Partilhar

Alimentos para diminuir o colesterol

 
Por Nelson Ferreira, Editor e redator ONsalus. Atualizado: 14 novembro 2017
Alimentos para diminuir o colesterol

O colesterol alto pode desencadear uma série de problemas de saúde que a longo prazo trazem consequências para o nosso organismo. Esta condição é gerada por uma vida pouco saudável, por isso o seu médico, antes de lhe prescrever qualquer medicação, indicará uma mudança nos seus hábitos alimentares, de modo a poder ter uma vida mais saudável. Deve ter muito cuidado porque os níveis altos de colesterol não produzem sintomas, por isso recomenda-se realizar um exame periodicamente caso se encontre entre os 35 e os 45 anos. No ONsalus.com.br mostramos a você os alimentos para diminuir o colesterol.

Também lhe pode interessar: Alimentos ricos em ácido fólico

Legumes

Diminuem as possibilidade de que o colesterol se acumule nas paredes das artérias, o que origina graves doenças cardíacas. Além disso, têm lectina, umas proteínas que ajudam a transportar a gordura através do sangue e tem efeitos positivos no metabolismo das gorduras. Não afeta o colesterol "bom" e podem ser consumidas em saladas, sopas, cremes, em forma de patê, como o homus ou como acompanhamentos de carnes e peixes.

Alimentos para diminuir o colesterol - Legumes

Peixes

Outro dos alimentos para diminuir o colesterol é o peixe. Tem a capacidade de diminuir os triglicerídeos, o que ajuda a vasodilatação das artérias e diminui o risco de trombose e tensão arterial. No entanto, o seu efeito sobre o colesterol "bom" e o colesterol "ruim" dependerá de cada paciente e os seus valores iniciais. Os peixes azuis são ideais para estes casos: o bonito, a anchova, o atum ou o salmão. Recomenda-se consumir 140 gr por dia, três vezes por semana.

Alimentos para diminuir o colesterol - Peixes

Aveia

É uma grande fonte de aveia e a sua composição permite que o intestino diminua a absorção do colesterol. Pode ser consumida em flocos, com iogurte, leite ou fruta ou também pode ser usada para dar consistência às suas sopas. Se consumir pelo menos 2 gr por dia o seu colesterol terá tendência a baixar.

Alimentos para diminuir o colesterol - Aveia

Azeite

O azeite virgem extra é rico em ácidos graxos monoinsaturados, vitamina E e antioxidantes, o que o converte em um excelente protetor cardíaco. Use-o nas suas saladas para obter o máximo dos seus benefícios.

Alimentos para diminuir o colesterol - Azeite

Frutos secos

Principalmente as nozes, visto que os seus componentes depois de consumidos permitem que o corpo os transforme em ácidos graxos omega 3, mas também deve comer amêndoas, amendoins, pinhões e pistaches. Consuma entre 4 e 6 unidades diariamente, além disso pode acrescentá-los em saladas, ao arroz e ao cuscuz para ajudar a baixar o colesterol.

Alimentos para diminuir o colesterol - Frutos secos

Frutas

Dentro dos alimentos para baixar o colesterol encontram-se as frutas como as uvas, as maçãs, os morangos e outros cítricos. A sua composição limita a absorção das gorduras nos intestinos, além de beneficiar a mistura dos ácidos biliares e fazer com que sejam expulsos pelas fezes. Podem ser capazes de reduzir o colesterol até um 10% se se consumir até 2 gr por dia.

Alimentos para diminuir o colesterol - Frutas

Soja

Em qualquer das suas apresentações confere uma quantidade significativa de gorduras boas e impede que as plaquetas se espalhem pelo plasma e forme aglomerados, ajudando a diminuir o colesterol plasmático e a manter os valores normais de colesterol.

Se quer ter mais informação sobre o colesterol convidamos você a ler o nosso artigo sobre Colesterol alto - Causas e tratamento!

Alimentos para diminuir o colesterol - Soja

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos para diminuir o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário sobre Alimentos para diminuir o colesterol

O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos para diminuir o colesterol
1 de 8
Alimentos para diminuir o colesterol

Voltar ao topo da página