Posso fazer lavagem íntima com vinagre?
O autocuidado feminino é uma prática que diz respeito à todas as mulheres. Geralmente, estas práticas são passadas de mãe para filha, e até mesmo entre amigas, e muitas vezes estimulam que a mulher seja cuidadosa com seu corpo. Mas existem alguns conselhos que não são recomendados, já que podem trazer mais prejuízos do que benefícios. Quer saber se você pode fazer a lavagem íntima com vinagre como remédio caseiro de higiene feminina?
A seguir, neste artigo do ONsalus, você encontrará informações muito completas à este respeito e que te ajudarão a compreender se o vinagre é ou não uma boa opção para a higiene da mulher. Boa leitura.
Faz bem realizar lavagens vaginais?
A higiene feminina é um tema que preocupa muitas mulheres, mas é algo que realmente precisa de tanta atenção?
O corpo da mulher é sábio, funciona perfeitamente se formos conscientes para cuidar dele. Esse cuidado implica em uma série de hábitos saudáveis que, por ser o mais próximo ao natural possível, realmente são simples de manter. Entre eles estão:
- Fazer atividades físicas.
- Ter uma boa alimentação.
- Manter a mente saudável.
- Fazer limpezas no corpo, tanto de forma externa quanto depurações internas.
Quanto à higiene da zona vaginal, não há muito a se fazer, apenas uma limpeza da parte externa dos genitais é suficiente. E não apenas é suficiente, como é a única coisa necessária: você deve tentar não fazer lavagens vaginais internas ou duchas vaginais.
Posso fazer lavagem íntima com vinagre?
A maioria das lavagens vaginais são feitas com água e vinagre, na verdade, existem preparos prontos que são vendidos em farmácias para fazer duchas vaginais e que são feitos a base de ácido acético (vinagre), bicarbonato e água, contudo, pesquisas demonstraram que isto não é algo realmente bom: não é conveniente e nem se pode usar o vinagre para lavar a região íntima, tampouco outras substâncias.
Motivos para não usar o vinagre branco para a lavagem íntima
Os motivos pelos quais não se pode usar o vinagre branco para a lavagem íntima são:
- Mudanças no pH normal da região, o qual é ácido. Com as duchas vaginais essa acidez é modificada, gerando um ambiente pouco saudável.
- Altera-se a flora específica da vagina, ou seja, as bactérias que normalmente estão presentes nesta área e que cumprem funções específicas de cuidado, entre elas a tão importante manutenção da acidez.
- Existe uma maior propensão a ter infecções, na verdade, foi demonstrado que mulheres com alteração do pH têm maior risco de contrair HIV.
- É comum que a higienização frequente da região interna cause irritação.
- Podem piorar situações anteriores de inflamação.
- Há menos fertilidade: foi observado que mulheres que desejam ter filhos têm uma menor chance de engravidar. Ao mesmo tempo, não é adequado como método anticoncepcional, ou seja, fazer uma ducha vaginal após uma relação sexual sem proteção não te impedirá de ficar grávida.
- Existe maior probabilidade de ter gravidezes ectópicas, isto é, ocorrer implantação do embrião fora do útero.
- As duchas vaginais durante a gravidez podem causar partos prematuros.
Além disso, a higiene da parte externa dos genitais também deve ser feita de forma adequada, já que se não for assim, esta área fica exposta a diferentes problemas, como infecções, inflamações ou substâncias químicas. Reforçando: o vinagrenão deve ser usado para realizar lavagens genitais externas.
Qual é a melhor forma de manter a higiene feminina?
Agora que já sabemos que não se deve fazer lavagem íntima com vinagre, você deve estar se perguntando: qual é o melhor jeito de manter a higiene feminina?
A higiene vaginal é algo realmente muito simples, basta se limpar por fora da frente para trás, para não trazer à região genital e urinária restos de matéria fecal do ânus, o que pode causar infecções. É recomendado fazer esta lavagem uma vez ao dia, com água limpa e sem que o sabão contenha muitas substâncias, como corantes ou perfumes. O mais natural sempre é o melhor, especialmente nesta região tão delicada.
O corrimento ou secreção normal na vagina é necessário para limpá-la de dentro para fora e também é útil para eliminar restos de sêmen após uma relação sexual. No entanto, se você notar:
- Odor desagradável.
- Irritação.
- Corrimento vaginal intenso.
- Corrimento vaginal com cor
- Outros sintomas que te levem a fazer lavagens vaginais.
A melhor opção é consultar seu ginecologista de confiança, já que será ele quem poderá te orientar para realizar um tratamento eficaz, de maneira que possa solucionar seu problema da forma mais rápida.
Você também pode tentar melhorar o corrimento vaginal através de remédios naturais, mas é recomendado que que fale sobre isso com seu médico.
Também é recomendado evitar o uso de aerossóis, talcos e perfumes. Além disso, lenços úmidos e absorventes também são irritantes e podem causar uma quantidade significativa de resíduos. Por isso, é bom considerar o uso dos coletores menstruais que são fáceis de usar e amigáveis com o cuidado do meio ambiente.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer lavagem íntima com vinagre?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.
- Oh MK, Merchant JS, Brown P. Douching behavior in high-risk adolescents. What do they use, when and why do they douche?. J Pediatr Adolesc Gynecol. 2002;15(2):83‐88. doi:10.1016/s1083-3188(01)00148-6
- Genet J. Remedios naturales para infecciones vaginales [Natural remedies for vaginal infections]. Sidahora. 1995;40‐41.
- Zhang J, Hatch M, Zhang D, Shulman J, Harville E, Thomas AG. Frequency of douching and risk of bacterial vaginosis in African-American women. Obstet Gynecol. 2004;104(4):756‐760. doi:10.1097/01.AOG.0000139947.90826.98