Doenças do ânus

Por que meu ânus arde depois de ter relações?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 8 outubro 2021
Por que meu ânus arde depois de ter relações?

Há cada vez mais casais encontrando o prazer por meio do sexo anal; contudo, ele pode causar incômodos durante e depois do ato se não for realizado adequadamente e é comum que a pessoa penetrada sinta ardência no ânus e, possivelmente, dor.

São estes mesmos pontos negativos que fazem com que a estimulação anal durante o encontro sexual não seja mais popular. Por isso, é recomendado que antes de realizar esta prática sejam tomados os cuidados necessários para desfrutar mais plenamente do sexo, mas se você é uma das pessoas que se perguntam por que meu ânus arde depois de ter relações, te convidamos a ler o artigo a seguir do ONsalus para te ajudar a sanar suas dúvidas em relação a este tema.

Também lhe pode interessar: Bolinha no ânus: o que pode ser

Índice

  1. Coceira e ardência no ânus depois de ter relações: causas
  2. Conselhos para evitar a dor e ardência no ânus depois de ter relações
  3. Como aliviar a ardência e coceira no ânus depois de ter relações
  4. Quando consultar um médico por sentir ardência no ânus?

Coceira e ardência no ânus depois de ter relações: causas

Você deve se lembrar que o ânus conta com músculos específicos pouco flexíveis que mantém este orifício fechado e que são os encarregados por controlar a expulsão da matéria fecal, diferente da vagina, cujas paredes são elásticas e tem glândulas para sua lubrificação natural durante a excitação, o que favorece sua dilatação e permite que a penetração seja menos dolorosa.

Portanto, se os músculos do ânus não estão dilatados ou não é feita uma lubrificação na área, se corre o risco de sentir muita dor durante as relações sexuais anais e, posteriormente, ao defecar, sentir uma sensação de irritação e ardência. Isto pode ocorrer devido à alguma ruptura muscular ou lesões superficiais no tecido que cerca tal orifício e é a resposta mais frequente à dúvida do por quê o ânus arde após ter relações.

Apesar disso, tais incômodos costumam desaparecer em alguns dias, mas se a irritação no ânus não diminuir ou voltar a surgir dias após ter tido relações, pode se tratar de uma infecção. Considerando que neste orifício podem ser encontradas diversas bactérias específicas do corpo ou que o parceiro tenha alguma doença sexualmente transmissível, o fato de existirem fissuras no tecido devido à penetração anal proporciona uma entrada para o organismo e permite-lhes multiplicarem-se no seu interior, o que é outra causa de irritação no ânus após o sexo.

Por outro lado, se não houve penetração anal e ainda assim você sente ardência no ânus depois de ter relações sexuais, é possível que se trate de um sintoma por ter adquirido uma doença sexualmente transmissível, a qual não é contagiada exclusivamente pela penetração, como a herpes. Estas doenças podem ser transmitidas pelo contato direto das feridas ou fluidos com a pele da pessoa infectada, ocorrendo quando o parceiro infectado faz sexo oral ou esfrega suas partes íntimas com os genitais, incluindo o ânus, da outra pessoa.

Por que meu ânus arde depois de ter relações? - Coceira e ardência no ânus depois de ter relações: causas

Conselhos para evitar a dor e ardência no ânus depois de ter relações

Para evitar as sensações incômodas quando se faz sexo anal, especialmente a irritação, dor e ardência, e conseguir tornar o ato mais satisfatório durante e depois dele, é recomendado seguir algumas medidas, entre elas:

  • Estar excitada e relaxada é um fator importante para que os músculos do ânus não estejam rígidos e o canal permaneça estreito, já que isto poderia impedir a realização do ato sexual por causa da dor.
  • Estimular os músculos do ânus através da masturbação, isto facilitará a ampliação da abertura anal e, portanto, uma penetração menos forçada.
  • Passar lubrificante íntimo no ânus e pênis ou no brinquedo sexual ao introduzir, a fim de reduzir a fricção no ato sexual. Recomenda-se consultar um especialista para escolher o melhor produto com base em suas necessidades, já que alguns podem danificar o preservativo ou te causar incômodos gastrointestinais.
  • Sempre usar preservativo. Embora não exista o risco de ficar grávida, a probabilidade de adquirir uma doença é realmente muito alta para qualquer uma das pessoas envolvidas, além disso, também é uma medida de higiene pela possível presença de restos fecais. Se o que for introduzir é um objeto ou o dedo, também deve colocar camisinha neles.
  • Manter uma higiene adequada. Seja para praticar sexo anal ou oral, é necessário limpar corretamente a região do ânus para prevenir o contágio de doenças ou o contato com matéria fecal. Para isso, antes do ato sexual, você pode recorrer aos enemas anais ou lavar a área com água morna e sabonete íntimo. Da mesma forma, depois da penetração anal, se deve limpar o pênis, dedo ou brinquedo introduzido com água e sabão antes de passar para o sexo vaginal ou oral, a fim de evitar infecções.
  • Ir ao banheiro para defecar antes do ato sexual, isto serve para evitar que ao introduzir o pênis ou brinquedo sexual, eles entrem em contato com as fezes e atrapalhem o ato.

Além disso, se você tiver relações sexuais mas não pratica o sexo anal, ainda assim, é importante considerar algumas medidas de segurança para evitar o contágio de doenças e aproveitar completamente da sexualidade, como o uso de preservativo adaptado para a língua ou uma barreira bucal. E, se fez sexo oral no ânus, é aconselhável lavar bem a boca antes de estimular oralmente os genitais ou beijar a parceira.

Como aliviar a ardência e coceira no ânus depois de ter relações

Em geral, esta irritação na região anal depois do sexo não chega a ser tão intensa e, em muitos casos, diminui e desaparece após alguns dias, por isso que muitas pessoas não recorrem a um tratamento especial além dos cuidados básicos na hora de defecar, que é quando mais incômodo pode causar, como escolher um papel higiênico sem odor e que não seja áspero.

No entanto, para ajudar a aliviar esta ardência, é possível lavar a área afetada suavemente com água morna, principalmente depois de evacuar, de fazer exercícios ou após ter suado muito, e secar a região anal com uma toalha de algodão sem pressionar ou esfregar. É importante que se você utilize sabão próprio para a região íntima, já que os sabonetes perfumados ou desodorantes podem piorar os sintomas.

Além disso, utilize roupas que não sejam muito justas e roupas íntimas de algodão. A alimentação também é um fator de cuidado, já que devem ser evitados alimentos que possam irritar o tecido anal e aumentar a ardência ao serem defecados, como alimentos picantes ou muito condimentados, sendo melhor incluir alimentos ricos em fibras e estar bem hidratada para ter uma fácil defecação.

Para uma melhor recuperação, sobretudo, se a ardência no ânus é por causa de lesões durante a penetração anal, é preciso consultar um médico para que ele te receite um tratamento farmacológico, como o uso de cremes analgésicos e anti-inflamatórios para a zona íntima.

Por que meu ânus arde depois de ter relações? - Como aliviar a ardência e coceira no ânus depois de ter relações

Quando consultar um médico por sentir ardência no ânus?

A irritação no ânus é uma sensação muito incômoda, mas se ela surge depois de ter tido uma penetração ou estímulo anal, pode ser uma condição comum, especialmente, se é a primeira vez que está fazendo ou não foram tomados os cuidados necessários. Junto desta sensação, podem vir acompanhados outros sintomas que são considerados normais depois do sexo anal, como a constipação e uma produção de gases. Contudo, se esses sintomas aumentarem, não passarem com o tempo ou se você manifestar os sintomas abaixo, é preciso consultar um médico imediatamente, pois pode se tratar de uma doença:

  • Dor intensa no ânus.
  • Sangramento na região anal ou as fezes saem com sangue.
  • Secreção esbranquiçada e de mau cheiro pelo ânus.
  • Aparecem feridas, espinhas ou verrugas na região anal.
  • Dor ou dificuldade para urinar.
  • Diarreia.
  • O parceiro sexual também apresenta sintomas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu ânus arde depois de ter relações?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu ânus arde depois de ter relações?