menu
Partilhar

O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 23 dezembro 2023
O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?

As infecções do trato urinário geralmente não são graves e podem ser facilmente tratadas. Entretanto, às vezes elas podem reaparecer ou acontecer com certa regularidade após o tratamento.

As ITUs são mais comuns em mulheres do que em homens, uma vez que a uretra delas é mais curta e mais próxima do ânus. Durante a gravidez e a menopausa, as ITUs também são comuns.

Condições como diabete, pedras nos rins, incontinência e até mesmo idade avançada são fatores de risco para a infecção do trato urinário.

O ideal é que você não sofra com essa condição por mais tempo do que o necessário. Neste artigo do ONsalus, você descobrirá o que acontece quando uma infecção do trato urinário não desaparece e o que fazer a respeito.

Também lhe pode interessar: Infecção urinária atrasa a menstruação?

Por que uma infecção do trato urinário não responde aos antibióticos

Se os sintomas de uma infecção do trato urinário persistirem e piorarem após o uso de antibióticos, isso indica que a situação está piorando devido a:

Falta de um exame de urina

Ao iniciar um tratamento, é importante solicitar um exame de urina. Através desse teste, é possível identificar os germes ou bactérias que causam a infecção na urina. Em seguida, o antibiótico adequado será indicado para eliminar a bactéria.

Resistência a antibióticos

Quando uma infecção do trato urinário é resistente a um antibiótico, isso significa que as bactérias que causam a infecção não respondem ao tratamento devido ao uso constante desse medicamento para lesões semelhantes.

É importante observar que os pacientes com ITUs recorrentes correm alto risco de desenvolver resistência a esses medicamentos.

Antibióticos incorretos

O uso de antibióticos que não correspondem ao tratamento é evidenciado pela solicitação de um exame de urina sem cultura de urina. Com base no resultado desse exame, é possível saber se foi usado o medicamento errado e se a infecção se deve a um vírus ou a um fungo.

O tratamento não foi concluído

Para obter resultados no tratamento de uma infecção do trato urinário, é necessário cumprir o período de tempo indicado pelo médico para tomar o antibiótico. Esse tempo dependerá da bactéria causadora da infecção e pode variar de 7 a 14 dias.

Algumas condições

Em alguns casos, as ITUs podem ser causadas por outras condições que apresentam sintomas semelhantes aos de uma infecção do trato urinário, como

O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada? - Por que uma infecção do trato urinário não responde aos antibióticos

O que acontece se a infecção do trato urinário não for curada?

Quando uma ITU persiste e não é tratada adequadamente, ela pode se espalhar para outros órgãos próximos, como os rins, e causar lesões muito mais graves, como a sepse.

As condições que podem ocorrer após uma infecção prolongada do trato urinário incluem:

  • Dor intensa na região pélvica, acompanhada de aumento da temperatura corporal, o que é indicativo de um processo infeccioso bacteriano causado por Escherichia coli.
  • Podem ocorrer distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável, diverticulite ou colite ulcerativa com diarreia, ou constipação. Esses problemas estão relacionados à persistência ou recorrência de uma infecção do trato urinário.

Por outro lado, doenças crônicas ou degenerativas como diabete, problemas imunológicos, cirurgia pélvica para remoção de tumores digestivos ou ginecológicos, quimioterapia e radioterapia podem promover ITUs recorrentes.

As pessoas que foram hospitalizadas e precisaram de cateteres e sondas urinárias sofrem geralmente de infecções repetidas do trato urinário, especialmente se forem mais velhas.

Como evitar infecções urinárias recorrentes

Para evitar infecções urinárias recorrentes, é preciso fazer algumas mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de tê-las. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Beba bastante líquido, principalmente água. Isso ajuda a diluir a urina e eliminar as bactérias.
  • Urine com frequência, especialmente quando sentir vontade. Não segure.
  • Ao limpar-se após urinar ou evacuar, faça movimentos da frente para trás para evitar que as bactérias do intestino se espalhem para a região genital.
  • Lave a pele ao redor da vagina e do ânus diariamente com água em abundância e com um sabonete específico para a área íntima.
  • Evite duchas vaginais.
  • Use métodos contraceptivos que não contenham espermicidas, como o diafragma.
  • Após ter relações sexuais, esvazie a bexiga o mais rápido possível.
  • Evite o uso de produtos femininos perfumados na região genital, como desodorantes em spray, pois podem causar irritação.
  • Troque o biquíni ou roupa de banho molhada o mais rápido possível para evitar umidade na área genital.
  • Evite sentar-se em locais contaminados e evite nadar em águas paradas ou possivelmente contaminadas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • GONZALEZ, E. (1973). Fisiopatología de la infección urinaria. Revista chilena de pediatría, 44(6), 545-550
  • Mensa, J., Pigrau, C., Horcajada, J. C., Cartón, J. A., & Pujol, M. (2001). Infección urinaria. Protocolos clínicos de la Sociedad Española de Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica [citado 10 mar 2005], 1(1), 42.
  • Vázquez Vigoa, A. (1995). Infección urinaria en el adulto. Revista Cubana de Medicina, 34(2), 106-117.
  • Vila, C. L., & Moreno, A. M. (2011). Tratamiento y prevención de las infecciones urinarias de repetición. FMC: Formación Médica Continuada en Atención Primaria, 18(3), 146-155.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?
1 de 2
O que acontece se uma infecção do trato urinário não for curada?

Voltar ao topo da página