menu
Partilhar

Como evitar a queda de cabelo

Como evitar a queda de cabelo

Quer saber o que é bom para queda de cabelo e conhecer alguns dos remédios caseiros que podem te ajudar a evitar este problema? Saiba que a queda de cabelo é algo que acontece de forma natural com o passar dos anos. Contudo, algumas pessoas veem seus cabelos caírem durante sua juventude, sem motivo aparente. Esta situação pode estar relacionada a fatores hereditários, enquanto que para outras pessoas pode corresponder a hábitos de vida pouco saudáveis.

A calvície é mais frequente em homens, apesar de que as mulheres também podem sofrê-la, e isso se deve a uma deficiência de certas vitaminas. Neste artigo, te damos alguns conselhos sobre como evitar a queda do cabelo, a fim de que possa prevenir este problema.

1. Alimentos benéficos para o cabelo

Por que meu cabelo está caindo? Uma parte estrutural do cabelo é composta por proteína, por isso que é um elemento fundamental para evitar a queda do cabelo. Em alguns casos, este problema decorre de um déficit nutricional que provoca a queda do cabelo. Estes são alguns dos alimentos benéficos para a saúde do nosso cabelo:

  • Carne vermelha e verdura. Estes alimentos contém ferro, um mineral fundamental para a oxigenação do couro cabelo, assim como para a pigmentação do cabelo.
  • Frutas e verduras. Fornecem vitaminas e minerais, vitamina A e vitamina B, importantes para a saúde do cabelo.
  • Azeite de oliva. Possui uma importante função antioxidante, junto com o chocolate e o manjericão, que previnem o envelhecimento prematuro.
  • Peixe. É rico em proteínas e selênio, excelentes para combater os radicais livres e evitar a queda do cabelo.
  • Zinco. As carnes e peixes contém este mineral essencial para o crescimento do cabelo.
Como evitar a queda de cabelo - 1. Alimentos benéficos para o cabelo

2. Evite o estresse

O estresse é um dos maiores responsáveis pela queda do cabelo. Quando ficamos submetidos a longos períodos de estresse, ocorrem mudanças tanto físicas quanto emocionais, nas quais podemos sofrer de insônia, ou mudanças nos estados anêmicos. Isto acontece porque o estresse ou a ansiedade enfraquece o bulbo piloso, por isso que o cabelo fica fraco e é mais fácil de cair.

Por isso, uma das melhores formas de prevenir a quede de cabelo é tentar evitar o estresse prolongado. todos nós nos submetemos a situações estressantes ao longo do dia, mas devemos buscar formas de relaxar e esquecer os problemas. O importante é não levar uma vida na qual sempre nos sentimos estressados. Uma das melhores formas de se livrar do estresse e nos sentirmos melhor é através da meditação.

3. Penteados e escovação

Embora possa parecer irrelevante, a forma que escovamos o cabelo assim como os penteados que fazemos diariamente podem influenciar na saúde do nosso cabelo. A raiz do cabelo fica meio centímetro abaixo da pele. Por isso, os cabelos que podemos arrancar facilmente estão em fase de renovação ou um pouco soltos.

Precisamos pentear o cabelo suavemente e sem exagerar já que isso facilita a queda do cabelo. Além disso, é melhor não fazer isso com o cabelo úmido. Da mesma forma, devem ser evitados penteados que exerçam mais pressão sobre o couro cabeludo, tais como rabos-de-cavalo altos, a fim de evitar a queda de cabelo.

Como evitar a queda de cabelo - 3. Penteados e escovação

4. Evite o uso de produtos agressivos

Ao longo de nossa vida nosso cabelo pode sofrer danos pela utilização de produtos agressivos ou que possam ser prejudiciais a longo prazo. Eles podem ser tinturas, alguns shampoos, ou outros produtos com substâncias químicas, como a amônia ou peróxido de carbono. A raiz do cabelo fica fraca e se torna mais quebradiça, tendendo a cair com mais facilidade.

Por outro lado, o uso de secadores ou chapinhas de forma frequente também afeta a saúde do nosso cabelo, uma vez que danificam a cutícula e provocam a ruptura do cabelo.

Como evitar a queda de cabelo - 4. Evite o uso de produtos agressivos

5. Hidrate o cabelo

Além de evitar algumas práticas que afetam a saúde capilar e cuidar de outros aspectos relevantes como a alimentação, também podemos melhorar a saúde e o aspecto do nosso cabelo. Para isso, podemos optar por shampoos suaves que não danifiquem nosso couro cabeludo, assim como escolher condicionadores de acordo com nosso tipo de cabelo: normal, seco ou oleoso.

Além disso, também podemos tratar de melhorar a saúde do cabelo hidratando-o com diversos produtos. Alguns destes são o abacate, aloe vera, mel e alguns óleos.

Agora que você já sabe como evitar a queda de cabelo, não perca este outro artigo no qual falamos sobre a hidratação com abacate para cabelos ressecados.

Como evitar a queda de cabelo - 5. Hidrate o cabelo

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a queda de cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Yohana
Olá onsalus,adorei o conteudo.
Como evitar a queda de cabelo
1 de 5
Como evitar a queda de cabelo

Voltar ao topo da página