Partilhar

Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 3 junho 2020
Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros

Você tem as unhas dos pés mais grossas do que o normal e te incomoda tê-las assim ou utilizar algum calçado descoberto? Em primeiro lugar, é importante saber quais são as causas associadas à presença das unhas grossas, as quais podem ser desde infecções por fungos, envelhecimento ou psoríase, até estar relacionado com fatores genéticos.

No entanto, todas as causas podem ser tratadas de forma satisfatória e as opções de tratamento médico dependerão do motivo pelo qual tiver as unhas dos pés grossas, por isso que também será importante prestar atenção a outros sintomas que apresentar. No seguinte artigo do ONsalus explicamos em detalhes qual é o tratamento da onicogrifose e quais remédios naturais podem ajudar a melhorar esta alteração.

Onicogrifose: causas

Mais que um problema estético, a onicogrifose possui diferentes causas que muitas pessoas ignoram e, se o motivo associado à sua presença não for identificado a tempo, as unhas grossas podem ser difíceis de cortar e até causar desconforto ao usar quaisquer tipos de calçados.

Medicamente, a onicogrifose é conhecida como onychauxis e se trata do engrossamento ou super crescimento anormal das unhas, o qual pode ser considerado um sintoma de alguma doença subjacente.

Algumas possíveis causas da onicogrifose são:

  • Fungos: a presença de fungos nas unhas pode ser refletida no engrossamento das mesmas. Os dermatófitos são os microrganismos que crescem sobre e sob as unhas, fazendo com que estas fiquem mais grossas, inclusive podendo fazer com que a unha seja levantada do leito ungueal. As infeções causadas por fungos se proliferam em ambientes úmidos e quentes, como os pés.
  • Psoríase: esta é uma doença crônica de pele caracterizada pela presença de manchas escamosas e eritematosas em grande parte do corpo. Também costuma afetar as mãos e os pés, fazendo com que as células mortas que estão ao redor da unha fiquem irritadas e a unha comece a engrossar. Podem aparecer, além disso, linhas na unha, descoloração ou até desprendimento da mesma.
  • Traumatismos: a onicogrifose pode aparecer como resultado de algum traumatismo direto na unha do pé. Isto pode acontecer ao prensar a unha em uma porta, praticando algum esporte ou utilizando um calçado inadequado. Provavelmente, a unha volte ao normal uma vez que tenha melhorado o processo traumático, mas no caso em que esteja relacionada com o uso de calçados inadequados ou muito justos, pode repercutir na espessura da unha durante muito tempo.
  • Má circulação: uma circulação sanguínea ruim e, consequentemente, uma falta dos nutrientes que as unhas precisam para ter um crescimento normal, pode ser o motivo de ter a onicogrifose. Isto é mais comum em pessoas mais velhas e pacientes diabéticos. Na verdade, neste último caso, os médicos podem notar a presença de diabetes mellitus se as unhas dos pés grossas estiverem grossas.
  • Genética: pessoas cujo um ou ambos os pais sofrem de unhas grossas ou onychauxis também podem ter, em algum momento da sua vida, esta manifestação anormal e incômoda nas unhas.
Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros - Onicogrifose: causas

Unhas grossas nos pés: tratamento médico

Se perceber que tem onicogrifose, é importante que vá ao médico para saber qual é a causa exata e poder iniciar o tratamento adequado:

  • No caso da onicogrifose ser causada por fungos, o tratamento normal para curá-las é o uso de antimicóticos tópicos seguindo as doses e o tempo indicado pelo especialista. Existem casos em que o tratamento antimicótico tópico não é suficiente, então o médico pode recomendar um tratamento via oral, tratamento com laser ou remoção da unha.
  • Se estamos falando da psoríase nas unhas, não existe um tratamento específico para este problema. Contudo, o médico te recomendará tratar a doença subjacente. Em alguns casos, pode ser recomendável a aplicação de injeções com esteroides.
  • É importante utilizar um calçado adequado para manter uma boa saúde nas unhas. Além disso, isto é especialmente recomendado para aquelas pessoas que têm as unhas grossas devido a uma circulação ruim, pois usa sapatos muito justos.

Como afinar unhas grossas dos pés

Antes de tentar cortar as unhas grossas dos pés, é importante que saiba que existem algumas formas de amolecê-las para que este procedimento não te machuque ou seja muito difícil e doloroso:

  1. Primeiro, deve lavar adequadamente os pés com sabonete para peles delicadas, enfatizando as unhas. Depois enxágue com água em abundância e seque com uma toalha.
  2. Em um recipiente onde possa submergir os pés, adicione água morna, algumas gotas de óleo para bebê e sal, para suavizar e umedecer as unhas. Deixe os pés de molho por pelo menos 15 ou 30 minutos.
  3. Depois de ter molhado eles tempo suficiente para amolecer as unhas, seque-os com uma toalha suave.
  4. Por fim, pode utilizar um creme suavizante diretamente sobre as unhas dos pés para poder cortá-las mais facilmente.

É imprescindível ter todas as ferramentas adequadas antes de cortar as unhas grossas dos pés e lixá-las bem até conseguir afiná-las. Deve começar a cortá-las desde a parte superior, aplicando uma leve pressão sobre elas ainda úmidas, a fim de evitar machucados.

Tratamento caseiro para onicogrifose

Existem alguns remédios naturais que podem ajudar a prevenir a onicogrifose e, ao mesmo tempo, algumas das possíveis causas associadas. Além disso, não é recomendável utilizá-los antes de você ser examinado por um médico:

  • Óleo de lavanda, alecrim ou coco: qualquer um deles possui propriedades antimicóticas ideais para combater as infecções causadas por fungos nas unhas dos pés. Recomenda-se submergir um pedaço de algodão em algum destes óleos e aplicá-lo diretamente sobre as unhas. Este procedimento é feito durante 10 minutos ao menos 3 vezes ao dia.
  • Vinagre branco: submerja os pés em um preparo de duas xícaras de vinagre branco com água morna durante 30 minutos, duas vezes ao dia. O vinagre pode ajudar a prevenir infecções nas unhas dos pés.
  • Óleo de árvore do chá: é utilizado como desinfectante natural, antibacteriano e fungicida. Recomenda-se utilizá-lo misturado com óleo de laranja ou azeite de oliva e deve ser aplicado diretamente sobre a unha afetada.
  • Bicarbonato de sódio com vinagre: esta mistura é eficaz para prevenir o crescimento e a proliferação de fungos. Recomenda-se mergulhar os pés em uma mistura preparada com água e vinagre e, depois, submergi-los em uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Repita este procedimento ao menos 2 vezes ao dia.
  • Óleo de orégano: é antiviral, antiparasitário e antisséptico. Utilize umas gotas de óleo de orégano misturadas com uma colher pequena de azeite de oliva e aplique-os diretamente sobre as unhas, deixando agir por pelo menos 30 minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=bF18_nmGYgQSe notou que está com as unhas dos pés grossas e não sabe se houve um traumatismo ou não sabe se tem algum tipo de calçado que possa estar causando isso, recomendamos que vá ao seu médico de confiança imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Vídeos relacionados com Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros

Vídeos relacionados com Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros
1 de 2
Onicogrifose: tratamento e remédios caseiros

Voltar ao topo da página