Doenças de unhas

Unha do pé caindo - Causas e o que fazer

Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 16 setembro 2022
Unha do pé caindo - Causas e o que fazer

As unhas dos dedos dos pés são duras, resistentes e flexíveis. Sua função é proteger os tecidos moles sensíveis ao redor dos dedos. A queda de uma unha do pé pode acontecer com qualquer pessoa e por motivos diferentes, como usar sapatos apertados, ao se exercitar ou devido a traumas.

Às vezes essa situação pode ser muito dolorosa, mas em outras pode passar despercebida. Isso vai depender do que está causando a queda da unha.

Se você quer saber mais sobre esse tema, continue lendo este artigo da ONsalus, no qual falaremos sobre as unhas do pé caindo, suas causas e o que fazer nessa situação.

Também lhe pode interessar: Dor na unha do dedão do pé: o que pode ser

Índice

  1. Unha do pé caindo por traumas
  2. Unha do pé caindo por infecções por fungos
  3. Unha do pé caindo por conta de psoríase ungueal
  4. Unha do pé caindo pela prática repetitiva de um exercício
  5. O que fazer quando se tivermos uma unha do pé caindo

Unha do pé caindo por traumas

A unha do pé caindo tem como uma das causas mais comuns um trauma ou lesão. Pode ser que a unha fique preta ou roxa, na medida em que o sangue se acumule debaixo da unha, o que se conhece como hematoma subungueal.

Quando o hematoma cobre mais de um quarto da unha do pé, é necessário consultar um especialista.

Esse tipo de trauma pode acontecer pela queda de um objeto pesado no dedo do pé, ou por lesionar os dedos numa porta que se fecha.

Unha do pé caindo - Causas e o que fazer - Unha do pé caindo por traumas

Unha do pé caindo por infecções por fungos

São muitas as razões que podem causar a aparição de uma infecção fúngica, que ocorre com mais frequência quando a pele ou a unha são perfuradas. Entre as causas e os fatores de risco que podem causar a infecção, se encontram:

A presença de fungos nos pés pode causar o aparecimento de uma infecção nas unhas dos pés, que se manifesta com sintomas como:

  • Mau cheiro nas unhas;
  • Descoloração branca ou amarela;
  • Aumento da espessura da unha do pé;
  • Mudanças no formato das unhas;
  • As unhas ficam frágeis, ou seja, se quebram muito facilmente.
Unha do pé caindo - Causas e o que fazer - Unha do pé caindo por infecções por fungos

Unha do pé caindo por conta de psoríase ungueal

A psoríase não afeta somente a pele e as unhas das mãos, a dos pés também pode ser afetada. Esses casos são conhecidos como psoríase ungueal e aparece com frequência em pessoas que já têm a enfermidade.

Em alguns casos, podemos ter como consequência a unha do pé caindo. Você notará que tem psoríase debaixo das unhas se você tiver os seguintes sintomas:

  • Fissuras na unha;
  • Distanciamento da unha com o leito ungueal;
  • Deterioração da unha a longo prazo, o que é conhecido como distrofia ou perda total da unha com queda.

Unha do pé caindo pela prática repetitiva de um exercício

Se você é uma pessoa que pratica corrida regularmente, a execução contínua dessa atividade faz com que o dedão do pé se choque contra a parte da frente do calçado, o que pode lesionar a unha e fazer com que ela se solte e caia.

A unha do pé cai frequentemente em corredores que treinam para maratonas, assim como os atletas que utilizam calçados inadequados ou que têm as unhas muito longas.

Unha do pé caindo - Causas e o que fazer - Unha do pé caindo pela prática repetitiva de um exercício

O que fazer quando se tivermos uma unha do pé caindo

Se sua unha do pé cair, siga estas recomendações:

  • Se uma parte da unha ficar levantada ou solta, não retire o resto da mesma;
  • Se uma parte da unha continua presa ao leito ungueal, utilize um cortador de unhas e a retire com muito cuidado. Assim, evitará que a unha venha a enganchar na meia ou na roupa. Se precisar de ajuda para fazer isso, vá ao médico para que te ajude no procedimento;
  • Amenize as bordas irregulares e pedaços pontiagudos da unha com uma lixa;
  • Faça a limpeza do dedo do pé para eliminar toda sujeira e resíduo. Depois, aplique uma pomada que contenha antibiótico;
  • Cubra a área que está sem unha no dedo do pé com um curativo, trocando todos os dias e todas as vezes que se molhar;
  • Para alívio da dor e inchaço nos primeiros dias, mantenha o pé elevado (acima do nível do coração). Você pode aplicar uma bolsa de gelo coberta por uma toalha fina durante 20 minutos a cada 3 ou 6 horas se for necessário;
  • No caso de haver sangramento após a queda da unha, a primeira coisa que se deve fazer é aplicar pressão na área até que o sangramento pare. Se não parar, vá ao médico imediatamente.

Agora que você já conhece as causas e o viu o que fazer em caso de uma unha do pé caindo, não perca este outro artigo com as causas e tratamento para a unha do pé amarela.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Unha do pé caindo - Causas e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Meseguer Yebra, P., & Meseguer Yebra, C. (2013). Cuando las uñas se caen: la onicomadesis. Pediatría Atención Primaria, 15(58), e67-e70.
  • Rondón-Lugo, A., & Rondón-Lárez, N. (2014). Solución de los problemas ungueales frecuentes. Dermatol PerU, 24(2), 93.
  • Sánchez-Regaña, M., & Umbert, P. (2008). Aspectos diagnósticos y terapéuticos de la psoriasis ungueal. Actas Dermo-Sifiliográficas, 99(1), 34-43.
  • Salas-Campos, I., Gross-Martinez, N. T., & Carrillo-Dover, P. J. (2009). Onicomicosis por hongos fuliginosos. Acta Médica Costarricense, 51(4), 241-244.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Murilo
Parabéns
1 de 4
Unha do pé caindo - Causas e o que fazer