menu
Partilhar

Como curar unha encravada no dedão do pé

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 4 maio 2021
Como curar unha encravada no dedão do pé

É normal que, em algum momento da sua vida, note que está com uma unha encravada, o que é conhecido medicamente como onicocriptose. Esta costuma ser uma condição comum em um lado ou no outro das unhas dos dedos, causando dor, inflamação e vermelhidão. É comum ocorrer no dedão do pé, no entanto, nenhum dedo está isento de ter uma unha encravada.

Existem muitas formas de curar uma unha encravada no dedão do pé: desde remédios caseiros até tratamentos médicos especializados. Neste post do ONsalus reunimos informações importantes sobre como curar uma unha encravada no dedão do pé.

Também lhe pode interessar: Unha do pé amarela: causas e tratamento

O que é uma unha encravada

A onicocriptose ou unha encravada, são os termos que definem esta condição popular e amplamente comum em muitas pessoas. Normalmente, surge no dedão do pé, no entanto, qualquer um dos outros dedos também pode apresentar este problema.

A unha encravada no dedão do pé ocorre quando a extremidade da unha penetra na pele do dedo, agindo como se fosse um corpo estranho dentro da pele, causando inflamação, vermelhidão e dor na extremidade da unha.

Causas das unhas encravadas

A unha encravada no dedão do pé pode ocorrer a partir de uma destas causas:

  • Malformações: aquelas pessoas com algum componente genético de malformação têm maior predisposição a ter unhas encravadas, tanto na unha quanto no formato do dedo.
  • Artrose: pessoas que têm esta doença tendem a apresentar unhas encravadas.
  • Traumatismos: seja após a prática de esportes ou por causa de algum tipo de calçado, podendo ser causadores de uma unha encravada no dedão do pé.
  • Calçado inadequado: as características de algum calçado pode desencadear o aparecimento de uma unha encravada, isto pode ocorrer se o calçado é muito justo ou se tem a ponta estreita.
  • Forma de caminhar: a forma como você corre, caminha e se move pode influenciar no aparecimento de uma unha encravada na parte lateral da unha.
  • Corte errado das unhas: a mais importante de todas as causas associadas ao aparecimento de uma unha encravada é o corte incorreto da unha, uma vez que se não é feito um corte adequado, pode aparecer uma ponta que penetra profundamente na pele, causando este típico problema da unha encravada.
  • Outras causas: falta de sudoração nos pés ou o excesso dela, fungos, sobrepeso ou obesidade.

A unha encravada apresenta 2 variações: uma lateral, que é a mais comum, e uma anterior, que ocorre quando a unha fica encravada ou penetra na pele para frente.

Sintomas da unha encravada no dedão do pé

Percebemos que temos uma unha encravada no dedão do pé quando aparecem os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão ao redor da unha do dedão;
  • Dor no lado da unha onde está encravada;
  • Sensibilidade no dedão do pé;
  • Inchaço ao redor da unha do pé;
  • Infecção do tecido ao redor da unha;
  • Também pode aparecer pus ou vermelhidão que vai se espalhando pelo dedo.

Uma unha encravada no dedão do pé pode ser classificada em diferentes graus, de acordo com quão afetadas estiverem a unha e a pele ao redor dela:

  • Grau I: quando a unha encravada somente causa dor, inchaço e vermelhidão.
  • Grau II: quando há uma infecção pelas bactérias que normalmente vivem sobre a pele. Consequentemente, há o aparecimento de pus, o qual pode vir a supurar pela extremidade da unha.
  • Grau III: caracterizado pela presença de um tecido hipertrófico ao redor da unha.
Como curar unha encravada no dedão do pé - Sintomas da unha encravada no dedão do pé

Como curar unha encravada no dedão do pé

Primeiramente, é importante manter as medidas básicas de higiene para que a unha encravada possa ser curada no menor tempo possível, isto inclui:

  • O pé deve estar sempre limpo, com isto se evita o risco de crescimento de bactérias. Além do banho, é importante trocar as meias regularmente.
  • É imprescindível usar um calçado confortável e do tamanho adequado, desta forma se evita que haja pressão no dedão do pé e da unha.
  • A água morna é útil quando utilizada 3 vezes ao dia. Com isto se consegue manter a unha suave.
  • É recomendado o consumo de analgésicos que não precisem de prescrição médica quando a dor na unha encravada for intensa, entre eles o paracetamol, ibuprofeno, metamizol ou dipirona.
  • Se a unha encrava no dedão foi afetada, é possível recorrer ao uso de creme antibiótico, depois de uma avaliação do médico. Um exemplo de pomada para a unha encravada é a fucidine.

O tempo estimado para que a unha encravada melhore é de 2 a 7 dias para casos leves, evitando utilizar calçados com tamanco ou muito justos durante este tempo. Caso não melhore nesse período de tempo, você deve ser avaliado por um especialista, o qual determinará o tratamento individualizado da sua unha encravada.

De acordo com os sintomas que apresentar e a avaliação do médico, ele poderá optar por um tratamento conservador ou cirúrgico para sua unha encravada no dedão do pé.

Tratamento conservador

Caracteriza-se por fazer um corte com bisturi sobre a borda da unha que está encravada. Com esta técnica se permite que os próximos crescimentos das unhas sigam um curso apropriado, a fim de que não voltem a penetrar na pele do dedão do pé.

Tratamento cirúrgico

Baseia-se na realização de uma cirurgia ambulatória quando a técnica conservadora foi pouco eficaz ou quando existe um granuloma. A técnica cirúrgica é chamada matricectomia química e o resultado será que a borda não crescerá mais, assim a unha melhorará seu aspecto.

Remédios caseiros para curar a unha encravada

Existem alguns remédios naturais que são bastante conhecidos na sabedoria popular. Se você está se perguntando como acabar com uma unha encravada do pé sem dor em casa, no menor tempo possível e de forma eficaz, experimente algum destes tratamentos:

Óleo de vitamina E

Este óleo é ideal na hora de suavizar e umedecer as unhas. A vitamina E permite cicatrizar a pele de forma fácil e rápida. A seguir, veja os passos para utilizar o óleo corretamente:

  • Aplique este óleo no local da unha encravada;
  • Deixe ele agir até que seja absorvido;
  • Aplique várias vezes ao dia até que possa cortar facilmente a unha encravada.

Se você não possui óleo de vitamina E, também pode utilizar óleo de jojoba ou de rícino.

Mel

Através de sua aplicação é possível prevenir e curar facilmente as unhas encravadas, já que ele permite manter as unhas hidratadas naturalmente. Além disso, o mel conta com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, ideais para evitar infecções e inflamações severas na área circundante à unha encravada.

Sua aplicação é simples: aplique o mel na área afetada e deixe ela agir por várias horas. Você pode fazer isso durante uma semana ou, se preferir, todos os dias, a fim de evitar seu aparecimento.

Limão

Utilizando-o por apenas uma semana, a unha encravada aos poucos irá desaparecer. Para isso, corte um limão ao meio, coloque um pouco de sal e passe-o sobre a superfície afetada.

Tomilho

Quando você tem uma unha encravada no dedão do pé, preparar uma infusão de tomilho pode gerar bons resultados, já que é um analgésico natural. Para isso, siga estes passos:

  • Coloque para ferver 1 copo de água e 1 colher de sopa de tomilho.
  • Depois de ferver, deixe esfriar para que possa utilizá-la.
  • Submerja o dedo com a unha encravada nesta infusão durante 10 minutos ao menos 3 vezes ao dia.

Amêndoas

Estas contam com uma alta quantidade de vitamina E e ácidos graxos, eficazes para tratar o inchaço e a inflamação. Recomendamos os seguintes passos:

  • Deixa de molho um punhado de amêndoas durante toda a noite.
  • No dia seguinte, descasque as amêndoas e triture-as.
  • Misture com 1 gema de ovo e 1 colher de sopa de mel.
  • Antes de dormir, aplique a misture preparada e deixe ela agir durante a noite.

É fundamental que na manhã seguinte enxague bem a pele.

Como curar unha encravada no dedão do pé - Remédios caseiros para curar a unha encravada

Quais cuidados devo ter em casa se estou com uma unha encravada?

Caso se trate de um caso leve, você pode aliviar os sintomas da sua unha encravada facilmente em casa da seguinte forma:

  • Aplique água quente de 3 a 4 vezes ao dia para manter a unha suave e mole, durante o resto do dia você deve manter o pé completamente seco.
  • Massageie de forma suave a pele que está inflamada.
  • Utilize algodão com algum antisséptico e coloque-o próximo da unha encravada.

Isto pode ser feito junto com os remédios naturais, que ajudarão a curar de forma fácil a unha encravada do dedão do pé.

Como evitar a unha encravada no dedão do pé

Você deve levar em conta alguns conselhos para evitar o aparecimento das unhas encravadas, caso sofra com elas de forma recorrente:

  • Corte de unhas reto: evite cortar as unhas de forma curva, faça isso de forma reta e seguindo o formato natural das mesmas.
  • Calçado adequado: evite utilizar calçados muito justos ou que façam muita pressão na ponta dos pés, já que o aumento de pressão pode fazer com que a unha cresça penetrando a pele.
  • Calçado de segurança: o uso de calçados seguros, como botas de segurança, são essenciais caso você faça atividade laborais que representem algum risco ou que possam machucar seus pés.
  • Consulte um/a podólogo/a: o/a podólogo/a é a pessoa especialista responsável por diagnosticar e tratar todos os problemas dos pés. Consulte-o/a para prevenir o aparecimento das unhas encravadas e controlar a saúde dos seus pés.

Se você está com uma unha encravada no dedão do pé, o mais recomendado é que consulte um/a podólogo/a, para que ele te ajude de forma personalizada. Isto é importante pois esta condição pode estar associada a complicações mais sérias, como uma infecção no dedo do pé, especialmente se você sofre de doenças como a diabetes mellitus.

Como curar unha encravada no dedão do pé - Como evitar a unha encravada no dedão do pé

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar unha encravada no dedão do pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Aguilar, K. Z., Pineda, F. G., & de Aragón, E. B. (2013). Manejo de la onicocriptosis en atención primaria. Caso clínico. SEMERGEN-Medicina de Familia, 39(6), e38-e40.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como curar unha encravada no dedão do pé
1 de 4
Como curar unha encravada no dedão do pé

Voltar ao topo da página