Infecções das vias urinárias

O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 23 dezembro 2023
O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?

As infecções do trato urinário geralmente não são graves e podem ser facilmente tratadas. Entretanto, às vezes elas podem reaparecer ou acontecer com certa regularidade após o tratamento.

As ITUs são mais comuns em mulheres do que em homens, uma vez que a uretra delas é mais curta e mais próxima do ânus. Durante a gravidez e a menopausa, as ITUs também são comuns.

Condições como diabete, pedras nos rins, incontinência e até mesmo idade avançada são fatores de risco para a infecção do trato urinário.

O ideal é que você não sofra com essa condição por mais tempo do que o necessário. Neste artigo do ONsalus, você descobrirá o que acontece quando uma infecção do trato urinário não desaparece e o que fazer a respeito.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária atrasa a menstruação?

Índice

  1. Por que uma infecção do trato urinário não responde aos antibióticos
  2. O que acontece se a infecção do trato urinário não for curada?
  3. Como evitar infecções urinárias recorrentes

Por que uma infecção do trato urinário não responde aos antibióticos

Se os sintomas de uma infecção do trato urinário persistirem e piorarem após o uso de antibióticos, isso indica que a situação está piorando devido a:

Falta de um exame de urina

Ao iniciar um tratamento, é importante solicitar um exame de urina. Através desse teste, é possível identificar os germes ou bactérias que causam a infecção na urina. Em seguida, o antibiótico adequado será indicado para eliminar a bactéria.

Resistência a antibióticos

Quando uma infecção do trato urinário é resistente a um antibiótico, isso significa que as bactérias que causam a infecção não respondem ao tratamento devido ao uso constante desse medicamento para lesões semelhantes.

É importante observar que os pacientes com ITUs recorrentes correm alto risco de desenvolver resistência a esses medicamentos.

Antibióticos incorretos

O uso de antibióticos que não correspondem ao tratamento é evidenciado pela solicitação de um exame de urina sem cultura de urina. Com base no resultado desse exame, é possível saber se foi usado o medicamento errado e se a infecção se deve a um vírus ou a um fungo.

O tratamento não foi concluído

Para obter resultados no tratamento de uma infecção do trato urinário, é necessário cumprir o período de tempo indicado pelo médico para tomar o antibiótico. Esse tempo dependerá da bactéria causadora da infecção e pode variar de 7 a 14 dias.

Algumas condições

Em alguns casos, as ITUs podem ser causadas por outras condições que apresentam sintomas semelhantes aos de uma infecção do trato urinário, como

O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada? - Por que uma infecção do trato urinário não responde aos antibióticos

O que acontece se a infecção do trato urinário não for curada?

Quando uma ITU persiste e não é tratada adequadamente, ela pode se espalhar para outros órgãos próximos, como os rins, e causar lesões muito mais graves, como a sepse.

As condições que podem ocorrer após uma infecção prolongada do trato urinário incluem:

  • Dor intensa na região pélvica, acompanhada de aumento da temperatura corporal, o que é indicativo de um processo infeccioso bacteriano causado por Escherichia coli.
  • Podem ocorrer distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável, diverticulite ou colite ulcerativa com diarreia, ou constipação. Esses problemas estão relacionados à persistência ou recorrência de uma infecção do trato urinário.

Por outro lado, doenças crônicas ou degenerativas como diabete, problemas imunológicos, cirurgia pélvica para remoção de tumores digestivos ou ginecológicos, quimioterapia e radioterapia podem promover ITUs recorrentes.

As pessoas que foram hospitalizadas e precisaram de cateteres e sondas urinárias sofrem geralmente de infecções repetidas do trato urinário, especialmente se forem mais velhas.

Como evitar infecções urinárias recorrentes

Para evitar infecções urinárias recorrentes, é preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de tê-las. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Beba bastante líquido, principalmente água. Isso ajuda a diluir a urina e eliminar as bactérias.
  • Urine com frequência, especialmente quando sentir vontade. Não segure.
  • Ao limpar-se após urinar ou evacuar, faça movimentos da frente para trás para evitar que as bactérias do intestino se espalhem para a região genital.
  • Lave a pele ao redor da vagina e do ânus diariamente com água em abundância e com um sabonete específico para a área íntima.
  • Evite duchas vaginais.
  • Use métodos contraceptivos que não contenham espermicidas, como o diafragma.
  • Após ter relações sexuais, esvazie a bexiga o mais rápido possível.
  • Evite o uso de produtos femininos perfumados na região genital, como desodorantes em spray, pois podem causar irritação.
  • Troque o biquíni ou roupa de banho molhada o mais rápido possível para evitar umidade na área genital.
  • Evite sentar-se em locais contaminados e evite nadar em águas paradas ou possivelmente contaminadas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • GONZALEZ, E. (1973). Fisiopatología de la infección urinaria. Revista chilena de pediatría, 44(6), 545-550
  • Mensa, J., Pigrau, C., Horcajada, J. C., Cartón, J. A., & Pujol, M. (2001). Infección urinaria. Protocolos clínicos de la Sociedad Española de Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica [citado 10 mar 2005], 1(1), 42.
  • Vázquez Vigoa, A. (1995). Infección urinaria en el adulto. Revista Cubana de Medicina, 34(2), 106-117.
  • Vila, C. L., & Moreno, A. M. (2011). Tratamiento y prevención de las infecciones urinarias de repetición. FMC: Formación Médica Continuada en Atención Primaria, 18(3), 146-155.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?