Partilhar

Mancha branca na unha do pé: o que pode ser

 
Por Ana Ferraz. 7 maio 2019
Mancha branca na unha do pé: o que pode ser

Existem várias alterações do corpo que podem estar relacionadas com algum tipo de doença, no entanto, há outras mudanças corporais que podem chamar a nossa atenção, mas que não estão realmente relacionadas a patologias graves e que precisam de cuidados imediatos. Uma dessas mudanças mais inofensivas são as manchas brancas nas unhas dos pés, que podem aparecer em formato de pontos ou de linhas ou que podem deixar toda a unha esbranquiçada. Essa condição é conhecida como leuconíquia e geralmente não está relacionada a nenhuma doença mais séria. Porém, em certos casos, é indispensável realizar uma consulta com um médico para descartar um diagnóstico mais grave.

Nesse artigo do ONsalus, te responderemos a pergunta "Mancha branca na unha do pé: o que pode ser?" e te explicaremos também quais são as causas dessa condição e quais os melhores tratamentos para ela.

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha preta da unha do pé

Mancha branca na unha do pé: o que pode ser

O aparecimento de uma mancha branca na unha do pé, ou até de uma mancha branca na unha do dedão do pé, é chamado de leuconíquia, que, ao contrário do que muitos pensam, não é uma doença em si, mas sim um sinal de uma mudança na estrutura da unha tanto da mão quanto do pé.

Essas manchas brancas na unha tendem a ser inofensivas e a desaparecerem sozinhas e, além disso, costumam ser causadas por pancadas, golpes ou lesões na região, como quando um objeto pesado cai em cima da unha. Infecções nas unhas, que se dão quando uma manicure tira muito a cutícula, por exemplo, também podem resultar em um embranquecimento das mesmas.

Acredita-se também que outra causa muito comum de se ter uma mancha branca na unha do pé é uma falta de vitaminas e minerais no nosso organismo, como o cálcio e o zinco. Porém, a relação entre um déficit dessas substâncias e o surgimento de manchas brancas na unha ainda não foi confirmada por nenhum estudo.

Além disso, ter unhas esbranquiçadas por completo ou com linhas transversais ou longitudinais brancas também pode estar relacionado com uma exposição a certas substâncias químicas, como produtos de limpeza, e a onicomicoses, como são chamadas as micoses nas unhas. Em casos muito mais raros e específicos, unhas brancas ou mais esbranquiçadas também podem ser um sinal de anemia, diabete, cirrose ou outras doenças mais sérias nos rins e no coração.

Tipos de mancha branca na unha do pé

Atualmente, pode-se diferenciar dois tipos de leuconíquia. No primeiro deles, as manchas brancas na unha vão se movimentando à medida na qual a unha cresce de tamanho. Assim, nesse tipo de leuconíquia, quando as unhas estiverem mais compridas as manchas poderão ser cortadas facilmente.

Já o segundo tipo de leuconíquia são as manchas que em realidade não estão nas unhas, mas sim na pele embaixo delas. Nesses casos, essas manchas brancas continuarão fixas na pele com o passar dos dias e podem ser um sinal de doenças mais sérias. Assim, se você perceber o surgimento desse segundo tipo de mancha branca na unha do pé, ou da mão, procure um especialista para conseguir obter um diagnóstico mais detalhado.

Mancha branca na unha do pé: diagnóstico

Como afirmamos anteriormente, se você notar o surgimento de manchas brancas na unha do pé, mesmo que provavelmente não seja nada de grave, consulte um especialista. Ele poderá dar um primeiro diagnóstico apenas observando a unha e analisando, para isso, diversos fatores, como se a unha está toda esbranquiçada, se a mancha tem formato de pontos ou de linhas e até se o formato em si da unha está diferente do normal.

Além disso, se o médico ou especialista tiver suspeitas de que se trata de uma infecção bacteriana ou provocada por fungos nas unhas, é possível que ele recolha amostras que serão examinadas mais a fundo em um microscópio. Já se ele acreditar que alguma patologia sistêmica é o que está causando essa mancha branca na unha do pé, será necessário que o paciente se submeta aos exames pedidos pelo profissional, como um exame simples de sangue.

Mancha branca na unha do pé: como tratar

O tratamento para uma mancha branca na unha do pé vai depender do que causou a mesma. Nos casos nos quais a leuconíquia é inofensiva e desaparece depois de um tempo, a grande maioria deles, não há um tratamento específico. Nesses casos, o único que pode ser feito é esperar que as unhas cresçam.

Por outro lado, se o diagnóstico indica que a mancha branca na unha do pé surgiu devido a infecções bacterianas, será necessário o uso de antibióticos receitados pelo especialista e, se as alterações nas unhas do pé foram causadas por fungos, o tratamento deverá ser realizado com antimicóticos tópicos.

Para os casos mais graves, nos quais a mancha branca na unha do pé pode ser um sintoma de uma doença mais séria, o mais recomendado é seguir à risca tudo o que for dito pelo seu médico.

Mancha branca na unha do pé: o que pode ser - Mancha branca na unha do pé: como tratar

Mancha branca na unha do pé: como tirar

Como já afirmamos algumas vezes nesse artigo, na grande maioria dos casos, ter manchas brancas na unha do pé ou da mão é algo de caráter benigno e que não precisa de tratamento. Mesmo assim, existem alguns cuidados que você pode ter para evitar o surgimento da leuconíquia. Os principais são:

  • Hidrate sempre bem os pés e as mãos.
  • Mantenha uma boa higiene nos pés, lavando e secando bem.
  • Tenha uma dieta balanceada e saudável.
  • Consuma suplementos de vitaminas e minerais com vitaminas B12, H e B6, zinco, silício, cisteína e metionina para ajudar a fortalecer as unhas.
  • Evite lixar as unhas de maneira agressiva ou excessiva.
  • Preste atenção na qualidade de esmaltes e removedores usados por você ou pela sua manicure.
  • Sempre que possível, cubra os pés na hora de mexer com produtos de limpeza e outras substâncias químicas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mancha branca na unha do pé: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • HealthLine. Why Are There White Spots on My Nails? Disponível em <https://www.healthline.com/health/white-spots-on-nails>. Acessado em: 07/05/2019.
  • Seymour, Tom. Medical News Today. White spots on nails: Causes, prevention, and treatment. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/317493.php>. Acessado em: 07/05/2019.

Escrever comentário sobre Mancha branca na unha do pé: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Mancha branca na unha do pé: o que pode ser
1 de 2
Mancha branca na unha do pé: o que pode ser

Voltar ao topo da página