Partilhar

Como fazer a menstruação durar menos dias

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 11 fevereiro 2020
Como fazer a menstruação durar menos dias

A menstruação é a prova de que a mulher está forte e saudável. O sangramento mensal é algo normal e deveria ocorrer de forma completamente natural, mas a verdade é que muitas vezes tudo o que está relacionado com a menstruação costuma causar certa ansiedade e até incômodo, sobretudo quando sai dos parâmetros normais.

Você acha que seu sangramento menstrual é muito abundante? Saiba o que fazer caso a menstruação seja intensa ou dure mais dias do que o normal, lendo este artigo do ONsalus onde encontrará todas as informações que precisa, de forma clara e confiável, sobre como fazer a menstruação durar menos dias. Desde já te avisamos que não existe um truque mágico para fazer com que a duração do sangramento diminua, mas sim uma série de medidas que podem ter influência progressiva na abundância do fluxo.

Também lhe pode interessar: Tomar anticoncepcional faz o cabelo crescer?

O que pode ser fluxo menstrual intenso

O sangramento menstrual pode ser abundante, intenso ou durar muitos dias. Quando o fluxo é tão excessivo que dura mais de uma semana, causa anemia ou dores tipo cãibras é chamado de menorragia. Geralmente, este problema não chega a ser considerado uma menorragia, embora possa causar incômodo ou medo.

As possíveis causas de um fluxo menstrual intenso são as seguintes:

  • Anovulação: quando durante um ciclo menstrual não se produz a saída do óvulo do ovário, é normal que o sangramento seja mais intenso ou duradouro. Isto é muito normal em adolescentes, sobretudo, durante o primeiro ano da primeira menstruação.
  • Problemas hormonais: em caso de diabetes, obesidade, síndrome do ovário policístico ou problemas de tireoide, gera-se uma alteração nos hormônios que pode ocasionar uma menorragia.
  • DIU: o dispositivo intrauterino não hormonal, utilizado como anticoncepcional, pode fazer com que os ciclos menstruais sejam mais dolorosos e com mais sangue.
  • Aborto espontâneo: um sangramento em excesso que chega alguns dias após a data que deveria ter chegado a menstruação pode ser devido à perda de uma gravidez.
  • Doenças sistêmicas: problemas no fígado, nos rins ou problemas de coagulação podem ser a causa das hemorragias, assim como doenças que requerem do uso de anticoagulantes. O consumo frequente de aspirina também pode causar fluxo menstrual intenso.
  • Tumores benignos no útero: os pólipos e os fibromas uterinos são crescimentos benignos dentro do útero que podem gerar estes sintomas.
  • Tumor maligno de endométrio ou colo do útero: ambos podem causar sangramentos abundantes e inclusive fora do período menstrual, sobretudo, em mulheres nos primeiros dias de menopausa ou com papanicolau alterado.

Como identificar um fluxo menstrual intenso

Uma mulher geralmente elimina de 30 a 80 mililitros de sangue por ciclo menstrual. Em um caso de menorragia, o sangramento costuma superar os 80 mililitros. Isto pode fazer com que ela tenha os seguintes sintomas:

  • Sangramento menstrual por mais de 7 dias.
  • Necessidade de usar mais de um absorvente interno ou absorvente a cada hora, durante vários dias, ou mais de um absorvente por vez.
  • Limitação das atividades cotidianas por causa do sangramento menstrual.
  • Sentir cansaço, fraqueza, palidez.
  • Coágulos grandes no sangramento menstrual.
  • Necessidade de trocar os absorventes durante a noite.

Como diminuir o fluxo menstrual abundante

Se você tem algum dos sintomas anteriores, é importante que vá ao seu médico de confiança, já que as vezes pode ser necessário que ele te acompanhe neste processo. Muito provavelmente não será nada grave, isto é o mais comum, mas sentirá mais tranquilidade após a consulta. No começo, te fará algumas perguntas, examinará e avaliará a necessidade de pedir exames. Pode ser normal que seu sangramento seja abundante ou pode ser necessário fazer algum tratamento.

Tente controlar exatamente quantos absorventes externos ou internos você utiliza diariamente: isto te dará uma ideia se realmente sofre ou não de menorragia.

Por outro lado, é importante que você acompanhe os dias do seu ciclo menstrual, saber quantos dias sangra, quantos não e quantas vezes isso acontece, também são dados que podem contribuir muito para saber a causa do sangramento abundante.

Você pode tentar trocar a marca dos absorventes ou absorventes internos ou, ainda melhor, tentar usar coletores menstruais. Além de serem incrivelmente confortáveis, fazem com que você esqueça que está menstruada. Além disso, saberá exatamente a quantidade de sangue que perde em cada menstruação, o que te ajudará a saber se trata-se de uma menstruação abundante ou não. Outro dos seus melhores atributos é que te ajudará a cuidar do meio ambiente, já que não gerará resíduos, pois o coletor menstrual pode durar entre 5 e 10 anos, dependendo do cuidado que você lhe der.

Como fazer a menstruação durar menos dias - Como diminuir o fluxo menstrual abundante

Como fazer a menstruação durar menos dias

Não existe um truque ou medicamento que fará o sangramento menstrual durar menos de um dia para o outro. Contudo, você pode pôr em prática os seguintes conselhos que contribuem para que a menstruação dure menos dias, de uma forma segura e responsável:

  • Alimente-se de forma saudável: se a causa do seu problema é um desequilíbrio hormonal ou uma doença sistêmica, pode ter certeza que melhorar sua alimentação fará com que seu ciclo fique regular e a quantidade de sangramento menstrual seja normal. Coma frutas e verduras cruas, legumes, sementes e frutos secos. Deixe de lado tudo aquilo que não for natural e te intoxica.
  • Banhos de assento: consiste em submergir a região genital em água fria por 20 minutos a cada dia, exceto nos dias da menstruação, neste caso sugere-se que a água seja morna e o banho dure 5 minutos por dia. Você pode proteger o resto do seu corpo enquanto faz isso. Esta prática, muito utilizada na antiguidade, é muito útil para tratar diferentes causas de sangramento menstrual abundante, já que consegue desinflamar, ativa e estimula a circulação e os nervos desta área devido ao fato de que, embora por fora haja frio, o corpo desencadeia uma reação para gerar calor por dentro. Também é indicado para o tratamento de doenças crônicas, já que considera-se que desinflamando as estruturas contidas no abdômen, melhora o funcionamento intestinal e, por fim, colabora com a saúde de todo o corpo.
  • Exercite-se: fazer meia hora de exercícios diariamente te ajudará a alcançar o equilíbrio que você busca. Melhora a circulação, ajuda a liberar endorfinas (hormônios da felicidade), os quais contribuem para o bom funcionamento do seu corpo, e facilitará a perda de peso, muito necessária quando pode ser um fator do sangramento abundante (diabetes tipo II, desequilíbrios hormonais, síndrome do ovário policístico, obesidade).
  • Você pode usar algumas plantas medicinais que ajudam a regularizar a menstruação, é importante que escolha uma delas e, caso tenha alguma doença, consulte seu médico de confiança antes de usá-la. Entre as opções estão: Absinto, Angélica, Gioaba, Artemísia, Bolsa de pastor (Capsella bursa pastoris), Carvalho, Hamamélis, Vinca (Vinca minor), Alquemila, Salgueiro, Sempervivum, Tormentilla (Potentilla erecta).

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a menstruação durar menos dias, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.

Escrever comentário sobre Como fazer a menstruação durar menos dias

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a menstruação durar menos dias
1 de 2
Como fazer a menstruação durar menos dias

Voltar ao topo da página