Sexualidade no homem

Quem tem fimose pode fazer sexo?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 11 outubro 2021
Quem tem fimose pode fazer sexo?

Os problemas na região genital podem demorar para serem tratados por causa da vergonha que o paciente tem de ir se consultar. Quando adulto, o prepúcio normalmente deveria baixar até descobrir toda a glande, quando isso não acontece, pode provocar incômodos nas ereções e dificuldade para higienizar a glande.

Se você quer saber o que pode fazer para poder ter relações sexuais satisfatórias, continue lendo o artigo a seguir do ONsalus. Aqui você encontrará as informações que precisa para saber se quem tem fimose pode fazer sexo, por que isso acontece e o que é possível fazer nestes casos. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Quando sai o líquido pré-ejaculatório?

Índice

  1. Por que o prepúcio não baixa: causas
  2. Quem tem fimose pode fazer sexo?
  3. O que fazer no caso do prepúcio não baixar?

Por que o prepúcio não baixa: causas

O prepúcio é a pele do pênis que cobre a glande. O normal é que a pele seja elástica e desça até a parte debaixo da glande quando o pênis está ereto, permitindo que a glande fique completamente livre. Se isto não acontecer, pode ser que o freio seja curto ou que a pessoa sofra de fimose:

  • Freio curto: o freio é uma área de pele fibrosa que une o prepúcio com o pênis. Deveria ter extensão e flexibilidade suficientes para permitir que o prepúcio baixe e toda a glande seja descoberta. Quanto ele é curto e muito fibroso, pode impedir que o prepúcio baixe, o que pode gerar certos incômodos durante as ereções e dificuldade na higienização da área, favorecendo o acúmulo de restos de urina, sabão, etc.
  • Fimose: é quando o prepúcio não pode ser retraído, o que não permite ver a glande. É algo normal durante a infância, até 90% das crianças a sofrem. Ocorre devido às aderências entre o pênis e o prepúcio que vão se desprendendo com as ereções normais que existem durante a infância. Quando estas aderências não se desprendem sozinhas na infância, são chamadas de fimose. Muitas vezes, essa fimose é congênita, ou seja, a criança nasce com um anel mais estreito, que não permite baixar o prepúcio, mas na maioria das vezes acontece porque durante a infância, ao tentar retrai-lo de forma forçada, se machuca a área ou a infecta, gerando cicatrizes.

Quem tem fimose pode fazer sexo?

Muitas pessoas, especialmente adolescentes, se perguntam se quem tem fimose pode transar.E destacamos que cada caso é diferente, existem homens que não têm nenhum problema em ter relações sexuais tendo certo grau de fimose ou o freio mais curto e fibroso do que o normal, e outros homens, pelo contrário, sentem dor nas ereções.

O que acontece frequentemente no caso do freio ser curto, é que durante uma relação sexual ou masturbação, este freio se rompa, causando incômodos e podendo vir a sangrar, parando somente com a compressão da área. Isto não trará mais consequências além do certo incômodo nos dias posteriores até a cicatrização, a qual demora cerca de uma semana.

No caso da fimose, pode ser que as ereções sejam dolorosas e, portanto, as relações sexuais também serão, o que é chamado de dispareunia masculina.

Sabendo disso, é possível concluir que sim, quem tem fimose pode transar, mas dependerá da gravidade do problema e dos sintomas particulares que sentir pois, a princípio, sexo com fimose é completamente normal.

O que fazer no caso do prepúcio não baixar?

Se você está preocupado porque seu prepúcio não baixa e quer ter relações sexuais satisfatórias, pode considerar as seguintes medidas:

  • É fundamental que deixe a vergonha de lado e consulte seu médico de confiança ou um(a) especialista em urologia. Você pode tentar resolver o problema sozinho, mas é provável que acabe atrasando um tratamento adequado que seria indicado por um profissional. Dependendo do seu caso, ele te indicará medicamentos ou uma cirurgia mínima com anestesia local.
  • Você pode tentar retrair o prepúcio suavemente uma vez ao dia, sempre e quando isso não te causar dor. Algum óleo suave, como o de coco, amêndoas ou azeite de oliva, pode te ajudar.
  • Os cremes com corticoides podem ajudar a tratar a distensão da pele do prepúcio. O ideal é que um médico(a) te indique alguma, já que poderá avaliar sua eficácia. Além disso, você não pode usar qualquer creme em uma área tão delicada e muito menos por muito tempo, já que pode causar efeitos colaterais.
  • Não tente retrair o prepúcio à força, muito menos se estiver sentindo dor, pois isso somente causará desconforto, feridas, possíveis infecções e até uma condição conhecida como parafimose (é quando a glande fica retida no anel fibroso da fimose, causando bastante inflamação e precisando de atendimento médico urgente).

Agora que você já sabe que quem tem fimose pode fazer sexo e que, em caso de incômodos, é melhor buscar um urologista, recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre a pele do tronco do pênis inflamada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem fimose pode fazer sexo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quem tem fimose pode fazer sexo?