Outros medicamentos

Posso me levantar depois de usar óvulo vaginal?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 30 novembro 2023
Posso me levantar depois de usar óvulo vaginal?

As mulheres procuram regularmente seus ginecologistas devido a desconforto vaginal e infecções nessa área. A vagina é uma parte do corpo feminino propensa a infecções frequentes. Os óvulos vaginais são um dos tratamentos recomendados pelos especialistas para tratar essas condições. Seu uso é bastante comum, pois permitem a preservação da flora vaginal e agem diretamente no tecido afetado. Eles são fáceis de aplicar e altamente eficazes.

Após a aplicação, é importante levar em conta algumas considerações, como o fato de se levantar ou não após a colocação de um óvulo na vagina. Para obter mais informações sobre isso, leia este artigo do ONsalus, no qual você encontrará detalhes sobre a possibilidade de se levantar após o uso de um óvulo vaginal.

Também lhe pode interessar: Os óvulos vaginais atrasam a menstruação?

Índice

  1. O que acontece depois que você insere um óvulo vaginal?
  2. Posso me levantar depois de inserir um óvulo vaginal?
  3. O que não fazer depois de inserir óvulos vaginais?

O que acontece depois que você insere um óvulo vaginal?

Após a aplicação de um óvulo, a substância ativa é liberada na vagina, permitindo que ela cumpra a função desejada. A base desse medicamento é o óleo vegetal, que pode fazer com que parte do conteúdo dos óvulos vaginais seja expelido pelo canal vaginal.

O uso de óvulos vaginais tem vantagens significativas, pois eles agem diretamente na área afetada, ignorando o trato digestivo ou a corrente sanguínea. Devido a essa via de administração, a eficácia do tratamento da infecção é maior. Quando um ginecologista prescreve o óvulo, a eficácia do tratamento é garantida. Você perceberá que os sintomas associados à condição vaginal, como coceira, dor ou prurido, diminuirão em aproximadamente 24 horas graças à indicação precisa do tratamento.

Posso me levantar depois de inserir um óvulo vaginal?

Depois de usar um óvulo vaginal, os médicos recomendam que você descanse. No caso de um óvulo indicado para tratar uma infecção vaginal, não é necessário ficar deitado por muito tempo. Entretanto, é preferível que ele seja inserido à noite, antes de dormir, pois, se for inserido durante o dia, poderá sair do lugar devido ao movimento constante durante sua decomposição.

As mulheres que optarem por inserir os óvulos vaginais durante o dia devem se deitar por pelo menos 30 minutos a 1 hora para permitir que o medicamento funcione de forma eficaz. O óvulo vaginal se dissolve lentamente, e isso pode ser desconfortável se você estiver em movimento, pois pode fazer com que o medicamento se desloque antes de ser absorvido. Se precisar ir ao banheiro, você pode fazê-lo, pois a urina sai pelo meato urinário (uma passagem diferente da vagina), o que não afeta a eficácia do tratamento.

O que não fazer depois de inserir óvulos vaginais?

Após a inserção de um óvulo vaginal, você não deve fazer o seguinte:

  • Ter relações sexuais: após o início do tratamento, os médicos recomendam que você evite relações sexuais. Isso ocorre porque os óvulos vaginais podem afetar a estrutura dos preservativos, diminuindo sua eficácia. Ter relações sexuais durante a aplicação de óvulos vaginais pode piorar os sintomas da condição para a qual você precisa deles. A relação sexual pode irritar a mucosa vaginal, prejudicando a eficácia do tratamento. No caso de uma infecção vaginal, a área afetada fica irritada, o que pode causar dor durante a relação sexual. Você deve esperar 48 horas após o término do tratamento antes de ter relações sexuais para garantir a eficácia do tratamento.
  • Interrupção do tratamento: certifique-se de concluir o tratamento conforme orientado pelo seu médico para evitar a recorrência da condição em um curto período. Se você se esquecer de inserir um óvulo, isso não afetará a eficácia do tratamento. Basta inseri-lo no próximo dia apropriado, sem interrupção, até que o tratamento seja concluído.
  • Automedicação: Você nunca deve usar um ovo que não tenha sido prescrito pelo seu médico. A automedicação não é segura, pois os sintomas característicos das infecções vaginais podem reaparecer se você não usar o medicamento certo para os sintomas que está apresentando.
  • Uso durante a menstruação: não é recomendável usar um óvulo vaginal durante a menstruação, pois isso pode diminuir sua eficácia. Entretanto, alguns médicos, dependendo da condição a ser tratada, sugerem seu uso durante esse período para que o tratamento seja cumprido. Se você precisar de um óvulo vaginal durante a menstruação, não deve usar absorventes internos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso me levantar depois de usar óvulo vaginal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Alemán Mondeja, L. D., Almanza Martínez, C., & Fernández Limia, O. (2010). Diagnóstico y prevalencia de infecciones vaginales. Revista cubana de Obstetricia y Ginecología, 36(2), 62-103.
  • Balsdon, M. J. (1993). Infecciones vaginales: aspectos prácticos del diagnóstico y tratamiento. Dermatología (Santiago de Chile), 272-84.
  • Pradenas, A. M. (2014). Infecciones cérvico vaginales y embarazo. Revista Médica Clínica Las Condes, 25(6), 925-935.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Posso me levantar depois de usar óvulo vaginal?