menu
Partilhar

Os óvulos vaginais atrasam a menstruação?

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 16 junho 2021
Os óvulos vaginais atrasam a menstruação?

É muito comum entre as mulheres que, durante a idade fértil, sofram com as infecções vaginais, sendo este um motivo de consulta frequente com o ginecologista. Ao mesmo tempo, o tratamento mais indicado pelos especialistas, dependendo do tipo de infecção, são os óvulos vaginais ou, também, a pomada ginecológica.

Os óvulos vaginais geram certas dúvidas naquelas pessoas que precisam usá-los, desde como colocá-los, quanto tempo usá-los e, até, se afetam a menstruação. O ideal é que seja o ginecologista quem, após sua avaliação, te indique o tratamento adequado para os sintomas que você apresenta. Neste artigo do ONsalus, vamos responder à última pergunta: "os óvulos vaginais atrasam a menstruação?" e explicaremos em detalhes como eles funcionam e como usá-los corretamente.

Também lhe pode interessar: Quantos dias devo usar Albocresil óvulo?

Pomada ginecológica atrasa ou adianta a menstruação?

Não, a pomada ginecológica não causa nenhum atraso e nem adianta a menstruação. Assim como os óvulos vaginais, que também não interferem no ciclo menstrual. Caso isto ocorra, é devido a uma infecção vaginal conhecida como candidíase vaginal.

O fungo conhecido como Candida Albicans pode causar um desequilíbrio hormonal, afetando os hormônios que controlam o ciclo menstrual, como a progesterona e os estrógenos. Se a infecção for grave, pode afetar seriamente o ciclo menstrual.

Desta forma, fica claro que o tratamento com óvulos vaginais ou com a pomada ginecológica não afeta a menstruação. Caso você sofra alguma alteração em seu ciclo menstrual, deve consultar um/uma ginecologista, ele/ela tirará quaisquer dúvidas que possa ter a respeito.

Como usar os óvulos vaginais e como funcionam

Os óvulos são colocados na vagina através dos dedos ou com um aplicador. Eles são feitos de óleo vegetal sólido e têm um formato ovalado que se adapta à silhueta da vagina. Uma vez no interior dela, o princípio ativo é liberado pela ação da temperatura corporal, cumprindo com sua função de combater o processo infeccioso.

Algumas recomendações para se levar em conta ao usar óvulos vaginais são:

  • O óvulo deve ser colocado o mais profundo possível, desta forma, sua ação na zona vaginal será garantida. Os resultados obtidos são muito mais rápidos, já que agem diretamente sobre a área afetada, sem ter que esperar serem digeridos em outros órgãos.
  • Os óvulos vaginais devem ser armazenados em um local fresco e seco.
  • Deve-se verificar sua data de validade, desta forma, terá certeza da eficácia do tratamento.
  • É recomendável se abster de tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento.
  • Até ter resolvido o problema vaginal, a roupa íntima que deve utilizar deve ser de algodão e confortável. Com isto, será possível deixar que o ar circule melhor pela região.
  • É importante evitar as relações sexuais durante o tratamento com os óvulos vaginais até ter curado o processo infeccioso ou 48 depois de ter terminado o tratamento.
Os óvulos vaginais atrasam a menstruação? - Como usar os óvulos vaginais e como funcionam

Durante quantos dias devo usar os óvulos vaginais?

O uso de óvulos vaginais depende da condição para qual foram indicados. Para as mulheres, é um tratamento muito prático, pois age de forma direta sobre a área afetada, sem ter que recorrer à ingestão de medicamentos. Desta forma, é garantida a aplicação do tratamento de forma direta, assim como a rapidez dos resultados, sempre e quando utilizados corretamente.

Neste sentido, o ginecologista indicará por quanto tempo você deve usar os óvulos, de acordo com o tipo da infecção que apresentar e a intensidade dos sintomas:

  • Infecções por fungos: nos casos de infecção por fungos, o tratamento indicado será de 1 a 7 dias, durante a noite, sendo reavaliada depois do tratamento.
  • Infecção por parasitas ou bactérias: nos casos de uma tricomoníase ou uma vaginose bacteriana, a indicação serão óvulos a base de metronidazol durante 7 dias.

Os óvulos vaginais devem ser utilizados somente pelo tempo indicado pelo especialista, de acordo com o diagnóstico realizado.

Posso usar óvulos vaginais se estou menstruando?

É importante que leve em conta que o tratamento com óvulos vaginais não deve ser continuado durante a menstruação. Enquanto estiver com sangramento vaginal, não deve fazer nenhum tratamento por esta via, já que durante este tempo podem não ter efeitos.

Se você deve começar um tratamento com óvulos vaginais, mas está perto da menstruação, o que você deve fazer é aplicar os óvulos até começar o sangramento. Uma vez iniciada a menstruação, esta pode impedir a absorção do composto ativo que os óvulos contêm.

Como usar a pomada ginecológica

Há diferentes marcas de pomadas ginecológicas no mercado, mas o uso é semelhante em sua maioria. Ainda assim, converse com o ginecologista antes de aplicar a pomada e leia as indicações do produto. Usualmente, a pomada ginecológica deve ser aplicada no canal vaginal, preferencialmente à noite, para que tenha maior eficácia.

É normal a pomada ginecológica sair?

Sim, isso acontece devido à rotina ao caminhar e sentar, por exemplo. Então não se preocupe se isso acontecer.

Posso ter relações sexuais durante o tratamento com a pomada?

É melhor não, até mesmo para conferir melhor eficácia ao tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os óvulos vaginais atrasam a menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • CONTRERAS, Mario López; CORTÉS, Roberto José Risco. Evaluación de la tolerancia de ketanserina, óvulos vaginales, sobre la mucosa vaginal. Revista del Hospital Juárez de México, 2017, vol. 67, no 4, p. 153-156. Disponível em: <https://www.medigraphic.com/pdfs/juarez/ju-2000/ju004b.pdf>. Acesso em 8 de junho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Os óvulos vaginais atrasam a menstruação?
1 de 2
Os óvulos vaginais atrasam a menstruação?

Voltar ao topo da página