Bem-estar geral

Remédios caseiros para calcanhar rachado

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 7 abril 2022
Remédios caseiros para calcanhar rachado

O calcanhar rachado é um um sinal de que nossos pés precisam de mais cuidados, especialmente em épocas muito secas, uma vez que é preciso mantê-los hidratados, já que o tipo de calçado que utilizamos durante esta época mantêm os calcanhares expostos ao ambiente e a falta de umidade faz com que fiquem ressecados.

Embora isto não represente um problema grave de saúde, dá uma aparência de descuido, surgindo áreas duras nos calcanhares e em alguns dedos, além disso, ficam ásperos ao tocá-los e, em casos muito extremos, podem ficar doloridos. No ONsalus, te mostramos os melhores remédios caseiros para calcanhar rachado.

Também lhe pode interessar: Como evitar a queda de cabelo

Índice

  1. Por que o calcanhar racha? Principais causas
  2. Remédios caseiros para calcanhar rachado
  3. Conselhos para o cuidado dos pés ressecados

Por que o calcanhar racha? Principais causas

Geralmente, o pé rachado começa com pequenas fissuras que vão ressecando e ficando maiores se não houver cuidado ou se o que for feito para tratar isso não for suficiente. Mas, afinal, por que o calcanhar racha? As principais causas para um calcanhar rachado,são:

  • Uso de calçados inadequados.
  • Efeitos ambientais.
  • Ficar de pé por muitas horas, danificando as glândulas sudoríparas devido à pressão constante sobre o calcanhar, o que permite o aparecimento das rachaduras.
  • Falta de hidratação.
  • Obesidade.
  • Algumas condições e doenças como a diabetes, o hipotireoidismo, a psoríase, eczemas ou esporão de calcâneo.
Remédios caseiros para calcanhar rachado - Por que o calcanhar racha? Principais causas

Remédios caseiros para calcanhar rachado

Quer saber o que fazer para tratar um calcanhar rachado? Iniciamos nosta lista de remédios caseiros para tratar o calcanhar rachado destacando esfoliantes eficazes para amenizar as rachaduras retirando a pele morta:

Esfoliantes para o calcanhar rachado

É importante esfoliar nossos pés para prevenir o calcanhar rachado, este tratamento deverá ser feito 2 vezes na semana a fim de eliminar a pele morta, é importante destacar que você não deverá esfoliá-los se as rachaduras forem muito profundas ou se te causarem dor. Alguns esfoliantes para o calcanhar rachado, são:

  • Açúcar e limão: misture ½ xícara de açúcar e ¼ de xícara de suco de limão, mexa bem e aplique fazendo massagens circulares. O açúcar é um esfoliante natural ideal, graças aos seus pequenos grãos, e o limão possui propriedades antissépticas, o que te permitirá manter a pele limpa. Em seguida, enxague e passe um creme hidratante. Você pode usar sal no lugar do açúcar.
  • Pedra-pomes: esta é muito útil se estão começando a formar regiões duras no calcanhar. Para utilizá-la basta esfregar seus calcanhares com esta pedra depois de tomar banho, isto facilitará a remoção da pele morta.
  • Areia: se você mora próximo à praia, aproveite para esfoliar seus pés de um jeito econômico, você só precisa caminhar pela areia da praia e ela te ajudará a eliminar as células mortas.
  • Farinha de arroz: misture 2 colheres de sopa de farinha de arroz, 1 colher de vinagre de maçã e 1 colher de chá de mel. Faça uma pasta com isto e submerja seus pés em água morna por 20 minutos, depois aplique a pasta fazendo massagens circulares. Enxague e seque bem seus pés. Esta farinha é um excelente remédio caseiro para calcanhar rachado porque melhorará o aspecto da sua pele, já que é um esfoliante suave que manterá seus calcanhares livres de impurezas.
Remédios caseiros para calcanhar rachado - Remédios caseiros para calcanhar rachado

Além dos esfoliantes que podemos utilizar para retirar a pele morta e, assim, amenizar os problemas de um calcanhar rachado, há alguns óleos vegetais que podemos utilizar para hidratar nossos pés e, por isso, são excelentes remédios caseiros para o calcanhar rachado. Apresentamos os três mais indicados:

Óleos vegetais para hidratar o calcanhar rachado

Os óleos vegetais, graças ao seu conteúdo gorduroso, possuem a propriedade de hidratar profundamente. A forma que você deve usá-los é aplicando diretamente sobre a área afetada, fazer uma leve massagem, depois calçar um par de meias e deixar agir durante toda a noite. Alguns dos óleos vegetais mais recomendados para melhorar um calcanhar rachado, são:

  • Óleo de abacate: é rico em ácidos graxos por isso que é adequado como remédio caseiro para os calcanhar rachado. Ele te fornecerá hidratação e protegerá seus pés dos raios UVA, mas você ainda assim deverá usar um protetor solar.
  • Óleo de amêndoas: tem como característica umedecer as camadas mais profundas da pele, sendo rico em nutrientes e eficaz para eliminar a pele morta.
  • Óleo de argan: é rico em antioxidantes e vitamina E, sendo absorvido rapidamente e também é um excelente regenerador, o que torna-o ideal para tratar os calcanhares rachados.
Remédios caseiros para calcanhar rachado -

Frutas e outros remédios caseiros para o calcanhar rachado

  • Mel: este ingrediente é muito popular devido a sua ação regenerativa. Para tirar proveito de todos seus benefícios misture 1 colher de sopa de mel em 1 balde com água morna e submerja seus pés por 20 minutos. Enxague e seque bem.
  • Banana e abacate: estes dois alimentos darão aos seus calcanhares a hidratação que precisam. Faça uma pasta com 1 banana e 1 abacate maduro, aplique-a sobre os calcanhares, deixe por 30 minutos e depois enxague.
  • Vaselina, sal e suco de limão: este remédio caseiro amolecerá as áreas duras que se formam no calcanhar. Primeiro você deverá colocar seus pés em um recipiente com água quente e sal durante 20 minutos, depois misture 1 colher de sopa de suco de limão e 1 colher se sopa de vaselina. Seque bem seus pés e aplique este creme sobre a área, vista um par de meias e deixe agir durante toda a noite.
Remédios caseiros para calcanhar rachado -

Conselhos para o cuidado dos pés ressecados

Você já viu que é possível tratar o calcanhar rachado com alguns remédios caseiros. Mas para prevenir e evitar que isso aconteça outras vezes, é importante tomar algumas medidas:

  • Mantenha uma higiene adequada, lavando-os diariamente.
  • Use creme hidratante todas as noites com uma massagem especial no calcanhar.
  • Use um calçado adequado.
  • Esfolie seus pés 2 vezes por semana, especialmente em épocas de seca.
  • Se for para piscina ou praia, não esqueça de aplicar protetor solar na região.

Também te recomendamos este outro artigo do ONsalus sobre como tratar o bicho de pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para calcanhar rachado, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Remédios caseiros para calcanhar rachado