Partilhar

Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 31 outubro 2017
Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas

A depressão é uma perturbação do estado anímico que interfere no desenvolvimento das atividades diárias. Por vezes, podemos nos sentir tristes ou melancólicos sem que estes sentimentos se prolonguem por mais que umas semanas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e é uma causa de incapacidade mundial. Esta alteração não afeta apenas pessoas adultas, as crianças também podem padecer de transtornos depressivos, embora apresentem sintomas distintos. Você deve estar atento em relação a mudanças no rendimento escolar, ao seu comportamento geral e ao sono. No ONsalus, explicamos os tipos, causas, sintomas e tratamento da depressão.

Também lhe pode interessar: Remédio natural para a depressão

Tipos de depressão

Existem quatro tipos de depressão:

  • Distúrbio depressivo grave: é a combinação de sintomas que impedem que a pessoa desfrute de atividades que antes eram agradáveis para ela, afetando o desenvolvimento das tarefas diárias. A depressão grave pode aparecer uma vez, porém pode ser recorrente durante toda a vida.

  • Distúrbio distímico: Os seus sintomas podem durar mais de dois anos. Contudo, não é tão grave como a anterior pois não incapacita a pessoa que acomete, impedindo apenas que ela se desenvolva normalmente ou que se sinta bem animicamente. Este distúrbio também pode se desenvolver em momentos muito específicos como a depressão pós parto ou depressão psicótica.

  • Distúrbio afetivo sazonal: ocorre durante as estações do ano mais frias e com pouca luz e geralmente desaparecem durante os meses de primavera e verão.

  • Distúrbio bipolar: também é conhecido como doença maníaca depressiva e é caracterizada por mudanças de humor exageradas, tendo como consequência o dificultamento das relações interpessoais.
Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas - Tipos de depressão

Causas da depressão

Não existe uma causa para a depressão, já que é composta por fatores genéticos, bioquímicos e psicológicos. É comum que a depressão seja transmitida da pais para filhos, quer seja geneticamente ou por comportamentos aprendidos. O transtorno depressivo pode ser iniciado com um evento infeliz ou estressante na vida.

Outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento de uma doença depressiva:

  • Dependência química ou alcoolismo;
  • Solidão, muito comum em pessoas mais velhas;
  • Doenças com dor crônica a longo prazo.
Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas - Causas da depressão

Sintomas de depressão

Os sintomas da depressão podem variar dependendo da pessoa que acomete. Devemos destacar que, quanto mais graves forem os sintomas, mais difícil é a recuperação. Geralmente, incluem:

  • Sentimentos persistentes de vazio, tristeza, ansiedade, desespero ou culpa;
  • Ausência de respostas emocionais;
  • Pensamentos de morte ou suicídio;
  • Perda ou aumento de apetite;
  • Dificuldades de concentração;
  • Cansaço e falta de energia;
  • Dificuldade em dormir;
  • Inatividade;
  • Ansiedade.
Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas - Sintomas de depressão

Tratamento para depressão

O tratamento da depressão consiste em uma combinação de terapia e medicamentos, já que é possível obter melhores resultados combinados do que com cada um deles em separado, dependendo sempre da gravidade do distúrbio do paciente. O tratamento farmacológico é utilizado para casos de depressão grave ou moderada. Os antidepressivos só são prescritos em distúrbios leves - caso a pessoa sofra de problemas médicos e psicológicos associados, caso outras terapias não tenham funcionado ou se existe um histórico de depressão grave.

Por outro lado, a terapia pode ser cognitivo-comportamental ou psicoterapia interpessoal. A primeira é, geralmente, utilizada como parte do tratamento de manutenção, já que ajuda a prevenir recaídas. O tempo de duração das sessões terapêuticas depende de todo o contexto do paciente e da sua evolução.

Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas - Tratamento para depressão

Quando ir ao médico?

Se você experienciar, pelo menos, três dos sintomas anteriormente descritos, se ouve vozes que não existem, se a depressão está afetando as suas relações pessoais e profissionais ou se você chora sem causa aparente, consulte o seu médico imediatamente para que ele indique o tratamento adequado para o seu padecimento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário sobre Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas

O que lhe pareceu o artigo?

Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas
1 de 5
Depressão: sintomas, tratamentos, tipos e causas

Voltar ao topo da página