Partilhar

Remédio natural para a depressão

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Remédio natural para a depressão

A depressão é uma condição psiquiátrica caracterizada por uma tristeza profunda e prolongada, à qual estão associados outros sintomas como apatia, baixa autoestima e dificuldade em se relacionar com os outros. Não se trata de uma supressão emocional ocaisonal, embora muitas vezes esta situação como seja chamada de "estar deprimido". É importante clarificar que a depressão é uma condição clínica que requer atenção médica e orientação especializada. Além disso, o desejo do paciente recuperar e melhorar a sua qualidade de vida é essencial que supere esta condição. No entanto, algumas soluções naturais podem ajudar a tratar esta condição. No ONsalus, oferecemos alguns remédios naturais para a depressão que ajudam a melhorar e a recuperar o mais rápido possível!

Depressão: causas

A depressão é uma condição multifatorial que pode ter diversas causas. Por isso, é fundamental determinar qual é a origem desta patologia para tratá-la com eficácia.

Algumas das causas da depressão incluem:

Alterações bioquímicas

A química cerebral pode desempenhar um papel importante nos casos de depressão severa. Este tipo de pacientes possui níveis altos do hormônio cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, apresentando desequilíbrio em certos neurotransmissores, como a serotonina, que é responsável por incentivar o bom humor, entre outras coisas. Se acredita que estas alterações podem ter origem genética, podendo também ser produzidas pela ingestão de certas drogas ou medicamentos, por episódios traumáticos, doenças físicas ou condições ambientais.

Depressão hereditária

Aqueles que têm familiares diretos que sofram de depressão clínica estão em maior risco de sofrer desta condição. Além disso, crescer num ambiente em que um ou ambos os pais sejam negativos e tendem a se sentir tristes ou a ter problemas de autoestima pode provocar a presença de esta condição.

Condições pessoais

As pessoas que estão em um ambiente muito estressante, que perderam um ente querido ou o seu trabalho ou que estejam enfrentando uma situação emocional significativa, podem também desenvolver esta condição.

Personalidades propensas a tristeza

Se você tem um caráter negativo, baixa autoestima, dificuldade em enfrentar os problemas ou uma personalidade propensa a tristeza, estresse e frustração, é muito mais provável que acabe por desenvolver depressão no futuro.

Remédio natural para a depressão - Depressão: causas

A depressão requer atenção profissional

Devido à grande quantidade de fatores que podem conduzir a uma depressão, e aos efeitos emocionais que esta condição causa, a maior parte dos casos requerem atenção médica especializada. As pessoas que sofrem de depressão podem manifestar outros sintomas como a ansiedade, pensamentos negativos, comportamento e reações lentas além de outro tipo de mal-estar como a fadiga, distúrbios do sono ou de apetite e apatia geral.

Em alguns casos, esta situação é transitória e se deve, por exemplo, a um luto ou perda importante. Porém, com o passar das semanas, o paciente recupera até voltar à sua vida normal. O mesmo ocorre quando existem grandes mudanças na nossa vida que causam tristeza que se pode estender por dias ou semanas, acabando por superá-los e levar a vida como sempre.

Quando os sintomas ocorrem em episódios que duram meses ou mesmo anos, aí já falamos de depressão e existe uma necessidade de consultar um especialista. Se, anteriormente, você foi diagnosticado com esta patologia, recomendamos que visite um psiquiatra. Se você nunca recebeu um diagnóstico, pode ser apropriado visitar um psicólogo inicialmente. Caso existam outros transtornos mentais como bipolaridade ou esquizofrenia, é necessário recorrer a um psiquiatra.

Remédio natural para a depressão - A depressão requer atenção profissional

Como os remédios naturais ajudam?

Algumas plantas ou substâncias naturais favorecem a produção de serotonina, reduzem a presença de cortisol no corpo ou contribuem como um ligeiro sedativo que diminui os níveis de ansiedade e melhora os estado de humor geral nos pacientes com depressão leve a moderada. Este tipo de ingredientes podem contribuir no tratamento de esta condição, ajudando o paciente a recuperar mais rapidamente.

Isto, aliado ao nosso desejo pessoal de superar esta condição, realizando atividades que nos mantenham entretidos e que nos façam sentir produtivos, como o exercício físico, prática de algum hobby ou o contato com amigos e familiares, pode ajudar a superar este quadro complexo.

Erva-de-são-joão para tratar a depressão

A erva de São João é um dos remédios naturais para tratar a depressão mais populares, pois exerce um efeito sedante sobre o sistema nervoso reduzindo a ansiedade e tensão, favorecendo um bom descanso, ajudando a melhorar o estado de humor e promovendo uma recuperação da depressão leve.

Como existem provas científicas que apoiam o efeito favorável desta planta em pacientes com depressão leve e moderada, a erva de São João em suplementos ou cápsulas é uma opção indicada para combater esta condição em uma fase inicial com frequência. A forma mais comum de tomar esta substância é em cápsulas, geralmente ingerindo 300mg doproduto 3 vezes ao dia.

Não deve ser tomada se você estiver tomando medicação para a depressão, pois pode interferir com seus efeitos, nem é recomendada em casos de depressão severa. Deve ser tomada sob supervisão médica.

Remédio natural para a depressão - Erva-de-são-joão para tratar a depressão

Valeriana para depressão: tensão e insônia

A valeriana é uma das plantas medicinais mais usadas para tratar perturbações do sono, reduzir a ansiedade, diminuir o estresse e a tensão e favorecer o bem-estar emocional. Ajuda muito a diminuir os sintomas da depressão, acalmando quem padece de modo eficaz.

No artigo de benefícios da valeriana para a saúde, explicamos as suas propriedades e contraindicações com detalhe.

Remédio natural para a depressão - Valeriana para depressão: tensão e insônia

Passiflora para dormir melhor

Entre os remédios naturais para a depressão, a passiflora é um adjuvante semelhante à valeriana. Ela ajuda a diminuir os transtornos do sono, a ansiedade e a tensão em pacientes que padecem desta condição, o que pode melhorar o estado geral dos mesmos.

A forma mais habitual de consumir esta planta é em cápsulas, tomando 90 mg por dia, embora possa ser ingerir em extrato também. Nesse caso, se recomenda o consumo entre 45 a 60 gotas diárias na mesma ingestão. É importante não exceder a dose, não administrar esta planta a crianças menores de 3 anos e regular as quantidades para crianças menores de 12 anos.

Remédio natural para a depressão - Passiflora para dormir melhor

Chocolate amargo para depressão

Sem necessidade de recorrer a nenhuma planta medicinal, o chocolate amargo de 70% de cacau (ou mais) é um dos melhores aliados para combater naturalmente a depressão. Isto se deve ao seu alto teor de antioxidantes que favorece a produção de neurotransmissores importantes como a serotonina ou as endorfinas, ambas encarregues de promover o bom humor e bem estar anímico.

É importante ter em conta que estes efeitos só são válidos quando o chocolate é amargo, pois adicionando leite, as suas propriedades se perdem em grande medida. Se recomenda a sua ingestão de forma moderada.

Remédio natural para a depressão - Chocolate amargo para depressão

Luz solar, o melhor remédio para animar

A depressão sazonal é uma condição que se manifesta em alguns pacientes que desenvolvem uma depressão leve ou moderada durante os meses de inverno. Por este motivo, e devido ao seu papel importante na produção de vitamina D, se considera que o sol é um dos melhores aliados para ajudar a melhorar o humor, a estimular o bem-estar geral e a combater a depressão.

20 minutos de sol por dia, ou passeios ao ar livre em que tomamos sol, podem ajudar a superar esta condição.

Remédio natural para a depressão - Luz solar, o melhor remédio para animar

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio natural para a depressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Escrever comentário sobre Remédio natural para a depressão

O que lhe pareceu o artigo?

Remédio natural para a depressão
1 de 8
Remédio natural para a depressão

Voltar ao topo da página