Partilhar

Infecção urinária atrasa a menstruação?

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 19 setembro 2019
Infecção urinária atrasa a menstruação?

Se você sofre de infecção urinária e sua menstruação atrasou, é muito provável que esteja se perguntando se uma infecção de urina atrasa menstruação e porque isto acontece. Assim como explicaremos ao longo deste artigo, uma cistite ou infecção urinária, no começo, não tem porque causar tal atraso, embora seja importante esclarecer que existem certos sintomas emocionais que uma infecção deste tipo pode causar na mulher e que realmente poderiam fazer com que a menstruação atrasasse alguns dias. Se você quer saber qual é a resposta exata à pergunta "Infecção urinária atrasa a menstruação?" e, além disso, descobrir quais outras causas poderiam estar por trás da ausência da sua menstruação, continue lendo este artigo do ONsalus, onde explicaremos tudo isso detalhadamente.

Infecção urinária pode atrasar a menstruação?

Uma infecção urinária é causada pela entrada de bactérias na uretra, as quais vão para a bexiga, que é onde se desenvolve a infecção na maioria das vezes, embora esta também possa se estender até os rins. Assim como afirmam os especialistas, no começo, a infecção urinária não tem porque atrasar o período menstrual nem causar alterações menstruais significativas. Contudo, é conveniente dizer que a menstruação é um processo muito complexo que pode ser afetado por diversos fatores, tanto físicos quanto psicológicos.

Sofrer de infecção urinária pode causar sintomas como necessidade de urinar de forma frequente e urgentemente, ardência, dor e queimação ao urinar, cor anormal da urina e até mesmo ter presença de sangue em alguns casos, pressão no abdômen inferior ou na parte baixa das costas, febre, calafrios, náuseas e incômodos ao ter relações sexuais. Além disto tudo, também pode fazer com que a mulher afetada fique mais irritada, angustiada ou estressada do que o normal, sobretudo caso se trate de uma cistite ou infecção urinária mais grave ou caso esta se prolongue por algum tempo. São estes sintomas os que podem afetar o curso natural do ciclo menstrual e causar o atraso da menstruação.

Como o estresse afeta a menstruação?

Tanto o estresse quanto a ansiedade podem causar importantes mudanças no curso natural do ciclo menstrual, já que também causam alterações hormonais no organismo. Quando uma mulher está sob muito estresse, com tensão acumulada ou está muito preocupada e angustiada por algo, é possível que sua menstruação fique irregular tendo ciclos menstruais muito curtos ou, pelo contrário, muito longos. Em outros casos, é provável que a menstruação se atrase por alguns dias ou até mesmo que ocorra sua interrupção completa, condição chamada de amenorreia secundária. Esta ocorre quando uma mulher que menstruou normalmente deixa de ter a menstruação durante, pelo menos, 3 ou mais ciclos menstruais consecutivos.

Por outro lado, também devemos destacar que o estresse e a ansiedade podem fazer com que os sintomas que uma mulher sente durante a chamada tensão pré-menstrual apareçam com mais intensidade e se agravem.

Menstruação atrasada: o que pode ser

Agora que já sabemos qual é a relação existente entre a cistite e o atraso da menstruação, vamos detalhar quais fatores e condições realmente podem fazer com que a menstruação se atrase:

  • Gravidez: diante de qualquer atraso menstrual, é fundamental fazer um teste de gravidez para tirar sua dúvida, sobretudo se teve relações sexuais sem proteção ou se suspeita de uma possível gravidez.
  • Estresse, ansiedade e tensão excessiva.
  • Tomar certos medicamentos, como os antidepressivos ou psicotrópicos.
  • Fusos horários muito diferentes.
  • Mudanças bruscas e significativas de peso.
  • Carências nutricionais importantes na dieta diária.
  • Alterações hormonais.
  • Tomar anticoncepcionais hormonais.
  • Presença de cistos nos ovários.
  • Infecções vaginais ou doenças sexualmente transmissíveis (DST).
  • Começo da menopausa.
  • Prática de exercícios físicos em excesso ou realização de programas de treinamento muito intensos.

Caso a menstruação tenha atrasado por mais de 7 dias e você tiver descartado a possibilidade de estar grávida, é fundamental ir ao ginecologista para fazer os exames adequados e poder averiguar se existe algum transtorno ou condição que esteja por trás deste atraso menstrual.

Como curar uma infecção urinária

Diante do sofrimento de uma infecção nas vias urinárias, é muito importante ir ao médico, já que a infecção deve ser tratada através de medicamentos antibióticos quando é causada por bactérias, ou antivirais quando é consequência de uma infecção viral. A entrada hospitalar só costuma ser necessária quando a paciente apresenta uma infecção muito grave, sofre de infecção severa nos rins, tem cálculos renais, padece de doenças como câncer ou diabetes, ou caso esteja grávida e tenha febre ou outros tipos de sintomas.

Além do tratamento médico para a infecção urinária, é essencial que a paciente siga as seguintes recomendações para conseguir fazer com que a condição diminua o quanto antes e os sintomas não se agravem:

  • Beber água em abundância e líquidos saudáveis durante o dia para favorecer a limpeza do trato urinário e eliminar as bactérias.
  • Evitar o tabagismo, o consumo de álcool ou de bebidas com cafeína.
  • Não segurar a vontade de urinar.
  • Urinar logo após ter relações sexuais para evitar a entrada de novas bactérias.
  • Sempre manter uma boa higiene íntima.
  • Evitar que a região vaginal fique úmida.
  • Na hora de tomar banho é importante limpar a região íntima sempre de frente para trás, nunca o contrário.
  • Não ficar muito tempo com roupas molhadas ou suadas depois de praticar algum esporte.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajudam a evitar a proliferação das bactérias responsáveis pela infecção.

Entre os remédios caseiros para infecção urinária, destaca-se o consumo de suco de mirtilo, que é uma boa opção para prevenir e tratar a cistite. No seguinte artigo explicamos todos os benefícios do suco de cranberry para a infecção urinária.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Infecção urinária atrasa a menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Bibliografia
  • Overview of Urinary Tract Infections (UTIs). Talha H. Imam, MD, University of Riverside School of Medicine. Acessado a 10 de setembro de 2019. Disponível em: [msdmanuals.com/home/kidney-and-urinary-tract-disorders/urinary-tract-infections-utis/overview-of-urinary-tract-infections-utis?query=uti]

Escrever comentário sobre Infecção urinária atrasa a menstruação?

O que lhe pareceu o artigo?

Infecção urinária atrasa a menstruação?
Infecção urinária atrasa a menstruação?

Voltar ao topo da página