Partilhar

Como tirar mancha preta da unha do pé

 
Por Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. Atualizado: 7 maio 2019
Como tirar mancha preta da unha do pé

O aparecimento de uma unha negra ou roxa no pé é um problema frequente em desportistas, por isso também é chamada de unha do corredor. Pode surgir em pessoas que sofreram pancadas recorrentes nas unhas ou por uma pisada violenta, dando origem à coloração escura nas unhas do pé.

Todos somos expostos a esse tipo de lesão em algum momento da vida, motivo pelo qual devemos tomar algumas medidas para prevenir esta alteração. A presença de uma mancha roxa no unha do dedão do pé é frequente, assim como no segundo dedo. Para aliviar os sintomas e solucionar este problema, é essencial conhecer as causas que a provocam para, dessa forma, evitar o aparecimento desse tipo de lesão. Se você deseja conhecer mais informação sobre Como tirar mancha preta da unha do pé, continue lendo esse artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Mancha branca na unha do pé: o que pode ser

Mancha roxa na unha do pé: causas

No início da lesão, a cor da unha pode ser avermelhada semelhante à cor do sangue. À medida que o tempo vai passando, a unha muda de cor e vai ficando cada vez mais preta. Assim, conseguimos saber se o traumatismo ou pancada que deu origem ao hematoma é recente ou se se trata de uma lesão mais antiga. Além disso, dependendo do hematoma, pode existir levantamento da unha e, em alguns casos, até mesmo perda da mesma. Mas por que a unha fica preta? Uma unha pode ficar roxa como consequência de algumas lesões que podem afetar a integridade dos pés por razões fisiológicas. Em seguida, te explicamos as causas mais frequentes de um hematoma subungueal:

  • Melanoníquias: é uma alteração que se apresenta na coloração das unhas dos pés. Quando apresenta um tom marrom escuro ou avermelhado, é chamada de cromoníquia.
  • Nevo melanocítico: é uma lesão benigna produto da presença de melanócitos na matriz.
  • Melanoma maligno: é uma proliferação maligna dos melanócitos (células que se encontram na capa basal da epiderme e se encarregam da produção de melanina).
  • Infecções causadas por fungos: este tipo de infecção provoca um tom branco ou amarelo, mas também pode chegar a apresentar uma cor mais escura devido à acumulação de dejetos. Se você quiser saber mais sobre o que pode causar esse tom esbranquiçado na unha do pé leia o nosso artigo "Mancha branca na unha do pé: o que pode ser".
  • Mudanças no tom da pele: pode provocar o aparecimento de manchas escuras sob as unhas dos pés.
  • Transtornos ou doenças: determinadas patologias podem dar origem ao aparecimento de unhas pretas nos pés, como a anemia, a diabetes ou os transtornos circulatórios.
  • Calçado muito pequeno: neste caso, os dedos dos pés ficam presos e embatem uns nos outros no interior do sapato.
  • Calçado muito grande: nesse caso, a falta de atrito provoca que os dedos embatam uns nos outros.
  • Calçado de ponta estreita: o atrito contínuo do sapato contra os dedos do pé provoca uma pressão constante que dá origem ao hematoma subungueal.
  • Traumatismo direto na unha: qualquer impacto direto ou queda de um objeto pesado podem dar origem ao aparecimento de uma unha preta no pé.
Como tirar mancha preta da unha do pé - Mancha roxa na unha do pé: causas

Como tirar mancha preta da unha do pé

Perante uma unha preta no pé, o autodiagnóstico e a automedicação são totalmente desaconselhados. Por isso, no ONsalus recomendamos seguir o passo a passo seguinte, sobretudo se você tem o dedo inchado e negro por traumatismo:

  1. Consulte o médico: a primeira coisa a fazer é consultar um médico especialista, neste caso, o traumatólogo que se encarrega de verificar se a unha preta do pé se deve a uma doença ou pancada.
  2. Drenar o sangue: em seguida, é necessário drenar ou evacuar o sangue acumulado embaixo da unha. Este procedimento é realizado através de uma agulha ou um objeto afiado como uma folha de bisturi. Com a ajuda de alguns desses instrumentos, se procede a fazer um orifício a nível da placa ungual (parte superior da unha) até permitir a saída do sangue acumulado embaixo da unha.
  3. Alívio dos sintomas: depois de extrair o sangue, o paciente sentirá alívio instantâneo dos sintomas e conseguirá diminuir a pressão que o sangue acumulado exercia embaixo da unha.
  4. Possível remoção da unha: caso o hematoma subungueal tenha provocado o levantamento da unha, o médico procederá a realizar o tratamento de acordo com a lesão que o paciente apresenta. Se estiver solta, será removida drenando o hematoma e desinfetando a zona para evitar o aparecimento de processos infecciosos.

O médico prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios para tratar a dor e a inflamação que se apresentam no leito ungueal. Se for necessário, ele indicará antibióticos para prevenir uma potencial infecção.

Como evitar um hematoma subungueal

Para evitar o aparecimento de um hematomas subungueal, devem ser tomadas algumas precauções nas atividades realizadas que comprometem a saúde das unhas dos pés, como por exemplo:

  • Controlar a pisada: para evitar a unha do pé roxa ou negra, é importante ter cautela no momento de pisar ou realizar qualquer movimento com os pés.
  • Manter a unhas corretamente cortadas: sobretudo ao praticar algum esporte. Assim, se evitarão acidentes com o calçado.
  • Usar calçado adequado: de acordo com o tipo de atividade realizada, cada esporte praticado tem o seu calçado especial (futebolistas, corredores, tenistas, entre outros.) Além disso, para reduzir os impactos, é imprescindível usar um sapato que permita ter espaço de ½ centímetro entre o dedão e a ponta do sapato. Por outro lado, se recomenda também o uso de calçado de segurança para pessoas com trabalhos onde existe o risco de sofrer acidentes nos pés, quer seja pela queda de objetos ou por outros motivos. Algumas das botas de segurança possuem uma pinta metálica para prevenir esse tipo de acidentes. Nos casos em que se sofre de problemas de circulação ou nos quais a pessoa se encontra em tratamento com anticoagulantes sanguíneos, é essencial evitar o uso de sapatos com ponta estreita.
  • Não estar descalço em locais públicos: não ande descalço em áreas públicas como banheiros ou vestuários. Os chinelos, meias, limas e corta-unhas devem ser pessoais para evitar contrair infecções por fungos.

Não hesite em colocar as recomendações em prática e, caso tenha dúvidas, consulte o seu médico de confiança para que ele ofereça orientação correspondente à sintomatologia que você apresenta, assim como os passos que deve seguir para curar uma unha preta do pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha preta da unha do pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário sobre Como tirar mancha preta da unha do pé

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha preta da unha do pé
1 de 2
Como tirar mancha preta da unha do pé

Voltar ao topo da página