e que piora com a tosse ou após um esforço físico.

A melhor maneira para repará-la é através de uma cirurgia, evitando assim complicações como o alargamento ou estrangulamento da porção do intestino sobressalente. Trata-se de uma intervenção bastante comum. Os sintomas mais frequentes da hérnia inguinal são os seguintes:

  • Sensação de dor na área onde o nódulo ou protrusão intestinal é gerada.
  • Dor que piora ao realizar exercícios físicos.
  • Aumento de volume que aparece após tossir consecutivamente.

Todos estes sintomas devem ser avaliados por um especialista, para que ele possa dar o diagnóstico preciso e também confirmar se você precisa de uma cirurgia, antes que sejam geradas possíveis complicações.

É provável que sejam solicitados exames complementares, como um ultrassom da região inguinal e uma tomografia computadorizada, a fim de detectar estas protrusões e para determinar a gravidade delas.

Não perca este outro artigo em que falamos sobre dor na virilha do lado direito, o que pode ser?

Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais? - O que é uma hérnia inguinal e como se manifesta

Tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal

O ato cirúrgico das hérnias inguinais são simples, além disso, grande parte do pós-operatório dependerá da técnica utilizada na cirurgia. Estas podem ser feitas através de duas técnicas médicas distintas:

  • A cirurgia aberta.
  • A laparoscopia.

A dúvida de todo paciente que é operado é conhecer qual é o tempo de recuperação depois da cirurgia de hérnia inguinal, com dúvidas do que ele depende e, além disso, qual é o tempo adequado que se deve esperar para começar as relações sexuais.

A princípio, o tempo de recuperação pós-cirúrgico de uma hérnia inguinal vai depender do tipo de cirurgia, na verdade, o tempo de recuperação é muito mais rápido quando o reparo da hérnia é feito através da laparoscopia, no entanto, a recuperação total vai levar por volta de 3 a 4 semanas para que o paciente finalmente volte à sua rotina normal.

Em segundo lugar, vai depender do tamanho da hérnia. As que são maiores vão levar mais tempo para se recuperarem, indiferente da técnica utilizada para a cirurgia.

Por outro lado, é importante levar em conta que, durante o pós-operatório, certos aspectos e hábitos farão com que o tempo de recuperação seja encurtado ou prolongado. Entre estes encontramos:

  • A alimentação.
  • Os medicamentos indicados.
  • A cura da ferida.
  • As atividades físicas.

Quando posso ter relações sexuais depois de um hérnia inguinal?

Depois da realização de uma cirurgia, todos os pacientes devem manter cuidados importantes na hora de retomar a atividade sexual. Este é um ponto essencial para a recuperação completa do paciente.

Medicamente, é recomendado que o paciente somente volte a transar após 6 semanas da cirurgia de hérnia inguinal, tempo que permitirá que o paciente se recupere completamente do ato cirúrgico, evitando, além disso, que tenha qualquer incômodo ou sintomas dolorosos.

O sexo é uma das atividades físicas mais completas, por isso é importante, primeiramente, realizar atividade físicas de baixa intensidade, como por exemplo caminhar, a fim de melhorar a resistência física na hora de iniciar a atividade sexual depois da cirurgia.

É importante esclarecer que são os especialistas os responsáveis por passarem as recomendações individualizadas para cada caso, sendo as cirurgias inguinais as que mais precisam de cuidado.

É provável que quando o tempo de recuperação tiver passado, o paciente sinta não estar preparado para recomeçar a vida sexual por medo de apresentar dor na área onde foi feita a cirurgia, no entanto, sob supervisão médica e depois do tempo pós-cirúrgico adequado, a abstinência sexual não será mais um problema.

Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais? - Quando posso ter relações sexuais depois de um hérnia inguinal?

Hérnia inguinal e sexualidade: conselhos para melhorar

A seguir, te deixamos alguns conselhos para o pós-operatório da cirurgia de hérnia inguinal, o que irá te favorecer na hora de diminuir os tempos de recuperação e ajudar a ter relações sexuais mais cedo:

  • Sempre leve em consideração a prescrição médica. Manter relações sexuais envolvem movimentos difíceis com o corpo e, por se tratar da área da virilha, a qual exige mais cautela, é o médico quem deverá indicar o momento para se retornar a atividade sexual.
  • Abster-se de tomar bebidas alcoólicas, posto que é um componente vasodilatador que impedirá que a ferida cicatrize corretamente.
  • Posições confortáveis: além de ter cumprido o tempo de recuperação indicado pelo médico, é importante que, inicialmente, ao retomar as relações sexuais, elas sejam o mais relaxantes e confortáveis possíveis, para que o esforço necessário seja mínimo.

É importante levar em conta que tudo vai depender do tipo de hérnia, da técnica cirúrgica empregada e dos cuidados pós-operatórios que o paciente cumprir, sendo o médico o responsável por definir o tempo necessário para o paciente recomeçar as atividades sexuais, de acordo com suas melhoras após a cirurgia.

Agora que você já sabe o tempo de recuperação necessário para poder fazer sexo após a cirurgia de hérnia inguinal, talvez possa te interessar este outro artigo em que explicamos o que é hérnia de disco - sintomas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • CASAMAYOR CALLEJAS, Ernesto, et al. Características clínicas y epidemiológicas en pacientes operados de hernias inguinales. Medisan, 2018, vol. 22, no 6, p. 400-407. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1029-30192018000600003&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em 3 de junho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?
1 de 3
Fiz cirurgia de hérnia inguinal, posso ter relações sexuais?

Voltar ao topo da página