Posso beber álcool tomando naproxeno?


O naproxeno é um anti-inflamatório de venda livre, por este motivo é bastante utilizado pelas pessoas em geral. Este medicamento não causa problemas de vício, mas combiná-lo com o álcool pode potencializar alguns dos efeitos que possui.
Este medicamento é frequentemente prescrito em casos de dor, inflamação e inclusive febre. Por isso, ao ingerir o naproxeno, você deve ter cuidado se tomar álcool, pois existe a possibilidade de que a combinação de ambos provoque algum problema ou aumente os efeitos deste medicamento, o que poderia afetar seu organismo.
Neste artigo do ONsalus, respondemos em detalhes a pergunta "posso beber álcool tomando naproxeno?". Além disso, você saberá quais efeitos terá ao misturá-lo com o álcool e em quais casos usá-lo.
Para que serve o naproxeno?
O naproxeno é um medicamento que pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINE). Trata-se de um medicamento com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas. É indicado no alívio da dor leve a moderada devido ao fato de que oferece uma solução imediata desde o primeiro momento em que começa o tratamento. Seu principal uso é para:
- Aliviar dores de cabeça, nos dentes, nas articulações e nas costas.
- Alguns casos de enxaqueca.
- Diminuir cólicas.
- Baixar a febre.
- Tratamento das inflamações.
- Casos de gota.
- Entorses e espondilite anquilosante.
- Quando possui rigidez articular, como nos casos de artrite reumatoide.
- O pós-operatório de intervenções cirúrgicas.
- Quando é necessário tratar dores crônicas, onde pode ser utilizado durante meses ou até mesmo por 1 ano.
Além das indicações anteriores, este medicamento é utilizado para tratar a síndrome de Bartter, que ocorre quando o corpo não é capaz de absorver o potássio que precisa, o que causa o aparecimento de cãibras e fraqueza muscular.
Posso beber álcool tomando naproxeno?
A ingestão de forma indiscriminada de álcool por si só provoca uma série de sintomas como:
- Boca seca.
- Aumento da diurese (urina), o que pode provocar desidratação.
- Perda de eletrólitos.
- Náuseas.
- Vômito.
- Dor de cabeça.
- Hipotermia.
- Sonolência.
- Dificuldade para realizar movimentos ou articular palavras.
Você deve saber que o álcool interage com diversos medicamentos, por isso que a mistura do mesmo com qualquer remédio deve ser restringida. É por isso que enquanto estiver tomando naproxeno não deve ingerir bebidas alcoólicas.
Saiba que a ingestão de grandes quantidades de álcool pode aumentar a sonolência que este medicamento provoca, além disso, existe um risco elevado de sofrer irritação gástrica, a qual pode se tornar em uma úlcera gástrica. Dependendo do grau da lesão, pode haver sangramento, ataques cardíacos e derrames cerebrais, embora seu uso seja por pouco tempo.
Este risco pode aparecer desde as primeiras semanas em que começou a tomá-lo, sendo o estômago e o coração os órgãos mais suscetíveis a serem afetados quando se mistura o álcool com o naproxeno.
Efeitos colaterais do naproxeno
A ingestão de naproxeno sem prescrição médica ou o uso prolongado do mesmo em doses inadequadas comumente provoca os seguintes efeitos colaterais:
Transtornos digestivos
- Constipação.
- Dispepsia.
- Diarreia.
- Hemorragia gastrointestinal.
Transtornos cardiovasculares
- Insuficiência cardíaca e, em alguns casos, hipertensão arterial.
- Retenção de líquido e edema.
Transtornos hepáticos
- Icterícia.
- Hepatite.
- Colestase.
Alterações neurológicas
- Ansiedade.
- Nervosismo.
- Confusão.
- Sonolência.
- Insônia.
- Depressão.
Transtornos dermatológicos
- Prurido.
- Lesões tipo exantemáticas.
Transtornos oculares
- Conjuntivite.
- Visão embaçada.
- Opacidade da córnea.
Ocasionalmente, em relação a parte auditiva, há o aparecimento de zumbidos e vertigem.
Como evitar os efeitos colaterais do naproxeno
O principal fator que você deve considerar ao iniciar a ingestão deste medicamento é que deve consultar um médico, ele é o profissional indicado para te recomendar o uso deste medicamento de acordo com os sintomas e o diagnóstico que tiver.
O uso de naproxeno deve ser de curto prazo, com uma dose baixa para obter uma resposta analgésica, para isso, um adulto deve ingerir entre 550 a 1100 mg a cada 6 a 8 horas, ingerido por via oral, por isso que será administrado depois das refeições para evitar transtornos gastrointestinais.
A automedicação pode ser um risco na hora de tomar naproxeno sem prévia autorização de um médico, assim como ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades durante o tratamento.
Agora que você já sabe que não deve tomar álcool com naproxeno, recomendamos a leitura deste outro artigo em que explicamos se pode tomar naproxeno com paracetamol.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso beber álcool tomando naproxeno?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.
- Herrera, A. C., Morera, A. R., & Pérez, C. Interacciones entre fármacos AINES de uso frecuente y bebidas alcohólicas.